Remédio para Varizes – 15 Mais Usados

🕐 20/02/2020

Se você está com problemas de varizes, optar por um bom remédio para varizes pode ser a solução que você precisa. Podemos chamar de varizes as veias dilatadas e insuficientes para a passagem do sangue. Afeta milhões de brasileiros, sendo a maioria – 60% – do sexo feminino.

A seguir, você descobrirá as condições em que elas aparecem, os maiores sintomas, como diagnosticar, os melhores tratamentos e principalmente os remédios mais utilizados para varizes.

Principalmente nas mulheres, as varizes são muito comuns. Cerca de 25% de todos os adultos do mundo já têm ou tiveram algum problema com varizes. Na maioria das vezes, esse problema é observado nos membros inferiores e causa muitos desconfortos e dores.

Uma das técnicas mais utilizadas para controle das varizes é a utilização de cremes cosméticos e sua principal promessa é reduzir sintomas como inchaço, dor e estimular a circulação das áreas afetadas. Você vai gostar de conhecer os 8 melhores cremes para varizes do mercado.

Para os casos mais graves onde nenhum dos outros métodos apresentados funcionou, é recomendado atitudes mais drásticas como a cirurgia para varizes. Pode ser realizada em veias superficiais e também em veias mais profundas. Em qualquer uma delas, as varizes são totalmente removidas. Dentre as técnicas mais usadas, temos a decapagem da veia e a flebectomia. Você vai querer saber mais sobre como funciona a cirurgia para varizes.

Muito se fala de soluções caseiras para problemas complexos e realmente algumas soluções são bem efetivas. Uma das formas mais conhecidas para diminuir as varizes é com a utilização de vinagre de maçã. Isto porque ele é comprovadamente um alimento anti-inflamatório e, em teoria, poderia ajudar nestes casos. Você precisa saber se o vinagre de maçã é bom para varizes mesmo ou se é apenas um boato.

Vamos mostrar quais são os tipos remédio para varizes mais usados e citar alguns remédios caseiros que podem ajudar a aliviar o problema.

Varizes

As varizes são uma condição que ocorre quando as veias aumentam de tamanho, se dilatando e se enchendo de sangue. Geralmente, as varizes são bem visíveis e aparecem inchadas e saltadas sob a pele, além de apresentar uma cor vermelho-azulada ou púrpura. Muitas vezes, elas vêm acompanhadas de muita dor no local.

As varizes geralmente são observadas quando as veias não estão funcionando da maneira correta. As veias apresentam válvulas unidirecionais que impedem que o sangue flua no sentido contrário. Quando essas válvulas falham, o sangue pode começar a acumular nas veias em vez de continuar seguindo seu fluxo normal em direção ao coração. Diante desse acúmulo, as veias dilatam para suportar o volume de sangue e aumentam de tamanho.

Esse problema é observado principalmente na região das pernas, que têm as veias mais distantes do coração, o que dificulta muito o fluxo sanguíneo até ele. E é aí que mora o perigo dessa condição.

Causas

As varizes costumam se desenvolver nos casos e condições abaixo:

  • Gravidez;
  • Menopausa;
  • Idade acima de 50 anos;
  • Ficar muito tempo em pé;
  • Obesidade;
  • Histórico familiar de varizes.

Sintomas

Os principais sintomas de varizes são bem visíveis. Os principais incluem:

  • Dor;
  • Inchaço;
  • Veias dilatadas;
  • Descoloração da perna;
  • Manchas na perna;
  • Úlceras, em casos mais graves.

Diagnóstico

O diagnóstico de varizes costuma ser bem simples e fácil. O médico provavelmente começará examinando as veias visíveis da sua perna e perguntando sobre dores e sintomas.

Um exame de ultrassom pode ser solicitado para verificar o fluxo de sangue. Esse exame não é invasivo e utiliza ondas sonoras de alta frequência para avaliar como o sangue está fluindo em suas veias.

Dependendo da localização, um venograma pode ser feito para avaliar melhor a situação. Durante esse teste, um corante é injetado nas pernas e um raio-X é registrado. Devido ao corante, o médico consegue ter uma imagem de como o sangue está fluindo.

Geralmente, os exames como a ultrassonografia e o venograma são exames complementares ao diagnóstico. Servem para investigar se não há outro distúrbio, como um coágulo sanguíneo ou um outro bloqueio que esteja causando a dor ou inchaço nas pernas.

Tratamento

Geralmente, o tratamento para varizes é mais conservador. Provavelmente, antes de indicar um remédio ou cirurgia, o médico irá te aconselhar a fazer algumas alterações no estilo de vida, em vez de tentar tratamentos mais agressivos.

Tipos de remédio para varizes mais usados

Dentre os medicamentos prescritos para varizes, os mais usados são:

  1. Daflon

O Daflon é muito utilizado no tratamento de varizes e outras condições que afetam os vasos sanguíneos. Ele atua através de dois princípios ativos: a diosmina e a hesperidina. Esses compostos ajudam a proteger as veias afetadas e a relaxá-las.

O remédio atua diretamente no sistema vascular onde aumenta a velocidade do fluxo sanguíneo, aumentando a drenagem e melhorando os sintomas como a dor e as cãibras além de promover a reabsorção de hematomas e edemas visíveis através da pele.

O medicamento está disponível em comprimidos de 500 mg que normalmente são tomados até 2 vezes ao dia ou em uma dose única de 1000 mg. O médico pode indicar outras formas de usar o Daflon segundo suas necessidades individuais. 

Dentre os efeitos colaterais relatados, estão a diarreia, náusea, vômito, coceira, tontura, inchaço no rosto e mal estar

2. Venalot

Este medicamento também é indicado para o tratamento de varizes ou de outras condições que afetam as veias e os vasos linfáticos. Ele atua melhorando a circulação sanguínea e reduzindo o inchaço na região das varizes.

O Venalot é composto por dois princípios ativos que são a cumarina e a troxerrutina. Ele melhora tanto a circulação periférica venosa quanto a linfática, o que consequentemente diminui o inchaço e outros sintomas das varizes.

A dose usual é de 1 comprimido até 3 vezes ao dia, mas a orientação do seu médico pode ser diferente dependendo do estado das suas varizes.

Os efeitos adversos relatados incluem problemas estomacais, desconfortos intestinais, problemas no fígado e dores de cabeça

3. Antistax

O Antistax é um remédio para varizes que atua através de uma substância chamada de Vitis vinifera extraída das folhas da planta de uva vermelha. Essa substância apresenta atividade anti-inflamatória, além de reforçar as paredes dos vasos sanguíneos e de melhorar a circulação do sangue.

Além de diminuir a inflamação, a ação do medicamento inibe a formação de inchaço e reduz o inchaço pré-existente.

Geralmente, o remédio é tomado com um pouco de água antes das refeições em doses diárias de 1 ou 2 comprimidos de 360 mg cada. 

Os principais efeitos colaterais relacionados com o uso de Antistax incluem náusea, vômito, coceira, urticária, manchas na pele e dor de barriga.

4. Varicell

O Varicell é um remédio para varizes que atua aliviando a sensação de fadiga e evita o desenvolvimento de novas varizes. Seu princípio ativo é a queratina, que atua diminuindo a dor, reduzindo o inchaço e melhorando a circulação sanguínea.

Além de comprimidos, é possível encontrar esse medicamento na forma de gel, o que ajuda a aliviar os sintomas além de massagear, hidratar e melhorar a aparência das varizes.

Na forma de comprimidos, é indicado tomar apenas 1 capsula por dia ou seguir as orientações do seu médico. Em gel, o produto pode ser usado diretamente sobre a pele limpa na região das varizes 2 vezes ao dia. 

Os efeitos colaterais envolvem o aparecimento de dor de cabeça e de desconfortos estomacais e intestinais.

5. Novarrutina

A Novarrutina é um fitoterápico cujo princípio ativo é a castanha da Índia, que atua aliviando sintomas como dor, queimação e fadiga nas pernas.

O remédio age tonificando a parede das veias e as deixando mais resistentes, melhorando também a circulação do sangue. 

