Donaren engorda ou emagrece? Como ele atua?

Especialista da área:
atualizado em 03/04/2021

O Donaren é um remédio que pode ser usado para tratar alguns problemas de saúde, como a depressão, e muitos se perguntam se, entre todos os seus efeitos colaterais, ele engorda ou emagrece.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas o remédio ainda pode ser usado no tratamento de dores crônicas ou neuropatia diabética, que é um distúrbio nervoso que é causado pelo diabetes que causa danos aos nervos e dor, formigamento ou perda de sensibilidade em várias partes do corpo.

Por isso, vamos conhecer mais profundamente esse medicamento, seu modo de funcionamento, efeitos colaterais e contraindicações, além de descobrir se o Donaren engorda ou emagrece.

pílulas

Como o Donaren funciona?

O medicamento atua diretamente no sistema nervoso central, mas o mecanismo de ação antidepressiva dele ainda não está foi completamente entendido.

Entretanto, em animais os estudos demonstraram que ele funciona como um inibidor da recaptação da serotonina no cérebro, além de agir nos receptores adrenérgicos.

Isso significa que ele aumenta a quantidade de neurotransmissores no cérebro, ao mesmo tempo que tem ação nos receptores dessas substâncias.

Assim, o uso Donaren leva a uma melhora do humor, embora esse efeito possa demorar até um mês para ser percebido.

Donaren engorda?

Uma preocupação legítima muito comum de pessoas que irão iniciar o tratamento com Donaren é sobre o ganho de peso. E a resposta para essa pergunta é sim, é possível que o medicamento cause o aumento de peso.

Em primeiro lugar isso acontece porque uma de suas reações adversas é justamente o aumento do apetite. Além disso, outros efeitos colaterais podem contribuir para o ganho de peso, como o cansaço e a sonolência, que tornam mais difícil a prática de atividades físicas.

Donaren emagrece?

Se por um lado é verdade que em alguns casos o Donaren engorda, por outro também é fato que o remédio pode também levar à perda de peso. Isso acontece porque o medicamento pode causar falta de apetite e anorexia, contribuindo assim para a redução da ingestão calórica.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas é importante deixar claro que a perda de peso aqui é um efeito colateral do remédio, e que ele não deve ser usado para esta finalidade.

Outros efeitos colaterais 

Além do seu efeito no peso, que se deve principalmente à anorexia e aumento de apetite, outras reações adversas podem acontecer durante o tratamento com Donaren. As mais comuns são:

  • Reações alérgicas;
  • Anemia;
  • Insônia;
  • Ansiedade, nervosismo e agitação;
  • Diminuição da libido;
  • Sonolência e cansaço;
  • Visão borrada;
  • Queda de pressão, principalmente ao se levantar;
  • Ereções prolongadas e dolorosas, um problema conhecido como priapismo;
  • Comportamentos e pensamentos suicidas;
  • Dores de cabeça e nas articulações.

Mas é bom lembrar que outras reações podem aparecer, e que isso pode variar de pessoa para pessoa. Por isso é importante relatar qualquer sintoma para o seu médico durante as consultas.

Contraindicações

O Donaren é contraindicado para pessoas que tenham alergia ao cloridrato de trazodona ou a outros componentes da formulação.

Ele também não é recomendado para mulheres grávidas, que possam engravidar ao longo do uso do medicamento ou que estejam amamentando, uma vez que o medicamento pode trazer riscos para a saúde do bebê.

Outras contraindicações são:

  • Pessoas que estejam se recuperando de um infarto do miocárdio;
  • Pessoas que utilizaram, nos últimos 14 dias, algum medicamento inibidor da enzima MAO.

Além disso, devido ao risco de anemia e outros problemas sanguíneos, o médico pode solicitar a realização de alguns exames laboratoriais antes e após de iniciar o tratamento com Donaren.

Como usar?

A dose recomendada de Donaren pode variar de 50 a 150 mg, usadas duas vezes ao dia, ou seja, de 12 em 12 horas. Mas o medicamento pode também ser usado como dose única diária, tomada antes de dormir.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, doses acima de 400 mg por dia só devem ser usadas em casos mais graves, chegando até 800 mg ao dia.

A importância da atividade física

A prática de atividade física pode ser uma grande aliada de pessoas que fazem tratamento com Donaren. Essa importância se deve tanto à possibilidade de prevenir o ganho de peso, quanto aos benefícios da atividade física no tratamento de transtornos mentais.

Isso acontece porque o exercício aumenta a liberação de endorfinas no cérebro, que são substâncias que promovem a sensação de bem-estar, contribuindo assim para a melhora do humor.

Dicas e cuidados

Este é um artigo que têm caráter meramente informativo, e não substitui a orientação do seu médico. Não abandoe o tratamento ou modifique dose e horários de uso do Donaren sem falar com seu médico;

Por fim, devido ao risco de tonturas e vertigem, algumas pessoas podem ter dificuldade de realizar algumas atividades que exigem atenção, como dirigir veículos e operar máquinas pesadas, durante o tratamento.

Você conhece alguém engordou utilizando o Donaren?Precisa utilizá-lo também? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (220 votos, média 3,85)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário