Aos 54 anos de idade, Mark Jordan, morador da cidade de Corpus Christi, no Texas, Estados Unidos, bateu o recorde de exercícios na barra fixa ao fazer 4.321 repetições dentro do período de 24 horas. O feito foi realizado em novembro do ano passado.
Jordan, que vinha treinando para alcançar o recorde em torno de um ano antes de atingi-lo, explicou que depois de ter alcançado a marca de fazer 4.210 exercícios seguidos na barra fixa, percebeu que ainda lhe restava um pouco de energia e como o número 4.321 (4-3-2-1) seria facilmente lembrado por ele, decidiu tentar.
O homem ainda afirmou que espera que o seu feito possa inspirar outras pessoas a cuidarem de si mesmas. “Isso é para passar a mensagem de que é importante ser capaz de tomar conta da sua saúde, lidar com a sua saúde de diversas maneiras, não importando a idade que você tenha. Os benefícios são coisas que não somente ajudam você, mas permitem que você tenha a capacidade de guiar e inspirar outras pessoas também”, explicou.
Apesar do recorde ter sido quebrado em novembro de 2014, Jordan recebeu o certificado de seu feito somente em março deste ano.
O bacana da história de Jordan é que ele não bateu o recorde simplesmente por vaidade ou com o intuito de alcançar um objetivo pessoal, mas para contribuir com uma boa causa. O seu feito arrecadou dinheiro para uma organização chamada HELP (Hammons Education Leadership Programs, em inglês), uma instituição que guia jovens problemáticos e/ou que estejam expostos a riscos em direção a uma carreira profissional.
Outro americano, chamado Mike McCastle, de 27 anos – exatamente a metade da idade de Jordan –, da cidade de Coupeville, nos estado de Washington, havia tentando bater o mesmo recorde que o texano. Entretanto, McCastle foi obrigado a parar quando faltavam 800 exercícios para atingir a marca, por conta de problemas físicos.
Depois de ter sido hospitalizado, o homem revelou que vai tentar bater o recorde estabelecido por Jordan mais uma vez, para contribuir com o Wounded Warrios Project, uma instituição que ajuda militares que foram vítimas de ferimentos.