O medicamento pode ser encontrado em comprimidos ou em gotas. A posologia usual é de 1 comprimido que deve ser tomado de 3 a 4 vezes por dia ou de 30 gotas (1 mL) de solução oral. 

Os efeitos adversos incluem desconfortos gastrointestinais, náusea, dor de cabeça, tontura e espasmos musculares.

Remédio caseiro para varizes

Os remédios para varizes naturais descritos a seguir consistem em substâncias que promovem o alívio e a melhora da situação das varizes bem como em medidas alternativas que podem ser adotadas para melhorar o problema.

1. Compressão

O médico pode indicar o uso de meias de compressão especiais. Essas meias são encontradas em qualquer farmácia ou loja de suprimentos médicos e servem para colocar pressão suficientes nas pernas para forçar o sangue a fluir mais facilmente até o seu coração. Elas também ajudam a diminuir o inchaço.

Uma pesquisa publicada em 2018 no European Journal of Vascular and Endovascular Surgery atestou que pessoas que usavam meias de compressão com pressão de 18 a 21 mmHg nas pernas até a altura do joelho durante uma semana relataram diminuição nos sintomas de dor relacionados as varizes.

2. Óleos essenciais

Os óleos essenciais podem ser usados para massagear a região das varizes. Eles são muito úteis para ajudar a desinflamar e melhorar a circulação sanguínea devido às suas propriedades anti-inflamatória.

O óleo de hortelã-pimenta, por exemplo, é um dos melhores para as varizes. Isso porque eles ajudam a reduzir o congestionamento linfático, diminuindo também o inchaço e melhorando o fluxo sanguíneo. A hortelã também tem propriedades analgésicas que ajudam a aliviar o desconforto.

Vale lembrar que os óleos essenciais devem ser diluídos em um óleo transportador (como o óleo de coco) antes da aplicação tópica ou então usado em um difusor de aromaterapia.

3. Uvas

Uma boa pedida é tomar suco de uva. Isso porque a uva contém resveratrol, que é uma substância com propriedades que ajudam a melhorar a circulação do sangue.

Segundo o National Institutes of Health (NIH), o extrato de semente de uva usado por via oral pode diminuir o inchaço nos membros inferiores e aliviar outros sintomas de insuficiência venosa crônica.

4. Alho

O alho traz diversos benefícios para as varizes, ajudando a desinflamar e melhorar a circulação. É possível consumir o alho na própria dieta ou aplicar na forma de uma pomada preparada com dente de alho amassado e álcool. É recomendado usar a pomada até 4 vezes por semana no local afetado.

Além de melhorar a circulação, o alho protege estruturas como a aorta, que é a artéria responsável por bombear o sangue do coração. Talvez esse efeito tenha a ver com os flavonoides encontrados no alho.

Flavonoides em geral melhoram a circulação do sangue e reduz o risco de o sangue se acumular nas veias. Esses compostos também diminuem a pressão sanguínea nas artérias, promovendo o relaxamento dos vasos sanguíneos e o alívio de sintomas das varizes.

5. Babosa (Aloe vera)

A Aloe vera tem propriedades terapêuticas e anti-inflamatórias que agem no tratamento das varizes. É possível aplicar a babosa por meio de compressas quentes na região.

Pomadas ou géis que contém Aloe vera em sua composição também podem ser usados, mas aplicar o gel removido do caule da planta é mais eficaz para suavizar as varizes. 

Aplique Aloe vera diretamente sobre a pele e massageie suavemente de baixo para cima em movimentos circulares. Deixe agir por 30 minutos antes de enxaguar as pernas com um pouco de água morna. Além de reduzir as marcas de varizes, sintomas como dor e desconforto também são aliviados.

6. Vinagre

O vinagre também pode ser um remédio caseiro para varizes que traz alívio para a condição. Geralmente, ele pode ser aplicado diretamente sobre a pele com varizes usando um pano limpo molhado com vinagre, de preferência de maçã.

O vinagre de maçã é conhecido por melhorar a circulação do sangue, reduzindo assim as varizes. Para um alívio mais eficaz, é recomendado aplicar o pano úmido com vinagre como se fosse uma compressa na região das varizes por 20 ou 30 minutos por aplicação.

