A Dieta Japonesa – Como Funciona, Cardápio e Dicas!

Especialista:
atualizado em 29/07/2020

Criada para estimular a perda rápida de peso, prometendo até 7 kg em 1 semana de dieta: confira como funciona a dieta japonesa!

A dieta japonesa é extremamente restrita e promete reduzir de 6 kg a 8 kg em uma semana, embora a redução de peso varie de pessoa para pessoa, conforme seu estado de saúde, peso, hábitos de vida e produção hormonal, por exemplo.

Como funciona

O cardápio não é baseado nos pratos típicos da cultura japonesa com os quais estamos acostumados. Inclusive, você gostará de saber se a comida japonesa que estamos acostumados engorda.

As refeições da dieta japonesa contam com frutas, legumes e verduras. Mas é difícil manter a dieta, pois ela permite fazer só três refeições diárias e com pouca comida. Ela restringe os carboidratos e até proteínas de origem animal. Em geral, a dieta japonesa se baseia no consumo de pequenos pratos com ingredientes simples, frescos e sazonais que devem ser minimamente processados.

O consumo de chás e cafés é permitido e uma dica importante é a de beber bastante água ao longo do dia para desintoxicar o corpo e ajudar a controlar a fome. A água tem um efeito diurético natural que ajuda a eliminar os fluidos retidos no corpo junto com as toxinas. As fibras presentes nos vegetais ingeridos na dieta também precisam de água para adicionar volume as fezes, facilitando assim o fluxo intestinal. Entenda melhor como a água ajuda a perda de peso.

Dieta barata

A dieta japonesa não é de grande dificuldade. Os alimentos utilizados são de fácil acesso e de custo baixo.

Os alimentos básicos da dieta japonesa são uma boa fonte de proteína, que pode ser o frango ou os ovos, por exemplo, além de frutas e vegetais. Todos são alimentos bastante acessíveis e baratos. Em algumas versões da dieta, o arroz cozido no vapor e o macarrão também estão liberados, mas nesse caso se trata mais de uma reeducação alimentar do que de uma dieta para emagrecimento rápida.

Cardápio da dieta japonesa

A seguir, você verá o cardápio limitado da dieta japonesa durante os 7 dias da semana.

Segunda-feira:

  • Café da manhã: Café ou chá com adoçante;
  • Almoço: Dois ovos cozidos com sal e verduras;
  • Jantar: Um bife grande e salada de pepino e alface.

Terça-feira:

  • Café da manhã: Café ou chá com adoçante e um biscoito água e sal;
  • Almoço: Verduras e frutas e um bife grande;
  • Jantar: Apenas presunto à vontade.

Quarta-feira:

  • Café da manhã: Café ou chá com adoçante e um biscoito água e sal;
  • Almoço: Dois ovos cozidos, salada e tomate à vontade;
  • Jantar: Salada de repolho, cenoura e chuchu à vontade.

Quinta-feira:

  • Café da manhã: Café ou chá com adoçante e um biscoito água e sal;
  • Almoço: Um ovo cozido, cenoura crua ou cozida à vontade e uma fatia de queijo muçarela;
  • Jantar: Salada de fruta à vontade e um iogurte natural.

Sexta-feira:

  • Café da manhã: Café ou chá com biscoito água e sal;
  • Almoço: Tomate à vontade e filé de peixe frito;
  • Jantar: Bife e salada de frutas à vontade.

Sábado:

  • Café da manhã: Café ou chá com biscoito água e sal;
  • Almoço: Frango assado a vontade;
  • Jantar: Dois ovos cozidos com sal.

Domingo:

  • Café da manhã: Café ou chá com biscoito água e sal;
  • Almoço: Um bife grande e frutas à vontade;
  • Jantar: Comer o que quiser dentro desse regime.

Os perigos da dieta japonesa

Dietas restritivas como a dieta japonesa podem provocar grande perda de massa muscular e mal estar. A ideia é seguir a dieta por apenas sete dias e depois a uma alimentação saudável, não tão restritiva. Assim, mostra-se mais saudável investir em uma reeducação alimentar em longo prazo do que em uma dieta restritiva como esta.

O seu corpo poderá reagir negativamente à carência de carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais imposta pela dieta. É importante que você priorize o seu bem-estar e analise suas reações: tiver tonturas, fraquezas e outras reações adversas, você deverá procurar rapidamente a ajuda médica. Para evitar esse tipo de problema, só inicie a dieta japonesa após consultar o médico e o mesmo autorizar.

Conte ainda com o acompanhamento de um nutricionista durante todo o processo. O profissional poderá adaptar a dieta japonesa de modo que ela não seja tão restritiva e não prejudique tanto o seu corpo, privando-o dos nutrientes e da energia que ele precisa para funcionar com saúde.

Aproveite para conferir vídeos da nossa nutricionista analisando o estilo de vida dos japoneses e se a comida japonesa engorda:

Gostou das dicas?

Você já tinha ouvido falar na dieta japonesa, diferente da culinária japonesa? Acha que seria capaz de segui-la pelo tempo determinado? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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94 comentários em “A Dieta Japonesa – Como Funciona, Cardápio e Dicas!”

  1. Fiquei em dúvida sobre quantidades. Por exemplo, terça posso comer verduras e frutas no almoço, mas qual a quantidade?

  2. Estou começando hoje espero q de certo estou com 72 vou fazer duas semanas quero emagrece 12 quilos hoje 3/02/2020

  3. Boa Tarde! Já fiz esta dieta japonesa há 20 anos atrás, perdi 7 quilos em uma semana, agora estou fazendo ela novamente, pra mim foi a melhor dieta que fiz na minha vida.

  4. Olá! Fiquei suroresa que a dieta seja Japonesa,. Desconheco que os asiaticos usem leite e biscoito na,alimebtacao. Nao vi soja na dieta que e o carro chefe desta culinária. A restricao me pareceu ocidental, como qualquer dieta de manual.

  5. Essa dieta e maravilhosa, fiz ela e tomando sibutramina, emagreci 7 kilos.
    Estou fazendo de novo, quero perder mais 7 kilos.

  6. Estou começando amanhã essa dieta estou com 85k , engordei 15k na minha última gestação . Vou fazer por 4 semanas junto com corrida …