Inteligência artificial consegue prever se o câncer de mama se espalhará

atualizado em

Cientistas do King’s College London, no Reino Unido, alcançaram um importante avanço no campo da oncologia: a equipe desenvolveu um modelo de inteligência artificial (IA) capaz de prever o risco do câncer de mama se espalhar para outras partes do corpo.

O estudo se focou em pacientes com câncer de mama triplo negativo. Esse é um tipo de câncer de mama em que as células cancerosas não têm três “chaves” especiais que as ajudam a crescer. Essas “chaves” são chamadas de receptor de estrogênio, receptor de progesterona e receptor HER2.

Quando as células cancerosas não possuem esses receptores, o tratamento pode ser mais desafiador, pois as opções terapêuticas específicas para esses receptores não são eficazes. Confira: os 15 sintomas que podem indicar um câncer

O câncer de mama triplo negativo também apresenta a maior probabilidade de retorno ou de se espalhar durante os primeiros anos após o tratamento, algo que é chamado de câncer de mama secundário ou metastático.

A criação do novo modelo de IA foi feita a partir de testes em mais de 5 mil gânglios linfáticos doados generosamente por 345 pacientes para biobancos. A tecnologia mede a resposta da estrutura que funciona como filtro de substâncias estranhas, o que inclui células cancerosas e infecções.

  Continua Depois da Publicidade  

Os cientistas descobriram que a partir de marcadores sobre a resposta imune, era possível prever a probabilidade do câncer se espalhar para outras partes do corpo, mesmo quando as células cancerígenas não se espalharam nos gânglios linfáticos.

Inteligência artificial
Inteligência artificial usada em estudo previu se câncer de mama se espalharia

A líder da pesquisa e médica, Dra. Anita Grigoriadis destacou que eles pegaram descobertas sob o microscópio e as traduziram em uma estrutura de aprendizado profundo para criar um modelo de IA que pode ajudar os médicos a tratar as pacientes, disponibilizando mais uma ferramenta para a prevenção do câncer de mama secundário ou metastático.

A médica apontou ainda que ao demonstrar que as alterações nos gânglios linfáticos podem prever se o câncer de mama triplo negativo vai se espalhar, eles também construíram conhecimento acerca do papel da resposta imune na compreensão do prognóstico de uma paciente. As informações são do Metrópoles.

O que você achou desse estudo? Você acredita que a inteligência artificial vai contribuir para que haja diagnósticos ainda mais precisos e rápidos em um futuro próximo? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário