Fatos que você precisa saber sobre a dieta detox

Especialista da área:
atualizado em 06/01/2021

Você provavelmente já ouviu falar de uma série de versões da dieta detox que trazem promessas incríveis em termos de perda de peso. Algumas, inclusive, são bem restritivas e podem trazer danos para a saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

É por isso que é muito importante conhecer o jeito certo de fazer a dieta detox. Não apenas para ter bons resultados em termos de desinchar e emagrecer, mas para alcançar esses objetivos de modo saudável, sem causar prejuízos ao corpo.

Primeiramente, o que é detox?

O termo detox vem da palavra desintoxicar. Ou seja, a expressão detox refere-se a diminuir a quantidade de toxinas presentes no organismo. A saber, as toxinas são subprodutos do metabolismo, o resto ou lixo que sobra do metabolismo humano.

No entanto, elas também podem ser consumidas por meio da má alimentação. Por exemplo, uma grande vilã no que se trata de toxinas e desintoxicação é a bebida alcoólica. Isso porque o álcool provoca a formação de muitos subprodutos prejudiciais ao corpo.

Entretanto, as bebidas alcoólicas não estão sozinhas no cargo de vilãs. Os alimentos industrializados que são cheios de produtos químicos também contribuem com a presença de toxinas no organismo.

O próprio corpo já conta com órgãos que são responsáveis pela desintoxicação ou limpeza. Um desses órgãos é o fígado. Além disso, os rins e o intestino podem excretar parte dessas toxinas. Mas acredita-se que a presença de certos alimentos na dieta pode dar uma forcinha ao processo.

Descascar mais e desembalar menos

Frutas

É uma regra de ouro quando se trata de dieta detox. Afinal, se os alimentos industrializados que costumam vir embalados fornecem muitas toxinas ao corpo, o melhor é trocá-los por alimentos naturais e saudáveis, que precisamos descascar para consumir.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas, isso não significa que você deva eliminar a casca de todos os alimentos. Alguns realmente não podem ter a sua casca consumida, mas há casca de alimentos que podemos comer e que são muito saudáveis, contendo fibras e antioxidantes.

Por isso, conheça receitas com cascas de alimentos.

Ou seja, a regra aqui é focar bastante nos legumes, verduras, frutas, cereais integrais, leguminosas, carnes e fontes de gorduras boas. Esses alimentos ajudam a desintoxicar o organismo e a ter uma alimentação mais saudável e equilibrada.

De olho no açúcar

Cortar ou ao menos diminuir bem o consumo de açúcar é outra excelente ideia para a dieta detox. Isso porque o açúcar é um alimento pró-inflamatório, o que significa que ele favorece a inflamação.

Mas, observe que reduzir ou cortar o açúcar não significa apenas tirar o açúcar de mesa que se adiciona aos alimentos e bebidas. Isso também envolve deixar de lado as comidas açucaradas, como doces, balas, produtos de confeitaria e refrigerantes, por exemplo.

E quanto aos produtos detox?

Suco detox

Certamente, você já se deparou com a propaganda de um suco, vitamina ou shake detox que prometia maravilhas para a sua silhueta. Entretanto, em primeiro lugar, é preciso pensar: será que um produto industrializado realmente é tão detox assim?

  Continua Depois da Publicidade  

Mais interessante, econômico e saudável do que comprar o produto seria preparar o seu próprio suco, vitamina ou shake detox em casa. Além disso, ao preparar e consumir a receita detox na hora, obtém-se muito mais antioxidantes do que com um produto industrializado.

Aprenda receitas de suco detox e de bebidas detox anti-inflamatórias. Se não for possível preparar o seu próprio suco, vitamina ou shake detox em casa, procure escolher produtos detox de qualidade, produzidos por marcas confiáveis.

Produtos detox não são mágicos

Outra questão é que muitas pessoas comem de qualquer jeito ao longo do dia: consomem um monte de junk food, frituras, doces e refrigerante.

Então, esperam que colocar uma bebida detox que promete melhorar o fígado ou ajudar a desinchar no jantar vai causar efeitos milagrosos em sua saúde e forma física. Isso é pura ilusão, pois não existe esse tipo de milagre.

Essas bebidas podem até trazer algum tipo de contribuição, devido aos seus compostos benéficos. No entanto, apenas tomá-los não resolve o problema.

  Continua Depois da Publicidade  

Além de usar essas bebidas é fundamental ter uma dieta equilibrada ao longo de todo o dia, não consumir bebidas alcoólicas ou açúcar, ingerir bastante água, dormir bem e se exercitar sempre que possível. É tudo isso em conjunto que ajuda o organismo a se tornar menos intoxicado.

Muito cuidado com as dietas super restritivas

É só fazer uma pesquisa rápida na internet, que encontramos sugestões de dietas detox super restritivas. Algumas mandam tomar apenas suco, água com limão ou água com vinagre durante três dias. Já outras permitem comer apenas uma fatia ou um pedaço de certo alimento.

Esses métodos são perigosos, pois não fornecem toda a gama de nutrientes que o organismo precisa para funcionar. Como resultado, quem as segue pode desenvolver carência de proteínas, vitaminas e minerais.

Isso pode até mesmo prejudicar o sistema imunológico. Sem contar que ao retornar à dieta habitual, a pessoa pode se jogar em uma comilança excessiva por estar morrendo de fome após passar tantos dias sem comer. Assim, ela recuperará ou ultrapassará o peso perdido.

Portanto, fazer uma dieta detox radical é uma péssima ideia tanto para a saúde quanto para a boa forma. O ideal não é somente emagrecer, mas continuar magro e com saúde. Para isso, é necessário fazer mudanças saudáveis na dieta, que possa manter a médio e longo prazo.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, a palavra de ordem aqui é aderir a uma dieta balanceada e saudável. Para saber direitinho como fazer isso de modo eficiente e seguro, procure o auxílio de um nutricionista.

Falando nisso, a nossa nutricionista também falou no vídeo a seguir sobre como é a dieta detox certa para desinchar e emagrecer:

Gostou das dicas?

Você já aderiu a uma dieta detox? Acha que te fez bem? Então, compartilhe a sua experiência nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média 4,50)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário