Durateston – O Que é, Como Funciona e Efeitos Colaterais

Mais conhecido como “dura” no mundo das academias, o Durateston é certamente um dos anabolizantes mais utilizados pelos praticantes de musculação que desejam acelerar seus ganhos de massa muscular.

Potente, o Durateston é utilizado para aumentar os níveis de testosterona e estimular a síntese de fibras musculares, trazendo em meses ganhos que somente seriam visíveis em anos – ou talvez nunca, de acordo com o biótipo do usuário.

Mas como ocorre com todo anabolizante sintético, o Durateston também traz uma série de efeitos colaterais que devem ser levados em consideração por quem está pensando em utilizar o anabolizante para fins estéticos. Confira quais são eles e saiba um pouco mais como funciona o ciclo do Durateston e algumas avaliações de quem o utilizou para ganhar massa muscular.

O que é Durateston?

O Durateston é um medicamento desenvolvido originalmente para a reposição dos níveis normais de testosterona em homens com quadro clínico de deficiência do hormônio. Paralelamente, o Durateston tem sido utilizado (de maneira clandestina) há vários anos como um esteroide anabolizante, para promover ganhos de força e um rápido aumento de massa muscular.

Para Que Serve o Durateston?

Ao elevar as taxas de testosterona no organismo, o Durateston serve para aumentar a força (de maneira que é possível levantar cargas cada vez maiores), acelerar a síntese de proteínas e diminuir a taxa de gordura corporal.

Resumidamente, podemos dizer que o Durateston serve para estimular a regeneração e o crescimento muscular, ao mesmo tempo em que acelera a queima dos estoques de gordura.

Composição do Durateston

Ao contrário dos demais anabolizantes, o Durateston é composto por quatro diferentes ésteres de testosterona: propionato de testosterona, fempropionato de testosterona, isocaproato de testosterona e decanoato de testosterona. Em conjunto, esses diferentes tipos de testosterona garantem uma ação imediata, constante e prolongada.

Enquanto o propionato tem ação imediata (que se inicia no mesmo dia da aplicação), o fempropionato (ou fenilpropionato) e o isocaproato demoram um pouco mais para surtir efeito, mas possuem ação mais prolongada. O casamento dos quatro tipos resulta em uma liberação de testosterona ao mesmo tempo ininterrupta e quase sem variações.

Na prática, essa propriedade retarda a necessidade de outra aplicação do medicamento, já que a testosterona ainda permanece ativa por 3-4 semanas no organismo. 

Como Funciona a ação do Durateston?

durateston-3

Embora o Durateston tenha a mesma função que os demais medicamentos que estimulam o crescimento muscular, sua ação é mais complexa e certamente mais profunda. Como é um hormônio lipossolúvel (ou seja, que se dissolve em gordura), a testosterona entra facilmente no organismo e consegue chegar até o citoplasma (interior) da célula. No citoplasma, ela se liga a um receptor androgênico (AR), formando um complexo testosterona-AR, que imediatamente segue até o núcleo da célula.

Chegando na parte mais importante da célula, o complexo se liga ao elemento de resposta a glicocorticoides (GRE) do DNA, levando a uma maior transcrição (DNA → mRNA) e a um aumento da tradução (mRNA-síntese de proteínas). Todo esse processo resulta na produção de mais proteínas contráteis (miosina e actina), o que proporciona o crescimento muscular.

Além dessa propriedade anabólica, o Durateston também tem atuação inversa – ou seja, protege o músculo contra o catabolismo e a ação dos hormônios glicocorticoides (como o cortisol, que leva à perda de massa muscular).

Isso significa que, além de ser anabolizante, o Durateston é também um potente anticatabólico. Essa característica leva não só a um aumento do tamanho das células musculares (hipertrofia), como também à formação de novas fibras musculares (hiperplasia).

E não acabam aí os efeitos do Durateston: o medicamento ainda tem a capacidade de estimular a produção de hemácias (células vermelhas) nos rins. Quanto maior a quantidade de hemácias na circulação, maior será a oxigenação do sangue, o que pode se traduzir em uma melhor recuperação após os treinos.

Por último, o Durateston também tem a capacidade de melhorar a contração muscular e a transmissão neuromuscular, tudo isso aliado a um aumento na síntese de glicogênio.

Ciclo

Os ciclos de Durateston podem ser divididos em curtos, médios e longos. O ciclo curto dura de 8 a 10 semanas, sendo 5-6 semanas de uso do anabolizante e 3-4 semanas de intervalo sem utilizar qualquer outro esteroide anabolizante. De todos os ciclos de Durateston, este é o que oferece o menor risco de efeitos colaterais, já que o tempo de exposição à droga é menor.

Um ciclo médio pode durar de 12 a 15 semanas, sendo 8 semanas utilizando o medicamento e o restante do tempo (4-6 semanas) sendo dedicado a “descansar” os receptores da droga.

Já no ciclo de Durateston mais longo, são 10 semanas contínuas de uso do esteroide, o que pode levar a uma exposição muito maior aos efeitos colaterais do Durateston.

Efeitos Colaterais

download

Assim como os demais esteroides anabolizantes, o Durateston pode causar uma série de problemas à saúde, sobretudo nos casos de uso prolongado. O principal deles é a aromatização, que embora menor que a dos demais anabolizantes, ainda assim é suficiente para causar problemas. E o que seria aromatização?

Dá-se esse nome ao processo pelo qual a enzima aromatase converte uma parte da produção natural de testosterona em estrógeno. Quanto maior a quantidade de testosterona na circulação, maior será essa conversão, o que significa que o uso do Durateston aumenta a presença do hormônio feminino no organismo.