7. Argila verde

A argila verde tem sido usada em tratamentos alternativos por suas propriedades interessantes contra problemas de pele. Ela também pode ser aplicada na forma de pomada na região das varizes promovendo alívio da dor. Recomenda-se deixar a pomada agir por até 30 minutos e enxaguar a região.

O uso da argila verde tem se tornado cada vez mais conhecido por causa dos antioxidantes e minerais encontrados nela.

Se você for usar a argila verde em pó, basta mistura-la com água até formar uma pasta. Você pode aplicar essa pasta nas pernas e deixar agir por várias horas para potencializar o seu efeito.

8. Restos de café

A popular borra de café tem propriedades anti-inflamatórias e estimulantes que melhoram a circulação sanguínea e ajudam a diminuir o inchaço das veias dilatadas.

Aplicar borra de café na pele parece ajudar no tratamento de varizes e de outras condições que afetam a pele como a acne, as rugas e as olheiras. 

9. Infusão de folhas

É possível preparar uma infusão com água fervente de certas folhas como a hortelã, a salsinha ou louro e a camomila. Após cerca de 5 a 10 minutos de infusão, é recomendado mergulhar os pés e parte das pernas em um balde. 

Uma infusão de várias folhas pode oferecer diversos nutrientes e antioxidantes que ajudam na circulação sanguínea.

Tal remédio caseiro para varizes deve ser usado com cuidado pois pode irritar a pele. Também é possível fazer o mesmo com água, sal e vinagre de maçã.

10. Castanha da Índia

A castanha da Índia, que é inclusive um princípio ativo de um remédio para varizes que citamos acima, pode ser usada como tratamento caseiro da condição. Basta ferver cerca de 50 gramas da casca da castanha em um litro de água. O chá preparado deve ser consumido imediatamente para promover melhor circulação do sangue e desinflamar as veias afetadas.

De fato, um estudo publicado em 2006 na revista científica Advances in Therapy, o extrato de castanha da Índia reduz a dor e a sensação de peso nas pernas além da coceira em pessoas que sofrem de insuficiência venosa crônica – uma das principais causas de varizes. 

Mudanças de estilo de vida

As seguintes alterações de estilo de vida podem ajudar a evitar a formação ou o agravamento de suas varizes. Estas mudanças incluem:

  • Evitar ficar em pé por longos períodos;
  • Perder peso e/ou manter um peso saudável;
  • Praticar exercícios físicos para melhorar a circulação sanguínea;
  • Usar meias de compressão;
  • Elevar as pernas sempre que estiver descansando ou dormindo.

Cirurgia

A cirurgia de varizes só é indicada se todas as alterações de estilo de vida e remédios caseiros não estiverem funcionando e o problema continua a prejudicar sua saúde. Durante o procedimento mais tradicional que necessita de anestesia, o cirurgião faz cortes na pele, corta a veia e a remove através de incisões. Porém, é um procedimento muito invasivo, que só é feito se realmente houver necessidade.

Outros tratamentos

  • Escleroterapia: Trata-se da injeção de um líquido ou espuma química para bloquear uma veia dilatada.
  • Microscleroterapia: Tem o mesmo princípio que o procedimento anterior. Porém, serve para bloquear veias menores.
  • Cirurgia a laser: Já existem cirurgias menos invasivas que usam energia luminosa para bloquear a veia com problema.
  • Terapia de ablação endovenosa: É um procedimento que utiliza ondas de calor e radiofrequência para desobstruir a região das varizes.
  • Cirurgia de veias endoscópicas: Essa cirurgia usa um pequeno espaço iluminado inserido através de uma pequena incisão na pele para bloquear a veia.

De um modo geral, as varizes tendem a piorar ao longo do tempo se o problema não for tratado. Na maioria dos casos, apenas mudanças no estilo de vida e soluções caseiras ajudam a diminuir o problema e não desencadeiam problemas sérios de saúde. Porém, se seu caso for grave, as varizes podem desenvolver úlceras, feridas e problemas no coração, podendo levar até a um rompimento das veias.

