Home » Dieta » Dieta da Bolacha Água e Sal Emagrece? Como Funciona?

Dieta da Bolacha Água e Sal Emagrece? Como Funciona?

Biscoito de água e sal

As bolachas de água e sal já são velhas conhecidas dos consumidores brasileiros. Elas podem servir como uma opção de comidinha rápida para os momentos em que se precisa fazer um lanche, entretanto, não há muito tempo disponível para preparar algum prato.

  Continua Depois da Publicidade  

Uma porção de seis unidades (ou 30 g) de bolacha de água e sal apresenta 129 calorias. E você sabia que existe até mesmo um programa alimentar baseado no aperitivo?

Mas será que a tal da dieta da bolacha água e sal emagrece mesmo? Ou é somente uma perda de tempo?

Como funciona a dieta da bolacha água e sal?

Antes de partirmos para discutir se a dieta da bolacha água e sal emagrece ou não, é necessário que a gente conheça como funciona o programa alimentar.

Estamos falando aqui de um plano alimentar altamente restritivo se que baseia no consumo de bolachas de água e sal em praticamente todas as refeições e propõe um cardápio de apenas 550 calorias. Caso sinta fome entre as refeições, a pessoa pode comer meia maçã ou uma banana durante os intervalos.

  Continua Depois da Publicidade  

Por ser extremamente restritivo, o programa alimentar não pode ser seguido por mais de sete dias. Ao longo deste período, ele promete trazer a eliminação de sete quilos.

O cardápio do programa alimentar consiste na ingestão de até sete bolachas de água e sal nas refeições, que vêm acompanhadas de chá com adoçante à vontade. A única exceção é o lanchinho da tarde, que é composto somente por uma maçã pequena.

Antes de saber se a dieta da bolacha água e sal emagrece mesmo, é fundamental conhecer os perigos que o método pode trazer à saúde. Em primeiro lugar, não é necessário ser um mestre da nutrição para saber que ela não é, nem de longe, equilibrada ou nutritiva.

Isso significa que ela não fornece os nutrientes que o corpo necessita, podendo resultar em uma grave deficiência nutricional, o que tem como consequência diversos prejuízos ao funcionamento do corpo. 

Além disso, o fornecimento de calorias que o programa alimentar determina está muito abaixo do adequado. Isso porque o máximo de redução que uma pessoa deve sofrer em sua ingestão calórica habitual é de 1 mil calorias. Se levarmos em conta que uma pessoa consome entre 2 mil calorias e 2,5 mil calorias diariamente, seguir uma dieta de 550 calorias por dia ultrapassa muito esse limite.

Com a diminuição de 1000 calorias, o organismo ainda funciona, porém, já pode fazer com que você se sinta cansado e sem energia, o que torna a dieta difícil de ser sustentada. Imagine então o que acontece ao ingerir somente 550 calorias por dia?

  Continua Depois da Publicidade  

Dietas com severas restrições calóricas podem trazer problemas como fraqueza, fadiga, intolerância ao frio, irregularidade nos períodos menstruais, vertigem, prisão de ventre, inchaço nas mãos e nos pés, diarreia, cálculo biliar e até a morte.

Prova disso foi o caso de Cintia Cunha, uma mulher que se submeteu a uma dieta de 400 calorias diariamente (pouco menos do que propõe a dieta da bolacha água e sal) e faleceu depois de desenvolver um quadro de anemia, acompanhado de outras condições como infecções, pneumonia e problemas no fígado e no coração.

Isso sem contar que a pessoa que seguir a dieta provavelmente passará fome. Assim, quando voltar à alimentação habitual, corre o risco de querer comer muita coisa de uma vez só e acabar engordando tudo e até mais do que emagreceu.

  Continua Depois da Publicidade  

Então, a dieta da bolacha água e sal emagrece mesmo? 

Um indício contra o programa alimentar em questão é o fato desse tipo de biscoito poder engordar mais ou tanto quanto o pão. E o aperitivo é composto por uma quantidade grande de gorduras trans.

Trata-se de um tipo de gordura que é classificada como inflamatória e facilita o aumento de gordura abdominal, além do desenvolvimento de doenças cardiovasculares. A nutricionista ainda alerta para o fato da bolacha, assim como acontece com o pão de farinha branca, ser considerado um alimento de calorias vazias.

Ou seja, ela é pobre em vitaminas e minerais, nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo. Isso significa que o aperitivo causa um aumento na ingestão calórica, sem trazer vantagens do ponto de vista nutricional ao corpo.

Por outro lado, dietas com consumo muito baixo de calorias como essa podem auxiliar pessoas obesas – com Índice de Massa Corporal (IMC) maior que 30 – a eliminar de 1,3 kg a 2,2 kg por semana.

Entretanto, isso deve ser feito com o auxílio e acompanhamento de profissionais de saúde, que poderão indicar o modelo de dieta adequado, que seja capaz de fornecer os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo, mesmo com um aporte baixo de calorias.

Como já explicado acima, por se tratar de um método extremamente restritivo do ponto de vista calórico e nada nutritivo, a dieta da bolacha água e sal é perigosa para o organismo e não deve ser seguida ou incentivada.

Depoimentos 

Na internet, é possível encontrar depoimentos acerca do programa alimentar. Em um deles, publicado no Yahoo! Respostas, uma usuária comenta ter conhecido gente que eliminou oito quilos com o auxílio da dieta.

Entretanto, na mesma página, outros internautas alertaram quanto ao perigo do método e sobre suas chances de trazer o efeito sanfona, acompanhado de deficiências nutricionais e desidratação, causando doenças.

Cuidados importantes 

Programas alimentares restritivos como o da bolacha água e sal não podem ser seguidos por mulheres grávidas, mamães que estejam amamentando seus bebês, crianças, adolescentes e pessoas que sofram com algum tipo de condição.

Como já vimos, o método não é seguro do ponto de vista da saúde. Portanto, antes de aderir a uma dieta para emagrecer, converse com seu médico e nutricionista e cheque qual a melhor forma indicada para o seu caso, levando em consideração seus objetivos e saúde.

Até porque, de que adianta perder peso durante um tempo se você vai prejudicar a sua saúde, colocar sua vida em risco e nem conseguir manter os quilos perdidos por muito tempo?

Você conhece alguém que já tenha feito e afirme que a dieta da bolacha água e sal emagrece? O que achou da forma como funciona a dieta? Teria coragem de aderi-la? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (30 votos, média: 3,93 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite
  Continua Depois da Publicidade  


ARTIGOS RELACIONADOS

4 comentários

  1. Eu fiz essa dieta e emagreci 10kg ,estava inchada me senti ótima e faço uma vez ao mês.

  2. Eu fiz e faço sempre que começo engordar perdi em um mês mais amiga só bolacha chá café e refri diet OK.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*