Dieta da Bolacha Água e Sal Emagrece? Como Funciona?

Especialista:
atualizado em 28/04/2020

Veja como funciona e entenda se aderir à dieta da bolacha da água e sal emagrece ou se não há motivos para seguir esse plano alimentar.

As bolachas de água e sal já são velhas conhecidas dos consumidores brasileiros. Elas podem servir como uma opção de comidinha rápida para os momentos em que se precisa fazer um lanche, entretanto, não há muito tempo disponível para preparar algum prato.

Uma porção de seis unidades (ou 30 g) de bolacha de água e sal apresenta 129 calorias. E você sabia que existe até mesmo um programa alimentar baseado no aperitivo? Mas será que a tal da dieta da bolacha água e sal emagrece mesmo? Ou é somente uma perda de tempo?

Aproveite para conferir se bolacha de água e sal engorda e veja como fazer receitas de biscoito salgado fit, light e caseiro para ter o seu próprio em casa.

Como funciona a dieta da bolacha água e sal?

Antes de partirmos para discutir se a dieta da bolacha água e sal emagrece ou não, é necessário conhecer como funciona o programa alimentar.

Estamos falando aqui de um plano alimentar que sugere o consumo de bolachas de água e sal em praticamente todas as refeições, que devem ser compostas juntamente por alimentos leves e nutritivos, além de meia maçã ou uma banana durante os intervalos entre as refeições.

Ela é uma dieta prática, para quem não tem muito tempo de preparar suas refeições e programar uma dieta. Em vez de comer frituras e fazer um lanche calórico quando está na rua, na correria, você os substitui pela bolacha água e sal como base e a acompanha com uma fonte de proteínas magras e/ou gorduras boas como um queijo light ou uma geleia diet.

Aproveite para conferir algumas ideias de queijos pouco calóricos para acompanhar sua dieta e veja também receitas de geleia de uva diet e fit que também podem fazer parte dessas refeições.

É ainda sugerido, além de beber bastante água durante o dia, o consumo de chá com adoçante à vontade.

Então, a dieta da bolacha água e sal emagrece mesmo? 

Para compreender se a dieta da bolacha água e sal emagrece, é preciso entender que a bolacha deve substituir na dieta alimentos que você tem o costume de ingerir e que sejam mais calóricos.

Se as bolachas acabarem apenas adicionando mais calorias à dieta, de nada vai adiantar segui-la. No entanto, vale ressaltar que esse tipo de biscoito poder engordar mais ou tanto quanto um pão e ele é composto por uma quantidade grande de gorduras trans.

Trata-se de um tipo de gordura que é classificada como inflamatória e facilita o aumento de gordura abdominal, além do desenvolvimento de doenças cardiovasculares. A bolacha, assim como acontece com o pão de farinha branca, é considerado um alimento de calorias vazias.

Ou seja, ela é pobre em vitaminas e minerais, nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo. Isso significa que o aperitivo causa um aumento na ingestão calórica, sem trazer vantagens do ponto de vista nutricional ao corpo.

Concluindo

Vale lembrar que o ideal é ter o auxílio e acompanhamento de profissionais de saúde como um nutricionista, que poderá indicar o modelo de dieta adequado, que seja capaz de fornecer os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo de cada indivíduo.

Você conhece alguém que já tenha feito e afirme que a dieta da bolacha água e sal emagrece? O que achou da forma como funciona a dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (42 votos, média: 3,90 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

10 comentários em “Dieta da Bolacha Água e Sal Emagrece? Como Funciona?”

  1. Fiz essa dieta por 3 meses, comendo bolacha água e sal somente durante a semana e no fim de semana comia o que quisessem sem restrições.
    Pontos positivos : emagreci 20 kilos, depois de uma semana fazendo a dieta meu apetite reduziu muito e quase não sentia fome e quando comia só conseguia ingerir pouco alimento, parecia que realmente meu estômago tinha encolhido, foi muito bom!
    O único ponto negativo é que com o tempo comecei a sentir muita dor abdominal depois que eu comia.

  2. Outra Dieta muita rica em fibras é a Dieta …feito com peixes cozido no banho Maria… Depos de cozido no banho Maria… Eu adiciono mel e como naturalmente..
    E para a dieta não ficar muito enjoativo… Eu como maçã e mel…essa só é indicado apenas por seis dias… Caso contrário poderá ter ansiedade obsessivos… Pos essa dieta podi viciar caso passe dos nove dias…

  3. Eu fiz e faço sempre que começo engordar perdi em um mês mais amiga só bolacha chá café e refri diet OK.