Remédio para varizes – Conheça os 15 mais usados

Especialista da área:
atualizado em 28/05/2021

As varizes são problemas bastante comuns, principalmente com o avançar da idade, e por isso conhecer os melhores remédios para tratar o problema é algo essencial.

  Continua Depois da Publicidade  

Muitos desses medicamentos e remédios caseiros agem melhorando a circulação sanguínea, mas esse não é o único efeito que eles causam, como veremos neste artigo.

Então, a seguir vamos conhecer os tratamentos mais conhecidos para varizes, além de entender melhor o que é e o que causa o problema.

O que são varizes?

pernas com varizes

As varizes são veias que se dilatam por uma série de fatores, e que não voltam ao seu volume normal. E é essa dilatação que as torna visíveis e inchadas, com uma coloração azulada ou até mesmo vermelhas. 

Os fatores mais comumente ligados ao surgimento das varizes são:

  • Idade mais avançada;
  • Histórico familiar;
  • Ficar muito tempo em pé;
  • Sedentarismo;
  • Tabagismo;
  • Uso prolongado de anticoncepcionais, principalmente aqueles à base de progesterona;
  • Gravidez;
  • Menopausa;
  • Obesidade e sobrepeso.

Então, esses fatores acabam, de uma forma ou de outra, dificultando o funcionamento das veias, que passam a acumular sangue e se dilatar.

Sintomas

Os principais sintomas de varizes incluem:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Dor;
  • Inchaço;
  • Veias dilatadas;
  • Descoloração da região afetada;
  • Manchas na pele;
  • Úlceras e feridas, em casos mais graves.

Diagnóstico

O diagnóstico de varizes costuma ser bem simples e fácil, com a realização de poucos exames:

  • Exame físico, feito pelo médico;
  • Ultrassonografia com doppler, para avaliar como está a passagem de sangue pelas veias.

Além disso, o médico irá coletar dados sobre os sintomas e o histórico familiar, para fechar o diagnóstico e definir a gravidade do problema.

Tratamento

Existem dois tipos de tratamento para varizes:

  • Cirúrgico;
  • Conservador.

Mas nos casos iniciais ou mais leves, o tratamento tende a ser conservador, com o uso de medicamentos por via oral e tópicos, além de algumas mudanças de estilo de vida.

Por isso, a seguir vamos conhecer os medicamentos mais usados:

1. Daflon

O Daflon é muito utilizado no tratamento de varizes e outras condições que afetam os vasos sanguíneos. Ele atua através de dois princípios ativos: 

  Continua Depois da Publicidade  

  • Diosmina;
  • Hesperidina. 

Esses compostos ajudam a proteger as veias afetadas melhorando assim a passagem do sangue por elas, e por isso o medicamento pode ser usado para o tratamento de outros problemas envolvendo a circulação.

2. Venalot

Este medicamento também é indicado para o tratamento de varizes ou de outras condições que afetam as veias e os vasos linfáticos, e é composto por dois princípios ativos, a cumarina e a troxerrutina

Ele atua melhorando a circulação sanguínea e reduzindo o inchaço na região das varizes, aliviando assim os sintomas do problema, como a sensação de peso nas pernas.

3. Antistax

O Antistax é um remédio para varizes que atua através de uma substância chamada de Vitis vinífera, extraída das folhas da planta da uva vermelha. 

Essa substância apresenta atividade anti-inflamatória, além de reforçar as paredes dos vasos sanguíneos e de melhorar a circulação do sangue, aliviando os sintomas e prevenindo o surgimento de novas lesões.

4. Varicell

Varicell é uma linha de medicamentos para varizes que atua aliviando a sensação de fadiga e pode ajudar a evitar o agravamento das varizes, e agem melhorando a circulação e mantendo a saúde da pele.

  Continua Depois da Publicidade  

5. Novarrutina

A Novarrutina é um fitoterápico cujo princípio ativo é a castanha da Índia, que atua aliviando sintomas como dor, queimação e fadiga nas pernas.

O remédio age tonificando a parede das veias e as deixando mais resistentes, melhorando também a circulação do sangue. 

pernas com varizes

Remédio caseiro para varizes

Além dos remédios de farmácia, existem formas caseiras de tratar as varizes, como veremos a seguir:

1. Compressão

O médico pode indicar o uso de meias de compressão especiais, que facilitam o fluxo de sangue e ajudam a diminuir o inchaço.

2. Óleos essenciais

Os óleos essenciais podem ser usados para massagear a região das varizes, e ajudam a desinflamar e melhorar a circulação sanguínea. 

Um deles é o hortelã-pimenta, que age reduzindo o congestionamento linfático e o inchaço, melhorando o fluxo sanguíneo.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas vale lembrar que os óleos essenciais devem ser diluídos em um óleo transportador (como o óleo de coco) antes da aplicação tópica ou então usado em um difusor de aromaterapia.

