Diabético Pode Tomar Açaí?

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atualizado em 03/02/2020

Saber se o diabético pode tomar açaí é muito importante, pois, montar uma refeição depois de ter descoberto que sofre com a diabetes pode ser uma tarefa desafiadora, já que surgem diversos questionamentos acerca do que pode ou não pode ser consumido por quem tem a doença.

Para ter acesso a outros esclarecimentos a respeito da alimentação dos pacientes que sofrem com a condição, confira aqui mais dicas de dieta para a diabetes do tipo 2.

Sobre o açaí

O açaí é uma frutinha originária da Amazônia, que nasce de uma palmeira de folhas grandes, que pode atingir até 25 metros de altura. O seu desenvolvimento ocorre bem em diversos tipos de solo e clima, mas a preferência é pelas regiões mais quentes.

Considerado um alimento de elevado valor nutricional, o açaí é composto por elementos importantes para o funcionamento apropriado do organismo humano como carboidratos, fibras, cálcio, potássio, magnésio, ferro, vitamina B1, vitamina B2 e antioxidantes.

Sobre a diabetes

A doença pode se manifestar por meio de sintomas como aumento da sede, da fome e da urina, fadiga, visão borrada, dormência ou formigamento nos pés e mãos, feridas que não se curam e perda de peso inexplicável podem ser manifestados por uma pessoa com diabetes.

Enquanto os sinais da diabetes do tipo 1 podem começar a aparecer rapidamente, em uma questão de semanas, os sintomas da diabetes do tipo 2 são desenvolvidos lentamente, ao longo de anos, e podem ser tão leves ao ponto da pessoa afetada nem sequer percebê-los.

Além disso, muitos dos pacientes com diabetes do tipo 2 não apresentam sintomas. Com isso, alguns descobrem que sofrem com a condição somente quando desenvolvem problemas de saúde associados a ela.

A doença ocorre quando os níveis de açúcar no sangue, conhecidos ainda como glicose no sangue, encontram-se muito elevados. Vale lembrar que a glicose sanguínea é a maior fonte de energia para o organismo e é proveniente dos alimentos consumidos por meia da dieta.

Também precisamos citar a insulina, que é um hormônio produzido pelo pâncreas e é responsável por auxiliar a glicose obtida por meio dos alimentos a chegar até as células, onde será utilizada como fonte de energia. Mas você sabia que ela também é relevante para o surgimento da diabetes?

Isso porque em um quadro de diabetes, o corpo não produz insulina o suficiente ou qualquer quantidade do hormônio ou não consegue utilizar a insulina presente apropriadamente. Com isso, a glicose permanece no sangue e não dá conta de chegar até as células.

Ao receber a notícia de que foi diagnosticado com a doença, o paciente precisa seguir direitinho todas as orientações do médico em relação ao tratamento, pois trata-se de uma condição que pode ser bastante perigosa.

É que a diabetes pode resultar no desenvolvimento de complicações graves como pressão arterial elevada, doença no coração, acidente vascular cerebral (AVC), problemas nos olhos, doenças dentais, danos nos nervos e problemas nos pés.

E então, será que o diabético pode tomar açaí?

A endocrinologista Tarissa Petry falou a respeito do consumo do açaí por parte dos diabéticos.

“Eu costumo dizer que não proíbo nada ao paciente, apenas indico fazer trocas e controlar porções.  O açaí por ser muito calórico aumenta o risco de ganho de peso do paciente, um fator que ajuda a descompensar o diabetes. Portanto, o ideal é consumir em pequenas quantidades e de vez em quando, sem tornar esse consumo uma rotina”, aconselhou a especialista.

Segundo especialistas, ter excesso de peso está fortemente ligado ao desenvolvimento da diabetes do tipo 2.

Ao mesmo tempo, a manutenção de um peso saudável é um dos fatores importantes para o controle da diabetes. Ficou preocupado? Então, não deixe de entender mais sobre a relação entre a diabetes e a obesidade.

Entretanto, quando falamos a respeito das calorias do açaí é importante ressaltar que existem diferenças entre as versões da fruta que encontramos por aí. Isso porque existe o açaí natural na forma de fruta, a polpa de açaí e o açaí que a gente encontra misturado ao xarope de guaraná e cheio de complementos açucarados.

