Kibe Tem Carboidrato? E Glúten? Tipos, Variações e Dicas

Especialista:
atualizado em 27/12/2019

Nós, brasileiros, vivemos em um país que recebeu a influência cultural de diversos outros países. Essa influência atinge diversas áreas da nossa sociedade, o que sempre inclui a culinária. Tanto que não é tão difícil encontrar alguns pratos típicos e/ou originários de outros países sendo comercializados pelas ruas das cidades em que moramos.

Um desses alimentos é o kibe, que pode ser facilmente encontrado em cantinas de escolas e faculdades, padarias, lanchonetes e redes de restaurante fast food, por exemplo.

O quitute é originário do Mediterrâneo e do Iraque e era uma comida das classes mais pobres, já que a carne misturada ao trigo poderia render e servir de alimento para toda uma família.

Acredita-se que o kibe tenha chegado ao Brasil juntamente com os imigrantes libaneses. Atualmente, a tradicional receita com carne e trigo, que pode aparecer em versões cruas, assadas ou fritas, ganhou algumas adaptações e pode ser encontrada acompanhada de outros ingredientes como queijo, presunto e catupiry, por exemplo.

Mas será que o kibe tem carboidrato?

Para quem aprecia essa iguaria, porém, segue um programa alimentar low carb, ou seja, com controle ou diminuição na ingestão de carboidratos nas refeições, seja por questões relacionadas à saúde, seja para estimular a redução do peso corporal, vale a pena saber se o kibe tem carboidrato ou não em sua composição.

Pois bem, é verdade sim que o kibe tem carboidrato, entretanto, a forma de preparo escolhida para o alimento, assim como os ingredientes escolhidos para acompanhar ou rechear o quitute, fazem com que o teor do nutriente encontrado no prato árabe seja alterado de receita para receita.

Por isso, para termos uma noção da quantidade de carboidratos que podem ser encontradas em diferentes receitas, tipos e porções do kibe, preparamos uma lista com essas informações. Dê só uma conferida:

1. Kibe frito (genérico)

  • 30 g: aproximadamente 4,85 g de carboidratos;
  • 100 g: aproximadamente 16 g de carboidratos;
  • 1 xícara: aproximadamente 39,9 g de carboidratos.

2. Kibe assado da marca Almanara

  • 30 g: aproximadamente 4,75 g de carboidratos;
  • 100 g: aproximadamente 16 g de carboidratos.

3. Mini kibe da marca Sadia

  • 2 unidades ou 40 g: 5 g de carboidratos;
  • 100 g: 12,5 g de carboidratos.

4. Kibe frito da marca Habib’s

  • 1 unidade de 85 g: 14 g de carboidratos.

5. Kibe cru da marca Almanara

  • 30 g: aproximadamente 6,1 g de carboidratos;
  • 100 g: aproximadamente 20,5 g de carboidratos.

6. Kibe de quinoa (genérico)

  • 30 g: aproximadamente 3 g de carboidratos;
  • 100 g: aproximadamente 10 g de carboidratos;
  • 1 xícara: 23,85 g de carboidratos.

7. Kibe de abóbora da marca Pranic

  • 30 g: 7,05 g de carboidratos;
  • 100 g: 23,5 g de carboidratos.

8. Kibe de soja da marca Goshen

  • 50 g ou 1 1/3 unidades: 11 g de carboidratos;
  • 100 g: 22 g de carboidratos.

9. Kibe fit da marca Gym Chef

  • 30 g: 10,8 g de carboidratos;
  • 100 g: 36 g de carboidratos.

10. Mini kibe assado (genérico)

  • 1 unidade: aproximadamente 2,35 g de carboidratos;
  • 100 g: aproximadamente 15,75 g de carboidratos.

11. Trigo para kibe (genérico)

  • 1 colher de sopa cheia: aproximadamente 22,75 g de carboidratos.
  • 100 g: 75,9 g de carboidratos.

Atenção

Os teores de carboidratos encontrados em cada kibe podem ser diferentes dos expostos na lista de cima, dependendo dos ingredientes e das marcas e porções dos ingredientes escolhidos para cada receita. Portanto, os valores funcionam somente como uma estimativa.

E será que o kibe tem glúten?

Agora que já vimos se o kibe tem carboidrato e a quantidade do nutriente que pode ser encontrada em diferentes tipos, receitas e porções do alimento tipicamente árabe, vamos verificar se o quitute possui o glúten em sua composição.

Essa informação é importante para as pessoas que não podem ingerir o glúten em suas refeições devido ao fato de sofrerem com condições de saúde como a doença celíaca, sensibilidade ou intolerância ao glúten, e para aqueles que simplesmente escolheram excluir a substância da sua alimentação.

Pois bem, o trigo de kibe é um dos ingredientes que contêm o glúten em sua composição, portanto, o kibe preparado com esse trigo vai ser composto pela substância.

Entretanto, isso não significa que não existam versões de receitas de kibe sem glúten. Por exemplo, existe uma receita de kibe assado sem glúten que não traz o trigo para kibe, porém, é preparada com quinoa crua, além de outros ingredientes como carne moída, cebola, água, hortelã, sal, pimenta-do-reino, manteiga sem sal e azeite de oliva.

Uma dica importante para quem não pode ou não quer ingerir o glúten é sempre checar na embalagem dos ingredientes utilizados no preparo do seu kibe sem glúten, para conferir se eles não possuem traços da substância.

E se for a um restaurante ou lanchonete que comercializa o kibe sem glúten, questione a respeito de quais ingredientes são utilizados na preparação do alimento para certificar-se de que ele realmente é livre de glúten.

Você já imaginava que o kibe tem glúten? Tem o costume de consumir muito desse alimento? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário