Dietas sem glúten tornaram-se a nova dieta da moda atualmente, com muitas celebridades atribuindo seus corpos em forma e a perca do inchaço à dieta recém-descoberta, que elimina os alimentos que contenham trigo, cevada e centeio do plano alimentar. No entanto, eliminar estes alimentos pode não ser tão benéfico assim para quem não sofre com a doença celíaca (que são as pessoas verdadeiramente alérgicas a glúten e realmente não podem consumi-lo).
O Dr. Norelle Reilly, da Columbia University Medical Center, em Nova York, diz que os produtos sem glúten vendidos no mercado (os chamados gluten free) contêm maiores quantidades de gordura e açúcar e não possuem uma grande quantidade de nutrientes como folato, ferro e vitaminas do complexo B. Logicamente, a questão trata de alimentos processados sem glúten, e não frutas, vegetais e etc.
“Não há nenhuma evidência de que alimentos processados sem glúten sejam mais saudáveis e nem há benefícios de uma dieta sem glúten comprovados para a saúde e nutrição”, disse Reilly. “Não há dados para apoiar a teoria de propriedades intrinsecamente tóxicas do glúten em adultos saudáveis e crianças.”
Parece que adotar uma dieta livre de glúten desnecessariamente pode, em contrapartida, aumentar o risco de obesidade, diabetes e a resistência contra a insulina.
Com a indústria de alimentos sem glúten crescendo, mais e mais pessoas estão assumindo o pensamento de que alimentos sem glúten são todos saudáveis, seja você celíaco ou não (se o seu organismo pode ou não pode lidar com glúten). É preciso ter calma e senso crítico para não cair nesta armadilha.
A mensagem geral? Tudo com moderação, a menos que você tenha sido recomendado por um médico para reduzir ou evitar o glúten, de acordo com o diagnóstico de suas necessidades. Apenas não seja uma vítima de uma dieta “na moda”.
Vídeo: Glúten engorda? Faz mal?
O vídeo a seguir também vai te ajudar a entender se o glúten é realmente tão ruim quanto dizem.
No começo desse ano devido a problemas de alergia ( dermatite atópica) eu procurei uma nutricionista que me disse que a alergia era causada pelo glúten e lactose apesar de eu nunca ter sofrido nenhuma reação alérgica motivada por glúten ou lactose.
Bom, ela me receitou 3 meses de uma dieta completamente difícil de seguir é cara também. No final das contas eu só passei raiva e fome, não podia comer nada fora de casa. Emagreci bastante e as alergias persistiram, no final das contas com um teste de alergia descobri que na verdade sou alergia a ácaros, o alergista me recomendou alguns cremes hidratantes e pomadas e cá estou muito melhor dessas alergias e comendo bem.