3. Uvas

As uvas são ricas em uma substância chamada resveratrol, que possui propriedades que ajudam a melhorar a circulação do sangue.

Assim, o consumo regular desta fruta pode contribuir para a prevenção e o tratamento do problema, mas apenas quando associado a outras formas de tratamento.

4. Alho

O alho traz diversos benefícios para a saúde, entre eles a melhora da circulação sanguínea, a prevenção e a melhora das varizes. Além disso, a presença de antioxidantes traz um efeito anti-inflamatório, que contribui para a redução das dores causadas pela condição.

É possível consumir o alho na própria dieta ou aplicar na forma de uma pomada preparada com dente de alho amassado e álcool, sendo recomendado usar a pomada até 4 vezes por semana no local afetado.

5. Babosa (Aloe vera)

A Aloe vera tem propriedades terapêuticas e anti-inflamatórias que podem contribuir para o tratamento das varizes, e sua aplicação pode ser feita a partir da planta in natura, ou na forma de pomadas e géis industrializados.

Mas é importante lembrar que a babosa não irá agir diretamente no problema, e irá apenas amenizar os incômodos, principalmente aqueles relacionados à pele.

6. Vinagre

O vinagre, principalmente o de maçã, também pode ser um remédio caseiro para varizes que traz alívio para os sintomas do problema.

Para isso, ele deve ser diluído e aplicado diretamente sobre a pele com as varizes, usando um pano limpo ou algodão.

7. Argila verde

A argila verde tem sido usada em tratamentos alternativos para problemas de pele. Ela também pode ser aplicada na forma de pomada na região das varizes promovendo alívio da dor.

Para isso, recomenda-se deixar a pomada agir por até 30 minutos e enxaguar a região.

8. Restos de café

A popular borra de café é bastante utilizada para tratar problemas que envolvem a pele, devido a suas propriedades anti-inflamatórias e estimulantes que podem melhorar a circulação sanguínea e ajudam a diminuir o inchaço das veias dilatadas.

9. Infusão de folhas

Uma infusão de várias folhas pode oferecer diversos nutrientes e antioxidantes que ajudam na circulação sanguínea. Assim, é possível preparar uma infusão com água fervente de certas folhas como a hortelã, a salsinha, o louro e a camomila.

Após cerca de 5 a 10 minutos de infusão, é recomendado mergulhar os pés e parte das pernas em um balde, tomando cuidado para não queimar ou irritar a pele. 

10. Castanha da Índia

A castanha da Índia, que é inclusive um princípio ativo de um dos remédios que citamos acima, pode ser usada como tratamento caseiro da condição. 

Para isso, basta ferver cerca de 50 g da casca da castanha em um litro de água, e o chá preparado deve ser consumido imediatamente após o preparo, para promover melhor circulação do sangue e desinflamar as veias afetadas.

Mudanças de estilo de vida

As seguintes alterações de estilo de vida podem ajudar a evitar a formação ou o agravamento de suas varizes. Estas mudanças incluem:

  • Evitar ficar em pé por longos períodos;
  • Perder peso e/ou manter um peso saudável;
  • Praticar exercícios físicos para melhorar a circulação sanguínea;
  • Usar meias de compressão;
  • Elevar as pernas sempre que estiver descansando ou dormindo.

Outros tratamentos

  • Escleroterapia: Trata-se da injeção de um líquido ou espuma química para bloquear uma veia dilatada.
  • Microscleroterapia: Tem o mesmo princípio que o procedimento anterior, porém, serve para bloquear veias menores.
  • Cirurgia a laser: Já existem cirurgias menos invasivas que usam energia luminosa para bloquear a veia com problema.
  • Terapia de ablação endovenosa: É um procedimento que utiliza ondas de calor e radiofrequência para desobstruir a região das varizes.
  • Cirurgia de veias endoscópicas: Essa cirurgia usa um pequeno espaço iluminado inserido através de uma pequena incisão na pele para bloquear a veia.

Cirurgia

A cirurgia de varizes só é indicada se todas as alterações de estilo de vida e o uso de medicamentos não estiverem funcionando, e o problema continue a prejudicar sua saúde. 

Isso ocorre porque se trata de um procedimento invasivo, que necessita de anestesia e remoção física das veias afetadas.

Dicas e cuidados

Apesar de termos citado diversos tratamentos para as varizes, este artigo não substitui o diagnóstico e a orientação de um médico. Por isso, caso note alguns dos sintomas de varizes, procure um profissional, que irá te indicar o melhor tratamento para o seu caso.

Fontes e referências adicionais

Você já precisou utilizar um remédio para varizes? Algum destes citados acima? Teve bons resultados com o tratamento? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (92 votos, média 4,11)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas, sabemos que a sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso, contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso, todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário