Doce de leite é um bom pré-treino? É uma boa antes da malhação?

atualizado em

Incluir ou não o doce de leite na alimentação atualmente é uma das pautas discutidas entre influenciadores digitais e profissionais de saúde, após vários vídeos viralizarem sugerindo que o alimento é uma boa opção como pré-treino (refeição a ser realizada antes de atividades físicas).

Os especialistas têm ideias divergentes em relação à recomendação desse alimento em dietas, seja para emagrecimento seja para ganho de massa magra (hipertrofia).

Alguns médicos alegam que ainda não há estudos científicos bem estruturados e comprovações que confirmem os benefícios do doce de leite, apesar de que, em teoria, o organismo absorve o açúcar de forma rápida, e esse processo pode ser benéfico em curto prazo.

Também ressaltam que, mesmo sendo um alimento derivado do leite, ainda é um alimento calórico e que sofre o processo de industrialização, ficando composto por corantes e conservantes, o que acaba tornando-o um alimento ultraprocessado; e estes, por sua vez, não devem ser consumidos em excesso.

Doce de leite
Para alguns, mesmo sendo derivado do leite, é considerado ultraprocessado

Já outra parte de profissionais defende que o doce de leite pode ser usado como uma boa fonte de energia a ser usada antes dos treinos, como, por exemplo, a musculação, e alegam que seja uma opção melhor do que a pasta de amendoim, que já é uma recomendação comum nas dietas para quem pratica treinos de alta intensidade.

Esse grupo defende que não existe um alimento isolado que seja bom ou ruim. Se o doce de leite é um alimento que o paciente gosta, ele pode ser incluído na dieta, uma vez que é uma fonte de carboidrato, assim como pão, banana, batata-doce e arroz-doce; e por estar nesse grupo alimentar, pode ser uma interessante opção de pré-treino.

Para fins comparativos de calorias, uma colher de sobremesa de 15g de doce de leite terá aproximadamente 45 calorias, enquanto a mesma quantidade de pasta de amendoim terá cerca de 88 calorias. A pasta de amendoim é uma fonte de energia que não proporcionará energia rápida o suficiente para o treino, enquanto o doce de leite é uma fonte de carboidratos.

Colher retirando o doce de leite do recepiente
Teoricamente, a rápida absorção de açúcar pode ser benéfica a curto prazo

Algumas observações devem ser feitas ao incluir o alimento na dieta, levando em consideração a alta quantidade de açúcar e o conteúdo moderado de gordura saturada. Pessoas com diabetes ou que desejam perder peso devem evitá-lo, enquanto as demais devem avaliar a quantidade adequada, considerando que a gordura saturada pode aumentar o risco cardiovascular, provocar casos inflamatórios e contribuir para o ganho de peso.

A hora em que o doce de leite será consumido também precisa ser analisada. O ideal é que o consumo seja feito meia hora antes do treino. Caso vá realizar a refeição com outros elementos, como uma panqueca com aveia, ovo e banana, por exemplo, é recomendado comer com um período maior de tempo para que o organismo possa realizar a absorção do alimento. Mas, se o consumo for feito muito perto do horário da atividade, é melhor que seja apenas o doce de leite.

Vídeo relacionado:

Aproveite para ver o que comer antes do treino para melhores resultados e inscreva-se rapidamente no nosso canal com um clique no botão abaixo!

Você segue uma dieta? Qual é o seu pré-treino de costume? Você gostaria de incluir doce de leite na sua refeição? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Sobre Valdir Campos

Valdir de Campos Júnior é estudante de jornalismo, e combina sua paixão pela escrita com um forte interesse pelo universo da saúde e boa forma. Valdir é motivado pela curiosidade e pelo desejo de adquirir conhecimento, visando inspirar e informar as pessoas sobre um estilo de vida saudável.

Deixe um comentário