Limão faz mal para o estômago?

Especialista da área:
atualizado em 29/01/2022

Nada como uma limonada gelada no calor ou uma torta de limão para matar a vontade de comer doces, não é mesmo? Pois é, mas quem tem algum problema estomacal pode pensar duas vezes antes de saborear essas gostosuras. Tudo devido ao receio de que o limão faz mal para o estômago.

O limão faz mal para o estômago?

A fruta é rica em água e traz uma série de nutrientes importantes para a saúde. Por exemplo, carboidratos, fibras, potássio, vitamina C e vitamina B6 (piridoxina). Além disso, ela é fonte de ácido cítrico e de antioxidantes. 

  Continua Depois da Publicidade  

Mas, será que mesmo com tantos compostos benéficos para o corpo humano, podemos afirmar que o limão faz mal para o estômago?

Em pessoas que não têm nenhum problema de saúde relacionado ao estômago, quantidades moderadas da fruta não devem fazer mal. No entanto, pessoas que sofrem com certas condições de saúde têm que tomar cuidado, como veremos a seguir.

Veja também: Benefícios do limão – Para que serve e propriedades.

Fatia de limão
O limão traz uma série de nutrientes importantes para a saúde

Quando o consumo do limão requer cuidados

Um dos casos que gera preocupação se o limão faz mal para o estômago é quando há um quadro de gastrite. Afinal, a doença envolve justamente a inflamação, erosão ou infecção do revestimento do estômago.

A gastrite pode ter relação com a bactéria Helicobacter pylori, vírus, parasitas, fungos ou com o refluxo da bile para dentro do estômago. Existem tipos diferentes: a gastrite aguda, que dura pouco tempo e a gastrite crônica, que pode durar meses ou anos.

  Continua Depois da Publicidade  

Na doença, a mucosa que protege a parede estomacal enfraquece. Com isso, os sucos digestivos produzidos pelo estômago danificam o tecido de revestimento do órgão.

Assim como as laranjas, o limão faz parte do grupo das frutas cítricas, alimento que costuma aparecer em listas de comidas que os pacientes com gastrite devem evitar.

A justificativa é que as frutas cítricas podem irritar a gastrite, causando dor estomacal, indigestão, entre outros sintomas.

A fruta pode não ser tão ruim quanto parece

Entretanto, não é possível afirmar que consumir uma fruta cítrica como o limão por si só é o que provoca a gastrite. Isso porque sozinhas, as frutas cítricas não aumentam a acidez do estômago o suficiente para causar a doença.

Por outro lado, elas não são exatamente inofensivas. O que ocorre é que os alimentos ácidos podem gerar o refluxo gastroesofágico e trazer sintomas como sensação de queimação abdominal, azia e inchaço.

Tanto que uma recomendação para quem sofre com a doença do refluxo gastroesofágico é não consumir limão, pois ele pode agravar a inflamação ou irritação do esôfago e causar azia.

  Continua Depois da Publicidade  

Ao mesmo tempo, algumas pessoas podem sentir uma perturbação estomacal quando consomem uma quantidade alta de ácido ascórbico, substância encontrada no limão.

Além disso, a presença dos ácidos ascórbico e cítrico nas frutas cítricas faz com que elas sejam bem ácidas e possam piorar sintomas como queimação e dor de estômago. 

mulher com azia
As frutas cítricas podem piorar sintomas como queimação e dor de estômago

Cada caso é um caso

A questão é que muitos fatores podem provocar inflamação e irritação ao revestimento do estômago. Assim, especialmente para quem já tem gastrite, a recomendação é prestar atenção em quais alimentos frequentemente causam problemas digestivos e evitá-los.

É importante destacar que cada pessoa é sensível a diferentes tipos de alimento. Logo, se o limão faz mal para o estômago de uma, não quer dizer que ele vai prejudicar a outra na mesma medida. Caso o quadro da doença esteja sob controle, é possível que o paciente consiga tolerar quantidades moderadas das frutas cítricas.

No entanto, isso não significa que certos cuidados possam ser deixados de lado. Por exemplo, recomenda-se comer frutas cítricas no máximo três horas antes de ir dormir. Isso porque, na posição deitada, o suco gástrico sobe mais facilmente para o esôfago, o que facilita o surgimento do refluxo.

