Circulação sanguínea

Remédio para Circulação – Mais Usados

O sistema circulatório do nosso corpo é responsável pela distribuição de sangue, oxigênio e nutrientes para todas as partes do corpo. Quando esse fluxo de sangue encontra algum bloqueio, uma parte específica do corpo é prejudicada e você pode ter os sintomas da má circulação sanguínea. A má circulação é mais comum nas extremidades do corpo, como nas pernas e nos braços.

A má circulação não é propriamente uma doença, mas uma condição que pode acabar resultando em diversos problemas de saúde. Portanto, é importante tratar as causas subjacentes, em vez de apenas os sintomas. Várias condições podem levar a uma circulação fraca. As causas mais comuns incluem obesidade, diabetes, doenças cardíacas e problemas arteriais e tabagismo.

Remédios para circulação

Sendo a má circulação uma condição causada por algo subjacente, um remédio para circulação serve apenas para tratar os sintomas que venham a causar desconforto e dor no paciente, entre outros.

Normalmente, as pessoas com problemas circulatórios apresentam algum desses sintomas: dormência ou formigamento nos membros e extremidades, câimbras musculares, extremidades geladas, coloração azulada das extremidades, inchaço nas mãos ou pernas, varizes, úlceras nas pernas.

Dependendo do que esta causando o problema, o médico poderá prescrever como remédio para má circulação algum anticoagulante ou antiagregante plaquetário que tem como função prevenir coágulos sanguíneos.

Os coágulos têm um importante papel na cicatrização de ferimentos, pois eles impedem que o corpo perca muito sangue. Porém, em algumas situações os coágulos podem causar bloqueios no fluxo do sangue e trazer sérios problemas como um AVC, quando interrompem o fluxo sanguíneo que irriga o cérebro, a trombose, quando surge um coágulo na veia da perna e pode se deslocar para os pulmões, e a embolia pulmonar, quando interrompido o fluxo de sangue para os pulmões.

Alguns anticoagulantes mais comuns são: heparina, fondaparinux e varfarina.

A heparina e a fondaparinux são muito utilizadas nos hospitais pela sua rápida ação, normalmente em cirurgias cardíacas e casos graves de coágulos. Já a varfarina é utilizada para a prevenção de coágulos nas pernas e nos pulmões.

O antiagregante plaquetário mais comum é a aspirina, popularmente conhecida por “afinar o sangue”. O que ocorre na verdade é que o medicamento retarda a velocidade da aglomeração das plaquetas que formam os coágulos, evitando assim o seu acúmulo e bloqueio do fluxo sanguíneo.

Outro medicamento antiagregante que auxilia no alívio da dor nas pernas por causa da má circulação é o cilostazol.

Outros remédios para circulação são os flebotônicos, que são um grupo de drogas venoativas, normalmente de origem natural (derivados de plantas) ou sintéticas (mas semelhantes aos naturais), que vêm ganhando espaço no tratamento da doença venosa crônica.

Os flavonóides fazem parte do grupo dos flebotônicos e são conhecidos pelo seu potencial anti-inflamatório e antioxidante e são eficazes nos sintomas como peso, cansaço e dor nas pernas.

O Daflon 500 ou Venaflon é um remédio para circulação composto pela diosmina e hesperidina que trata sintomas de manifestações de insuficiência venosa crônica e atua aumentando a circulação do sangue nas veias no sistema vascular, ajustando a absorção capilar e reajustando a resistência capilar na microcirculação. Esse conjunto resulta em uma melhora das condições relacionadas à insuficiência venosa dos membros inferiores. Também ajuda a diminuir as sensações de desconforto e diminuir as dores, melhorando sintomas como pernas pesadas, cansaço na parte inferior dos membros e câimbras.

Um medicamento popular utilizado para o tratamento da hipertensão é a Losartana potássica, porém ele também auxilia na redução da resistência dos vasos sanguíneos, melhorando assim a circulação.

Alguns remédios para circulação mais usados no Brasil

1. Varivax

É um medicamento fitoterápico composto por sementes de castanha da índia.

Ele é um medicamento auxiliar para o tratamento de peso, formigamento, inchaço e dores nas pernas, além de diminuir a fragilidade do couro cabeludo. Varivax também serve para auxiliar na dor contínua das câimbras, e ainda auxilia melhorando a insuficiência venosa.

2. Venacur triplex

Composto por extrato de Castanha da Índia, rutina e Miriton, esse remédio é indicado para o tratamento de estase venosa como varizes, hemorróidas, síndrome por-trombótica e outros.

3. Cápsulas de Ginkgo Biloba

Ginkgo Biloba é o nome de uma árvore que conta com folhas de onde são extraídos seus princípios ativos. O Ginkgo Biloba se destaca principalmente por melhorar a circulação sanguínea. Os principais nutrientes presentes no Ginkgo Biloba são os terpenóides e os bioflavonóides.

Ambas as substâncias possuem ação antioxidante e por isso são benéficas em todas as doenças em que a oxidação é intensa – por exemplo, elas vão reduzir a velocidade de envelhecimento do cérebro. Pesquisas também apontaram o Ginkgo Biloba contribui para a dilatação dos vasos sanguíneos.

4. Varicell

O produto tem sua apresentação em creme ou drágeas e auxilia no tratamento de varizes e hemorróidas. Alguns dos componentes são a queratina, enxofre, sene e potássio bitartarato.

Existe um remédio para circulação das pernas?

Como mencionado acima, a má circulação não é uma doença em si, mas sim o sinal de algo subjacente que deve ser investigado. Portanto, para aliviar as dores e cansaço das pernas em função da má distribuição do sangue, o médico poderá indicar um remédio para circulação sanguínea do corpo todo, o que consequentemente influenciará na circulação dos membros inferiores, mas não especificamente para as pernas.

