A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou, nesta terça-feira (17), que as pessoas não usem ibuprofeno para tratar possíveis sintomas de COVID-19, a doença causada pelo novo coronavírus.
Falando nisso, você sabe o que o novo coronavírus provoca no organismo de uma pessoa, afinal?
A recomendação da OMS contra o uso de ibuprofeno ocorreu depois que o ministro da Saúde da França alertou contra o uso da substância com base em pesquisa publicada recentemente no The Lancet que demonstrou que pessoas com pressão alta e diabetes têm maior risco de contrair o novo coronavírus e ter uma doença mais grave por conta de efeitos dos seus medicamentos, assim como ocorre com o ibuprofeno.
Anti-inflamatório utilizado para baixar a febre ou diminuir dores como a dor de cabeça, dois sintomas comuns da COVID-19, o ibuprofeno causa a ativação do receptor EAC 2, que é o receptor por onde o vírus entra no organismo de seres humanos e pode infectar células do corpo humano.
O ibuprofeno pode até mesmo piorar o quadro de um paciente já infectado com o novo coronavírus. O porta-voz da OMS Christian Lindmeier ressaltou que, “em casos suspeitos, recomendamos paracetamol, e não ibuprofeno”. Existem outras opções de remédio para dor de cabeça aos quais você pode recorrer durante a pandemia.
Confira abaixo uma lista de remédios que contêm ibuprofeno que você deve evitar:
- Advil;
- Algiflex;
- Algi-Reumatril;
- Alivium;
- Buprovil;
- Buscofem;
- Dalsy;
- Doraliv;
- Doraplax;
- Febsen;
- Ibuflex;
- Ibufran;
- Ibuliv;
- Ibupril;
- Ibuprofan;
- Ibuprofeno;
- Ibupromed;
- Ibuprotrat;
- Ibuvix;
- Iquego-Ibuprofeno;
- Lombalgina;
- Motrim;
- Novalfem;
- Otiun;
- Parartrin;
- Spidufen;
- Uniprofeno.
Vale ressaltar que, apesar de tantos remédios listados, o ibuprofeno é mais usado em países como os Estados Unidos, já que, no Brasil, a dipirona e o paracetamol são mais populares. Se é o seu caso, continue usando essas alternativas.