Esse excesso de estrógeno pode causar ginecomastia (aumento do tecido mamário), diminuição da libido, ganho de gordura, retenção hídrica, atrofia testicular, acne, calvície e hipertensão.

O uso de Durateston para ganhar massa muscular também vem acompanhado de um maior risco de problemas no coração, rins e fígados, além de alterações nas taxas de colesterol e um aumento da agressividade. Alterações de humor também são bastante frequentes em usuários de esteroides anabolizantes.

A testosterona ainda interage com a enzima 5alfa-redutase, responsável pela sua conversão em DHT (ou di-hidrotestosterona), uma forma ainda mais androgênica do hormônio. Para quem já tem uma certa tendência genética à calvície precoce, o Durateston pode acelerar a queda dos fios, já que a DHT dificulta a chegada de nutrientes aos folículos capilares, o que consequentemente acaba impedindo o crescimento dos fios.

A di-hidrotestosterona também pode causar hiperplasia da próstata, levando a problemas urinários e aumentando o risco de desenvolvimento de tumores no local.

Mulheres que fazem ciclo de Durateston experimentam uma grande virilização, com alterações na voz, crescimento exagerado de pelos, irregularidades no ciclo menstrual, aumento do clitóris e até mesmo infertilidade.

Resultados

Confira algumas avaliações do Durateston feitas por quem utilizou o medicamento para fins estéticos:

  1. “Utilizei o Durateston por dois meses e ganhei 12 kg de massa magra.”
  2. “Ganhei 6,5 kg após meu primeiro ciclo de Durateston.”
  3. “Até consegui ganhar bastante massa com o Durateston, mas inchei muito e perdi o apetite sexual após algumas semanas.”
  4. “Somente o Durateston não trouxe muitos ganhos para mim, mas quando o associei com o deca durabolim meus resultados foram expressivos”.
  5. “Ganhei peso, mas não sei se foi por conta do Durateston ou pelo inchaço que o medicamento causou, já que estou retendo muito líquido.”

Produto falsificado

Além de levar em consideração os efeitos colaterais do Durateston, você deve também ficar atento à procedência do produto, que não raro é falsificado e pode ser ainda mais perigoso para a saúde do que o próprio esteroide.

Vale a pena fazer um ciclo de Durateston?

Durateston-750x400

A beleza de agora pode ser o sofrimento futuro. Os esteroides anabolizantes podem melhorar os resultados da academia, mas assim como tudo que é muito rápido e fácil, eles cobram um preço – e bem alto por sinal. Não são poucos os relatos de pessoas que sofreram uma série de efeitos colaterais; alguns, inclusive, vêm de pessoas famosas.

Maria Melilo, vencedora de uma das edições do programa Big Brother, precisou passar às pressas por uma cirurgia para retirar do fígado um tumor que, segundo ela mesma, foi causado pelo uso de esteroides anabolizantes.

Outra celebridade que sofreu a consequência do uso de esteroides anabolizantes foi o cantor Netinho, que precisou ficar internado por sete meses para tratar complicações decorrentes do uso prolongado da substância.

Infelizmente, exemplos não faltam para comprovar que utilizar Durateston ou qualquer outro esteroide anabolizante para ficar sarado pode ser uma péssima ideia. O caminho natural, através de treino e nutrição adequados, pode não ser o mais curto, mas certamente é o mais saudável.

Para quem ainda assim está disposto a utilizar o Durateston para acelerar o ganho de massa muscular, a dica é procurar um médico antes de fazer o ciclo e também para saber como fazer a TPC – terapia de reposição pós-ciclo, que serve para restabelecer a produção natural de testosterona do organismo.

Você tem vontade de fazer um ciclo de Durateston para ganhar massa muscular? Tem coragem de passar por cima de todos os efeitos colaterais para isso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (149 votos, média: 3,95 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

98 comentários

  1. Boa tarde comecei um ciclo de Dura e Deca! Estou tomando 1ml de Dura na terça e na sexta eu tomo 1ml de Deca , na primeira aplicação já deu reações!! Gostaria de saber si essa dosagem de 2ml por semana e muito ? Comprei 10ml de Dura e 10 DE Seca.

  2. Tô fazendo uso de androgel pois como estava usando finasterida acho que pedir um pouco desejo sexual,olhar que foi si 13 comprimidos parei logo em seguida, hoje consigo fica até horas com uma garota na cama mas,se eu passar raiva perco o interesse na hora aí tô fazendo uso desse hormônio.

    • Amigo honde compra androgel? Pois já procurei e nunca encontrei e to com a receite medica manda o contato no meu email – [email protected]

    • ROMÊU, FINASTERIDA é um veneno para homens. Reduz bastante a testosterona. Vc estava usando para queda de cabelo? Se for, peça ao seu(ua) médico (a) para encontrar outro medicamento. Eu usei uma vez por conta própria, porque achava que estava com a próstata aumentada. E, assim que li sobre os efeitos colaterais, joguei a caixa quase toda fora.

  3. Eu teria coragem de fazer o uso dessw hormonio

  4. Andressa Cristina Soares Pinto

    Boa noite!
    Eu gostaria de fazer o uso da Dura, 4 aplicação apenas, tenho medo de perder o líbido, e gostaria de saber se serve para mulher também?

  5. Eu Tenho Vontade

  6. Eu tenho interesse em fazer o ciclo.

  7. Todo ciclo de qualquer droga, não trará resultados se não for associado a uma dieta, alimentação saudavel e exercícios diarios e muito descanso, se você não consegue unir isso tudo, não vale a pena se ariscar, pois os resultados não serão satisfatório.

  8. Alguém mim vende Durateston?

  9. Eu tenho coragem

  10. Eu tenho vontade d experimentar

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*