Farinha de Feijão Branco Emagrece?

Especialista:
atualizado em 18/12/2019

Com tantas notícias e informações divulgadas a todo instante sobre os alimentos e ingredientes que podem contribuir ou atrapalhar a perda de peso e a manutenção da boa forma, às vezes fica difícil saber o que é verdade e o que é mentira na hora de montar o cardápio de refeições que sejam saudáveis e estimulem o emagrecimento.

É por isso que antes de comprar um produto e deixar o outro de lado é preciso analisar suas propriedades e efeitos com mais cuidado. Por exemplo, você já ouviu falar que a farinha de feijão branco emagrece? Acha que ela pode ajudar mesmo a perder peso?

Farinha de feijão branco emagrece? 

De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, sim, a farinha de feijão branco emagrece. Os responsáveis pela realização do experimento, que contou com a participação de 50 indivíduos obesos, identificaram que as pessoas que consumiram uma porção diária desse alimento tiveram uma perda de 1,7 kg a mais do que aqueles que não receberam a farinha.

Um dos fatores que causa esse efeito é a presença da proteína faseolamina na composição da farinha de feijão branco. Ela é capaz de impedir a quebra e digestão de carboidratos, reduzindo 20% a absorção da taxa desse nutriente que é consumido simultaneamente.

Com isso, o que acontece é uma diminuição na quantidade de calorias presentes na refeição, o que pode estimular a perda de peso.

Além disso, outro efeito da faseolamina é o de diminuir a velocidade da absorção de açúcar, o que evita que as taxas de glicose no sangue fiquem nas alturas. Assim, ocorre também uma produção menor de insulina, o hormônio que tem como um de seus trabalhos o depósito de gordura. Desse modo, menos gordura será armazenada e a tendência do acúmulo de massa gorda no corpo será menor.

Ao evitar os picos de açúcar no sangue, que causam um aumento no apetite quando esses níveis caem bruscamente, o produto ainda contribui com o controle da fome e, por consequência, da ingestão calórica.

Um fator que também nos mostra que a farinha de feijão branco emagrece é o alto teor de fibras presentes no alimento. Essas substâncias formam um gel no bolo alimentar, o que mantém o estômago cheio por um período maior e promove a sensação de saciedade no organismo. Esse efeito traz um estímulo ainda maior para o controle do apetite, que é benéfico para quem deseja emagrecer.

É claro que para ter sucesso na perda de peso, além do consumo da farinha de feijão branco, será necessário que a pessoa busque ter uma alimentação saudável, equilibrada e sem exageros e se dedique a prática regular de exercícios físicos, já que sozinho o alimento não pode operar milagres.

Outros benefícios da farinha de feijão branco 

Além do auxílio no emagrecimento, a farinha de feijão branco fornece ainda os seguintes benefícios:

– Prevenção e controle da diabetes 

Ao diminuir os picos na taxa de glicose no sangue, o produto também evita que o organismo desenvolva uma condição chamada de resistência à insulina, que é um dos fatores de risco para o surgimento do diabetes.

Para quem já sofre com a doença, a farinha faz bem porque mantém o nível de açúcar controlado, o que contribui para a estabilidade do quadro e para uma resposta mais eficiente ao tratamento.

– Evita a constipação 

O alto teor de fibras presente no alimento forma um gel que melhora o fluxo do bolo fecal e alimentar, o que previne o aparecimento da prisão de ventre, que também é conhecida pelo nome de constipação. Além disso, a farinha também causa a proliferação da flora intestinal, o que melhora o processo digestivo.

– Fortalece o sistema imunológico 

Mais da metade das células de defesa do corpo humano encontram-se no intestino, logo, dizer que um produto faz bem ao sistema digestivo é afirmar que ele reforça o sistema imunológico. Mas não é só isso: a digestão das fibras do alimento pela flora intestinal resulta na produção de ácidos graxos de cadeia curta que bloqueiam a chegada de componentes malignos à corrente sanguínea.

– Redução do colesterol

Durante o processo de digestão, as fibras presentes no feijão branco diminuem a absorção de colesterol feita pelo organismo.

Receita de farinha de feijão branco 

A farinha de feijão branco pode ser encontrada em produtos de lojas naturais em sua versão em pó e também é possível encontrar o ingrediente em formato de cápsulas. No entanto, também há como preparar a receita em casa, se assim você preferir, basta seguir as instruções a seguir:

Ingredientes: 

  • 300 g de feijão branco cru.

Modo de preparo:

  1. Lavar bem os grãos do feijão e esperar secar.
  2. Levá-los ao liquidificador e bater uma pequena porção dos 300 g por vez até obter um farelo;
  3. Caso você tenha um triturador, passe a farinha no aparelho para torná-la bem fininha. Depois, peneirá-la e guardar na geladeira em um pote seco e bem tampado.

Cuidados ao consumir a farinha de feijão branco

Mesmo sabendo que a farinha de feijão branco emagrece e conhecendo todos esses benefícios em relação à saúde e boa forma, é preciso ter alguns cuidados com o seu consumo. Primeiro por conta do bloqueio na absorção de carboidratos que ele promove. Se isso pode contribuir com quem excede na ingestão desse nutriente, quem não o consome muito pode ter prejuízos, tendo em vista que o nutriente é importante para a obtenção de energia por parte do corpo.

Outro problema é que o feijão cru, como o utilizado no preparo da farinha, possui toxinas que ao se encontrarem em grandes quantidades no organismo causam efeitos colaterais como diarreia, náusea, distúrbios gastrointestinais, vômitos, dores no estômago e aumento de flatulências. Além disso, esse ingrediente é fonte de fitatos, compostos que prejudicam a absorção de minerais como ferro, zinco, cobre e fósforo.

Desta maneira, o indicado é que o uso contínuo do produto não ultrapasse 30 a 40 dias e que a dose diária seja de uma colher de café diluída em uma porção pequena de água, ingerida preferencialmente antes do almoço.

Pessoas com anemia, que sofram com alterações intestinais e mulheres que estejam grávidas não devem consumir a farinha. Já as crianças devem fazer o seu uso apenas sob autorização e acompanhamento médico.

Você conhece alguém que a utilize e afirme que a farinha de feijão branco emagrece? Como você a usaria em sua cozinha? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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