Farinha de feijão branco emagrece?

Especialista:
atualizado em 29/12/2020

Muito já se falou dos benefícios para a saúde deste alimento, mas será que a farinha de feijão branco emagrece? Acha que ela pode ajudar mesmo a perder peso?

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Com tantas notícias e informações divulgadas a todo instante sobre os alimentos e ingredientes que podem contribuir ou atrapalhar a perda de peso, às vezes fica difícil saber o que é verdade e o que é mentira na hora de montar uma dieta que seja saudável e que estimule o emagrecimento.

É por isso que antes de comprar um produto e deixar o outro de lado é preciso analisar suas propriedades e efeitos com mais cuidado.

Por exemplo, você já ouviu falar que a farinha de feijão branco emagrece? Acha que ela pode ajudar mesmo a perder peso?

Farinha de feijão branco emagrece?

feijão branco

De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, sim, a farinha de feijão branco emagrece.

O experimento, que contou com a participação de 25 indivíduos saudáveis e durou 4 semanas, identificou que aqueles que consumiram uma porção diária desse alimento tiveram maior perda de peso e redução da circunferência abdominal do que o grupo placebo.

E considerando o subgrupo que consumiu mais carboidratos por dia, observou-se que uma redução ainda mais significativa no peso e na circunferência abdominal.

Isso porque aqueles do grupo placebo perderam apenas 0,77 Kg de peso e 3,3 cm de circunferência abdominal, e os que consumiram o alimento, 3,95 Kg e 7,62 cm respectivamente.

A faseolamina

Um dos fatores que causa esse efeito é a presença da proteína faseolamina na composição da farinha de feijão branco.

Essa substância dificulta a digestão dos carboidratos, o que faz com que o corpo gaste mais energia para metabolizar o alimento e ainda reduz em até 20% a absorção desse nutriente, contribuindo assim para a perda de peso.

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Outro efeito da faseolamina é o de diminuir a velocidade da absorção do açúcar, o que evita que as taxas de glicose no sangue fiquem nas alturas e causem picos de insulina.

Sabe-se que as altas variações desse hormônio no sangue é responsável pelo acúmulo de gordura no corpo, especialmente na região abdominal.

Além de evitar os picos de açúcar no sangue, essa farinha é rica em fibras, que melhoram a saúde do sistema digestivo e, juntamente com o controle dos níveis de glicose, geram uma sensação de saciedade, o que ajuda a controlar o apetite e, consequentemente, a emagrecer.

No entanto, para perder peso, além de consumir a farinha de feijão branco, é necessário que a pessoa busque ter uma alimentação saudável e equilibrada, além de praticar exercícios físicos regularmente, já que sozinho o alimento não faz milagres.

Outros benefícios da farinha de feijão branco 

Além do auxílio no emagrecimento, a farinha de feijão branco fornece ainda os seguintes benefícios:

1. Prevenção e controle da diabetes 

Ao diminuir os picos na taxa de glicose no sangue, o produto também evita que o organismo desenvolva uma condição chamada de resistência à insulina, que é um dos fatores de risco para o surgimento da diabetes.

Para quem já sofre com a doença, a farinha faz bem porque mantém o nível de açúcar controlado, o que contribui para a estabilidade do quadro e para uma resposta mais eficiente ao tratamento.

2. Evita a constipação 

O alto teor de fibras presente no alimento forma um gel que melhora o fluxo do bolo fecal e alimentar, o que combate a prisão de ventre, que também é conhecida pelo nome de constipação.

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Além disso, a farinha também aumenta a quantidade de bactérias boas na flora intestinal, o que melhora o processo digestivo.

3. Fortalece o sistema imunológico 

Mais da metade das células de defesa do corpo humano encontram-se no intestino. Portanto, dizer que um produto faz bem ao sistema digestivo é afirmar que ele reforça o sistema imunológico.

Mas não é só isso, porque a digestão das fibras do alimento pela flora intestinal resulta na produção de ácidos graxos de cadeia curta que bloqueiam a chegada de componentes malignos à corrente sanguínea.

4. Redução do colesterol

Durante o processo de digestão, as fibras presentes no feijão branco diminuem a absorção de colesterol feita pelo organismo, o que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.

Receita de farinha de feijão branco 

farinha de feijão branco

A farinha de feijão branco pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, sendo vendida na versão em pó e também em formato de cápsulas. No entanto, também há como preparar a receita em casa, se assim você preferir, basta seguir as instruções a seguir:

Ingredientes: 
  • 300 g de feijão branco cru.
Modo de preparo:
  1. Primeiro, lave bem os grãos do feijão e espere secar;
  2. Em seguida, leve-os ao liquidificador e bata uma pequena porção de 300 g por vez até obter um farelo;
  3. Caso você tenha um triturador, passe a farinha no aparelho para torná-la bem fininha. Depois, é só peneirar e guardar na geladeira em um pote seco e bem tampado.

Cuidados ao consumir a farinha de feijão branco

Apesar da farinha de feijão branco ajudar a emagrecer e ter muitos benefícios para a saúde, é preciso ter alguns cuidados ao consumi-la.

Primeiro, porque ela dificulta a absorção de carboidratos, o que pode ser bom para quem exagera na ingestão deles, mas é ruim para quem não come muitos alimentos ricos em carboidratos, já que esse é o principal nutriente usado pelo corpo para gerar energia.

Além disso, o feijão cru, que é o utilizado no preparo da farinha, possui toxinas que em grandes quantidades no organismo, podem causar efeitos colaterais como:

  • Diarreia;
  • Náusea;
  • Distúrbios gastrointestinais;
  • Vômitos;
  • Dores no estômago;
  • Aumento de flatulências.
  • É fonte de fitatos, compostos que prejudicam a absorção de minerais como ferro, zinco, cobre e fósforo.

Sendo assim, é indicado que o uso contínuo do produto não ultrapasse 30 a 40 dias e que a dose diária seja de uma colher de café diluída em uma porção pequena de água, ingerida preferencialmente antes do almoço.

Pessoas com anemia, que sofram com alterações intestinais e mulheres que estejam grávidas, não devem consumir a farinha. Já as crianças devem fazer o seu uso apenas com autorização e acompanhamento médico.

Você conhece alguém que a utilize e afirme que a farinha de feijão branco emagrece? Como você a usaria em sua cozinha? Comente abaixo.

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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