Além dos medicamentos citados acima, loções, cremes e cápsulas com componentes naturais podem contribuir com a melhora da circulação.

Algumas loções usadas são: Varicell em creme e Goichoechea.

As cápsulas naturais normalmente utilizadas são de Ginkgo Biloba e Castanha-da-índia.

Remédio caseiro para circulação

A má circulação do sangue pelo corpo na maioria das vezes pode ser resolvida com mudanças nos hábitos rotineiros, sem necessidade de um remédio para circulação específico.

Muito dos problemas de circulação são causados por uma vida sedentária. Com um pouco de esforço e dedicação essas dicas trarão benefícios para a sua saúde e melhoraram a circulação sanguínea do seu corpo.

– Exercite-se

Primeiramente, deve-se investir em exercício físico, pois a prática melhora o retorno e o fluxo sanguíneo. A hidroginástica é excelente para melhorar a circulação.

Se você fuma, é melhor parar, pois todas as toxinas do cigarro contribuíram ainda mais com a obstrução das veias.

– Alimentação

Claro, invista em uma alimentação saudável. Há muitos alimentos que contribuem com a melhora da circulação, como por exemplo a beterraba, que contém ferro, um nutriente essencial na formação das hemácias e da distribuição do oxigênio do corpo. Então, que tal começar o dia com um suco de laranja e beterraba?

Outros alimentos que mostraram ter um ótimo efeito na circulação são:

  • Pimenta caiena: Ajuda a promover a circulação sanguínea devido ao seu ingrediente ativo chamado capsaicina. A Capsaicina estimula o fluxo sanguíneo, bem como fortalece as artérias e os capilares.
  • Alho: O alho é um ótimo remédio caseiro e pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea e prevenir a agregação de plaquetas no sangue e também diminuir a pressão arterial.
  • Gengibre: O gengibre é um remédio caseiro para circulação também vastamente utilizado para uma série de doenças diferentes. O gengibre contém compostos antioxidantes que promovem o aquecimento do corpo, ajudando a promover a circulação sanguínea.

Reduza também os níveis de sal que você consome, pois além de elevar a pressão sanguínea, endurece as artérias.

– Chás

Apostar na natureza e no conhecimento popular já ajudou muita gente e não é diferente com os problemas de má circulação.

Alguns chás podem ser um ótimo remédio caseiro para circulação, como: chá de camomila, chá de erva-mate, chá de folha de algodão, chá de erva-de-santa Maria, chá de dente de leão e chá de alecrim. Aqui vai uma receita ótima de chá de gengibre!

Ingredientes:

  • 2 pedaços de gengibre fresco
  • 1 xícara de água
  • Mel e limão (opcional)

Como fazer:

Coloque os pedaços de gengibre fresco em uma xícara de água fervente e deixe repousar por 10 minutos. Antes de beber, você pode adicionar mel e limão para que o sabor fique mais agradável. Beba até três xícaras por dia por, no mínimo, duas semanas seguidas.

– Ginkgo biloba

Ginkgo Biloba é outro reforço total. É mais conhecido pelo benefícios de melhorar a memória, devido à sua capacidade de aumentar o fluxo sanguíneo através do cérebro. Na Alemanha, Gingko é usado por médicos para tratar varizes.

– Massagem

A tensão dos músculos pode comprimir o fluxo sanguíneo, levando à má circulação e sintomas como adormecimento ou mãos e pés frios. Se você sente frequentemente dor muscular, especialmente nas pernas, peça a alguém que massageie essas áreas tensas com óleo essencial de alecrim misturado com amêndoa doce ou azeite de oliva.

A drenagem linfática é outra ótima opção para melhorar a circulação e liberar os líquidos que contribuem com o inchaço no corpo.

Você já precisou usar algum desses tipos de remédio para circulação citados acima por ter sentido sintomas deste problema? Qual deles foi receitado pelo médico? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (37 votos, média: 3,81 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

11 comentários

  1. Já usei diosmi

  2. Iraci Oliveira da Silva

    Já tomei Vasogard,Venocel e não melhorou

  3. Já tomei VARICELL piorou me deu muita dor nas pernas. Tenho muita dormência nas mãos . Será que a síndrome do Túnel do Carpo. Grata

  4. Comecei a usar Vebaflon…a 05 dias e ja estou me sentindo melhor….estava mal humorada de tanta dor e caimbras a noite

  5. Olhondes Perpetuo Pinto

    Ainda não usei, tenho neuropatia diabete tipo 2, usei diosmin pelo médico, foi muito bom, mas é muito caro. ..

  6. Uso Dobeven já usei outros mas esse é o que faz mais efeito p mim qd fui parar no hospital achava que estava enfatando da família do meu pai a maioria assimcomo ele eram cardíacos mesmo tomando remédio às vezes mi sinto muito ruim

  7. Gente,melhorei bastante a minha circulação ingerido o suco de salsa,gengibre e couve em jejum.Um dia esse no outro laranja com cúrcuma.
    Á noite sempre um escalda pés com água,sal grosso,gengibre e camomila.

  8. XARELTO E OTIMO MAIS E CARO

  9. Bom dia. Varicel, munca mais; daflon, dobeven, predsim, cremes dersani hidrogel, cedraflon, ureia tudo fortunas. Ah bota de unna para as úlceras varicosas. A partir de hoje, vou começar com os naturais: ginkgo biloba, chás, especiarias, frutas e verduras. Evitar os químicos. Saúde para todos.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*