Assim, ao tentar soluções caseiras e não observar melhoras, é importante consultar um médico para verificar a situação com cautela e propor o melhor tratamento para o seu caso.

Conclusão

Mesmo sem representar um sério risco à saúde, as varizes podem causar desconforto físico ou até mesmo estético por causa da aparência delas.

Caso os remédios caseiros não surtam o efeito esperado, procure um médico para saber qual dos medicamentos para varizes é o mais adequado para você e como você deve toma-lo.

Preocupações com varizes que se desenvolvem durante uma gestação normalmente melhoram sem a necessidade de tratamento em até 12 meses depois do parto.

Se você quer evitar novas varizes ou prevenir o surgimento de varizes pela primeira vez, se movimente bastante, pratique exercícios físicos regularmente, tente não ficar em uma mesma posição por longos períodos de tempo e deixe as pernas pro alto quando estiver descansando pois isso melhora a circulação. 

Mas lembre-se sempre que se as varizes não te causam dor e nenhum outro incômodo, apenas pergunte ao seu médico se você deve se preocupar ou não, siga as medidas de autocuidado necessárias e tente não ficar incomodado com a aparência delas, pois o que importa mais que tudo é o seu estado de saúde.

Fontes consultadas:

Referências adicionais:

Você já precisou utilizar um remédio para varizes? Algum destes citados acima? Teve bons resultados com o tratamento? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (88 votos, média: 4,11 de 5)
Loading...

10 comentários em “Remédio para Varizes – 15 Mais Usados”

  1. Já fiz duas cirurgias e retirei as pontes safenas da perna esquerda, uma cirurgia de duração de 6 horas. Agora voltou tudo. Essa semana piorou, dores horríveis e tem horas que penso estar tendo uma trombose. Tomo aas infantil mas não tô vendo resultado.
    Me sentindo estressada

  2. Já usei diosmin, variflux, varicos, nada resolve só dor de cabeça e gasto de dinheiro. Um vascular me receitou 3 medicamentos manipulados e estou testando 5 gotas lusol por dia, 2 comprimidos de castanha da índia um pela manhã outro a tardem após o almoço 1 comprimido vitamina D3 C/VIT. K2 C CELULOSE microcrista c amido de milho.Estou experimentando vou ver como fica em 60 dias. A sensação de varizes nas pernas melhorou. Firmino Teixeira-Imbé/RS.

  3. Venoruton ! Usei por 20 anos e posso dizer que só, me sentia bem, mais saiu de linha e não encontrei até o presente momento outro remédio que pudesse subistituir a contento. Que falta de consideração por parte do fabricante c seus clientes.

  4. Eu tenho varizes na pernas acho que e de família também mais devido o trabalho trabalho em restaurante sinto muitas dores e também estética e gorros tenho muito vergonha

  5. Tomei Venalot e de todos os citados foi o melhor. Já fui submetida a dois procedimentos cirúrgicos tradicionais .

  6. Tomei o Venalot com indicação do vascular por três meses e foi ótimo. Acabou com o inchaço nas pernas e até reduziu a aparência das varizes. Apesar de ser hipertensa não tive nenhum efeito colateral. Super recomendo.

    • Olá Tania tudo bem, sinto muito por estar passando por esses problemas mas acredito que há sempre uma solução pra tudo nessa vida não é mesmo!…Você já ouviu falar da arnica é uma planta excelente pra melhorar dás dores nas penas felizmente!…Pegue um punhado numa das suas mãos e faça uma infusão com um litro d água e tomar quatro copos-d’água por dia garanto que vc vai se sentir ótima mas atenção vc não pode aumentar a dose porque torna o remédio mto tóxico ok! Usar somente a dose correta Ok! Boas melhoras ah se vc quiser fazer uma cirurgia de varizes hoje em dia se atende mto bem pelo convênio do Sus ????

  7. Já usei varicel e não serviu de nada minhas pernas se eu ficar de pé ou sentar minhas pernas ficam cheia de manchas vermelhas nem uso mais bermuda c vergonha só somem as manchas se deitar ou sentar com as pernas esticadas me sentindo triste

Deixe um comentário