Antes de ser processado o fruto açaí apresenta aproximadamente 65 calorias em uma porção de 100 gramas e, portanto, não provoca tanto impacto em relação ao peso na sua forma natural.

Por sua vez, a polpa de açaí médio da marca Pé de Fruta apresenta 87 calorias em uma porção de 100 gramas.

Já quando há o acréscimo de xarope de guaraná e banana para a comercialização do produto, o teor de calorias pode até triplicar, alertou a nutricionista funcional Michelle Mendes.

Pior ainda quando aparecem outros complementos como granola, leite condensado ou leite em pó ao lado do açaí comercial: a nutricionista Cyntia Maureen advertiu que uma tigela dessa mistura pode atingir as impressionantes 1 mil calorias com facilidade. Se isso já é exorbitante para qualquer pessoa, imagine então para um diabético!

A questão dos carboidratos

É outro ponto que precisamos abordar quando queremos saber se o diabético pode tomar açaí.

“Algumas frutas devem ser consumidas com moderação pelos diabéticos por conterem mais carboidratos ou por terem menos fibras, o que facilita a absorção do açúcar no intestino. Os principais exemplos são ameixa em calda enlatada, açaí polpa, banana, jaca, pinha, figo e tamarindo”, destacou a nutricionista Zanin. Aproveite para aprender mais sobre o consumo de frutas pelos diabéticos.

Os carboidratos são um assunto importante quando se fala na dieta do diabético porque quando uma pessoa consome um alimento que contém carboidratos, o seu sistema digestivo decompõe os carboidratos digestíveis na forma de açúcar, que vai parar então na corrente sanguínea.

O metabolismo dos carboidratos é algo revelante para o surgimento da diabetes do tipo 2, que começa a ser desenvolvida quando os músculos e outras células param de responder à insulina.

O açaí na forma de fruto natural vai ter muito menos carboidratos do que o açaí comercializado que vem mergulhado no açúcar e acompanhado de ingredientes cheios de açúcar e carboidratos – vale lembrar que o açúcar é um tipo de carboidrato. Entretanto, mesmo a versão mais natural possível da fruta vai conter alguma quantidade de carboidratos.

O motivo pelo qual estamos avisando isso é que a contagem de carboidratos pode funcionar como uma ferramenta útil para o tratamento das pessoas que sofrem com a diabetes, de acordo com o que apontou a Associação Americana de Diabetes.

Essa estratégia é utilizada mais frequentemente pelos pacientes diabéticos que usam a insulina duas ou mais vezes diariamente e envolve contar o número de carboidratos em gramas de uma refeição e combinar essa quantidade com a dose de insulina, acrescentou a organização.

No entanto, não há uma quantidade exata de ingestão diária de carboidratos que sirva para todo mundo que sofre com a diabetes – isso varia de pessoa para pessoa, conforme o quadro de cada paciente, e deve ser estabelecido pelo médico e/ou do nutricionista.

Portanto, na hora de incluir o açaí dentro da dieta é preciso contabilizar o seu teor de carboidratos (informação que você encontra na tabela nutricional do produto) no limite estabelecido do nutriente para cada refeição, levando em conta ainda o total de carboidratos presentes nos outros alimentos e bebidas que vão integrar a refeição.

Dito isso, vale ressaltar que uma versão 100% natural da fruta sem o acréscimo de ingredientes cheios de açúcar e carboidratos parece ser muito melhor para a dieta de alguém que sofre com a diabetes. Mas isso não significa que seja permitido cometer exageros mesmo com o fruto natural do açaí.

Para quem tem diabetes, é fundamental consultar o médico e o nutricionista saber direitinho qual é a melhor e mais segura forma de consumir o açaí após ter sido diagnosticado com a diabetes, de modo que não prejudique o controle do seu quadro em particular.

Observe que cada diabético apresenta características diferentes em seu quadro de diabetes, o que faz com que aquilo que funciona para uma pessoa não dê certo para a outra. Daí a importância de contar com um acompanhamento individualizado do médico e do nutricionista.

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Fontes e Referências Adicionais:

Você já se perguntou se diabético pode tomar açaí? Conhece alguém que possa confirmar? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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1 comentário em “Diabético Pode Tomar Açaí?”

  1. Boa tarde! Eu costumo jantar e tomar açaí com iorgute a noite depois do treino de capoeira,minha glicose está 110,devo parar de tomar açaí ou jantar??