Limão Faz Mal Para o Estômago?

Especialista:
atualizado em 23/12/2019

Podemos utilizar o limão no preparo de uma bela limonada gelada para ajudar a refrescar nos dias mais quentes do verão, assim como podemos utilizar a fruta para fazer temperos, molhos, tortas, mousses, picolés, sorvetes e etc.

A fruta também é uma fonte abundante de água e traz diversos nutrientes importantes para o funcionamento do organismo em sua composição.

Essa lista envolve substâncias como proteínas, carboidratos, fibras, gorduras, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B6, vitamina B9, colina (vitamina do complexo B), vitamina C, vitamina E, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre, manganês e selênio.

O limão faz mal para o estômago? 

Mas será que mesmo sendo fonte de tantos compostos benéficos para o corpo humano, podemos afirmar que o limão faz mal para o estômago?

Em pessoas que não têm nenhuma condição de saúde relacionado ao estômago, o limão em doses moderadas não deve fazer mal. No entanto, pessoas com certas condições de saúde têm que tomar cuidado, e é isso que veremos a seguir. 

Gastrite

Uma das situações em que é verdade que o leite faz mal para o estômago é quando estamos falando de um quadro de gastrite. Trata-se de uma condição caracterizada pela inflamação, erosão ou infecção do revestimento do estômago.

A origem da doença pode estar associada a uma bactéria chamada Helicobacter pylori, a vírus, a parasitas, a fungos ou ao refluxo da bile para dentro do estômago. Existem formas diferentes da condição: a gastrite aguda – que tem uma duração de pouco tempo – e a gastrite crônica – cujo período de duração pode ser de meses e, inclusive, anos.

O que acontece quando há a gastrite é que a mucosa que protege a parede estomacal enfraquece. Com isso, os sucos digestivos produzidos pelo estômago danificam o tecido de revestimento do órgão.

O limão é uma das frutas cítricas, ao lado das toranjas, das laranjas e das limas, que devem ser evitadas por pessoas que foram diagnosticadas com a gastrite.

A explicação é que quando as pessoas que sofrem com a gastrite consomem essas frutas cítricas, elas podem sentir dor. Pesquisas já indicaram que esses alimentos podem ativar neurotransmissores que trabalham trazendo a dor em pessoas que sofrem com a inflamação no estômago, justamente uma característica da gastrite.

Mas esse não é o único argumento que aponta que o limão faz mal para o estômago no que se refere à gastrite – o hábito de consumir suco de limão com o estômago ainda vazio pode ser uma das causas para o desenvolvimento da forma aguda da condição.

As úlceras 

Uma úlcera é descrita como uma lesão ou ferida aberta que pode ser desenvolvida em diversos lugares do corpo e um dos locais comuns para o seu aparecimento é justamente o estômago. A condição pode surgir em decorrência de um desequilíbrio na ação do ácido gástrico, que trabalha na digestão de alimentos e no combate a bactérias.

Por sua vez, esse desequilíbrio pode ser causado por uma infecção oriunda da bactéria Helicobacter pylori ou por conta da utilização de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides.

E por que o limão faz mal para o estômago nesse caso? As frutas cítricas como os limões, as toranjas, as laranjas e as limas também são capazes de causarem dor em pessoas que sofrem com as úlceras.

Azia 

Tomar uma quantidade excessiva de água de limão pode provocar a azia ou agravar a condição para as pessoas que já sofrem com o problema.

Também chamada de refluxo ácido, com a azia, a esfíncter esofágica, que está localizada entre o esôfago e o estômago, não funciona apropriadamente e o ácido estomacal parte para o esôfago. A azia causa uma queimação severa, além de dor no peito.

Perturbação estomacal

Alguns indivíduos podem sofrer com a perturbação estomacal quando consomem uma quantidade elevada do ácido ascórbico, substância que está presente na composição do limão.

Outros cuidados com o limão 

Indivíduos que sofrem com a doença do refluxo gastroesofágico não devem consumir limão porque ele pode agravar a inflamação ou irritação do esôfago e causar azia.

A fruta é altamente ácida e por conta disso o seu consumo frequente pode causar prejuízos para a saúde dental caso o esmalte dos dentes venha a ser danificado.

Para se prevenir contra isso, você pode tomar o suco de limão com canudinho para evitar que o ácido toque os dentes e corroa o esmalte dentário, ou lavar os dentes com água antes de ingerir a bebida e esperar pelo menos uma hora para escovar os dentes após consumi-la para evitar esfregar os ácidos ao redor dos dentes com a escova.

Outro problema refere-se às pessoas com dermatite, em quem o limão pode causar alergia de contato e irritações na pele.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já percebeu em alguma ocasião que o limão faz mal para o estômago? Costuma consumi-lo com frequência ou evita, por conta disso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (31 votos, média: 3,48 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

15 comentários em “Limão Faz Mal Para o Estômago?”

  1. Tenho gastrite
    Comecei tomar água com limão faz 4 dias
    Estou tendo dores no estômago e enjoo
    É uma pena ter que parar pois estou eliminando bastante líquido
    E a pressão normalizou
    Já que sou hipertensa

  2. Tenho gastrite e tomei um copo de água com um quarto de limão, logo em seguida tive uma dor de estômago prolongada e insuportável.

  3. Desde que passei a tomar a água com limão pela manhã senti uma melhora significativa no minha saúde. Deixei de ter problemas com acido úrico e gastrite.

    No meu caso o que agride o meu estômago é o leite, inclusive o sem lactose. É só eu tomar para voltar a ter gastrite.

  4. Acho que muitos médicos tem se esforçado para difundir os benefícios da água com limão..em jejum..durante o dia e antes de deitar..no YouTube tem pág de Gastroenterologistas e Médicos Clínicos ampliando as informações. Tenho hérnia de esôfago..refluxo e estagio 3 antes de uma de uma doença mais grave. Há algum tempo substituí a coca por água com limão..não só está limpando meu organismo num todo como estou com melhor digestão .. foi com com a sede saciada por mais tempo..sem ânsias de vômitos e um sono melhor! Cuidado com essas matérias fixas que iludem o leitor com informações não precisas. Água com limão é saúde!!

  5. Tive problemas estomacais e pressão alta,comecei ingerir um copo de água com um limão espremido, pasmem não tomo mais remédio para pressão e tbem não sinto mais desconforto estomacal. Limão não é vilão muito pelo contrário, matéria tendenciosa para vender remédio para estomago, única explicação que vejo .

  6. Ouvi um médico especialista em gastro dizer que água com limão em jejum é um veneno pro estômago, isso porque demora uns 20 minutos depois de tomado para ele se alcalinizar, ou seja, fica todo esse tempo hiper ácido agredindo as mucosas intestinais. Parece que tem coerência. Queria saber a esse respeito.

  7. Muito pelo contrario. Eu tinha refluxo e azia, e apos comecar a tomar agua com limao em jejum, minha azia e refluxo sumiram

  8. Eu fui diagnosticado com refluxo e tive crises fortes de azia. Até hoje, principalmente, após ingerir bebidas acoolicas sofro com azia.
    Porém, pasmem, depois que comecei a ingerir suco de limão com agua pela manha percebi que a azia e o refluxo diminuiram drasticamente… passei a ter os dias mais tranquilos e sem o problema da azia, inclusive, não faço mais uso de remedios para o estomago, como homeoprazol (tomei por muito tempo) e outros indicados.
    Esse meu relato é oposto a matéria publicada… agora, não sei dizer porque comigo o uso de limão foi benefico… É isso.

  9. Nossa quanta falta de informações em uma matéria! É comprovado cientificamente os benefícios do limão para o estômago! E eu sou a prova prática disso pois estou melhorando da minha gastrite com água de limão em jejum pela manhã, melhorei do refluxo, das dores e da ma digestão! SÓ COM LIMÃO EM JEJUM

    • O mesmo ocorreu comigo… tomava homeoprazol e outros medicamentos para gastrite e refluxo e depois que comecei utilizar agua com lima pela manha (hoje ja faço uso a noite antes dormir, tambem) senti melhoras significativas no estomago e tambem gripes e resfriados… Com certeza o uso do limão me fez bem… só pode.

    • Pois é… Meu Médico me recitou suco de limão pela manhã.. Gente fiquei besta com essa matéria.

    • Mesma coisa comigo. Tenho gastrite e quando toma limão pela manhã tenho uma melhora significativa. Meu problema é com o leite, se tomo leite é certo sentir dor e gastrite. Se tomo só limão fico de boa!

    • Mesma coisa aconteceu comigo, fui diagnosticado com refluxo, sentia alguns incômodos no estomago, depois que tomo a noite antes de dormir, ou pelo menos duas vezes ao dia, melhorei bastante do estomago, fora que quando peguei um resfriado me senti mais forte do que quando não tomava com frequência, vi até um comentário de um médico conhecido no Brasil o mesmo falou que é recomendado tomar pelo menos um suco de dois limões por dia, não entendo essa matéria.

  10. ainda tenho dúvidas pois existem matérias que dizem que o limão não faz mal para quem tem gastrite