Um estudo publicado no começo de junho deste ano no BJOG: an International Journal of Obstetrics and Gynaecology (BJOG: um Jornal Internacional de Obstetrícia e Ginecologia, tradução livre) descobriu que mulheres que praticam exercícios físicos moderados durante sua gravidez possuem menor tendência de desenvolver diabetes gestacional e têm o seu ganho de peso reduzido.
A pesquisa foi realizada por cientistas espanhois que fizeram uma avaliação sistemática de exames realizados em 2.800 mulheres grávidas e saudáveis, participantes de 13 experimentos e que tinham o costume de praticar nenhuma ou pouca atividade física.
Ao analisar esses testes, os pesquisadores identificaram que o risco de desenvolver diabetes gestacional para as mulheres que se exercitavam era 30% menor. Se essas mulheres tivessem praticado atividade física no decorrer da gestação, essa redução era ainda maior: de 36%. Os melhores efeitos foram observados nas grávidas que mesclaram treinamentos de fortalecimento, tonificação, flexibilidade e exercícios aeróbicos.
Em relação ao ganho de peso durante a gravidez, os estudiosos perceberam que as futuras mamães que tinham o hábito de se exercitar eram um quilo mais magras, em média. O efeito pode ser experimentado inclusive por mulheres que iniciaram o treino moderado no segundo trimestre de sua gestação.
A pesquisadora líder do estudo, Gema Sanabria-Martinez, do Hospital Virgen de la Luz, na Espanha, ressaltou que a prática de atividades físicas ao longo da gravidez é algo que não pode ser temido. “Níveis moderados de exercício utilizados nesses estudos tiverem efeitos significativamente positivos na saúde e foram classificados como seguros tanto para a mãe quanto para o bebê”, explicou.
“Essa análise cuidadosa de estudos prévios mostrou um efeito benéfico dos exercícios em mulheres grávidas saudáveis que normalmente faziam pouco ou nenhum exercício. Isso pode influenciar as recomendações em relação ao exercício para essas gestantes. Mais estudos são necessários para estabelecer se esse efeito pode ser ou não visto em todas as mulheres grávidas”, completou o editor-chefe adjunto do jornal onde o estudo foi divulgado, Mike Marsh.
Os perigos da diabetes gestacional e do aumento de peso em excesso durante a gravidez
A diabetes gestacional é um dos problemas mais comuns que podem ocorrer durante uma gestação, além de ser uma perigosa complicação. Ela está associada a um maior risco no surgimento de outras condições como pré-eclampsia – doença caracterizada pelo aumento da pressão arterial na mulher grávida -, hipertensão, parto prematuro e necessidade de induzir o parto ou fazer uma cesariana.
Após o nascimento da criança, a diabetes gestacional pode trazer efeitos em longo prazo como o desenvolvimento de intolerância à glicose e diabetes do tipo 2 para as mães e maior chance dos filhos terem sobrepeso ou serem obesos, além de sofrerem um aumento no risco de sofrer com diabetes.
Ganhar mais peso do que o recomendado pelo médico durante a gravidez não somente traz os mesmos riscos que a diabetes gestacional, como também faz com que a probabilidade de perder esse excesso peso após dar à luz seja menor.