Caso esse refluxo venha na companhia de líquidos ácidos, como os das frutas cítricas, as chances de sofrer com a queimação aumentam bastante.

  Continua Depois da Publicidade  

Outra orientação para quem tem gastrite é reservar o consumo das frutas cítricas para a parte final das refeições. Com isso, o contato entre as substâncias ácidas desses alimentos e as mucosas do estômago será menor.

E o mais importante: se mesmo tendo um histórico de tolerância ao limão e uma gastrite controlada, surgirem sintomas desagradáveis, o melhor é ouvir o que o corpo está dizendo e deixar a fruta de lado. 

Além disso tudo, o ideal é sempre manter as consultas em dia e informar ao médico sobre os sintomas que experimenta ao consumir o limão. Assim, o profissional poderá dar mais esclarecimentos sobre até onde a fruta pode aparecer na dieta.

Veja também: Dieta para gastrite – Alimentos, cardápio e dicas.

A água com limão como remédio natural

água com limão
Misturar quantidades pequenas de limão na água pode ajudar a neutralizar a acidez estomacal

O uso do limão para aliviar sintomas estomacais ainda divide opiniões. Enquanto alguns especialistas alertam que ele e outras frutas cítricas aumentam a severidade dos sintomas do refluxo ácido, outros dizem que o limão pode ser usado como remédio natural.

Há evidência que dietas ricas em ácido ascórbico podem ajudar a proteger o estômago contra certos danos. A justificativa é que se o ácido refluxo for causado por um baixo nível de ácido estomacal, tomar água com limão poderia ajudar.

Isso porque embora o suco do limão seja muito ácido, misturar quantidades pequenas com água pode ter um efeito alcalinizante e ajudar a neutralizar o ácido estomacal. 

A sugestão é combinar uma colher de sopa do suco da fruta com cerca de 240 ml de água e tomar 20 minutos antes de uma refeição para tentar ajudar a prevenir sintomas que algum alimento possa causar,

Entretanto, vale o alerta: quem já tem qualquer tipo de problema estomacal precisa consultar o médico antes de testar a água de limão como remédio natural. Como não está descartado que o limão faz mal para essas condições é fundamental confirmar com o profissional se a receita não oferece algum risco.

O limão e as úlceras

A úlcera é uma lesão ou ferida aberta que pode aparecer em diversos lugares do corpo e um dos locais comuns é justamente o estômago. Ela pode surgir devido a um desequilíbrio na ação do ácido gástrico, que trabalha na digestão de alimentos e no combate a bactérias.

Esse desequilíbrio pode ser causado por uma infecção provocada pela bactéria Helicobacter pylori ou por conta de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides.

As evidências que citamos acima sobre as dietas ricas em ácido ascórbico poderem ajudar a proteger o estômago contra certos danos são apresentadas como especialmente aplicáveis para as pessoas com úlcera péptica, que pode atingir o estômago ou duodeno. 

No entanto, é preciso manter a cautela porque outro dos motivos para afirmar que o limão faz mal para o estômago é o fato das frutas cítricas também serem capazes de causar dor em pessoas que sofrem com as úlceras.

Portanto, para quem tem úlcera e já sofreu ao consumir limão e outras frutas cítricas não é uma boa ideia recorrer a eles como remédios naturais. Se ainda assim, tiver uma boa relação com o limão ou apesar de um histórico ruim com a fruta, ficar curioso e quiser insistir, consulte o médico antes de tomar qualquer decisão.

Outros cuidados com o limão

Por ser altamente ácida, o consumo frequente da fruta pode prejudicar a saúde dental caso danifique o esmalte dos dentes.

Mas, existe uma forma de prevenir o problema: tomar suco de limão com canudinho e, assim, evitar que o ácido toque os dentes e corroa o esmalte dentário.

Outro truque é lavar os dentes com água antes de ingerir a bebida. Além disso, recomenda-se esperar pelo menos uma hora para escovar os dentes após consumir a fruta, para evitar esfregar os ácidos ao redor dos dentes com a escova.

Quem tem dermatite precisa tomar cuidados especiais ao manusear e utilizar o limão, pois a fruta pode causar alergia de contato e irritações na pele dessas pessoas.

Vídeo

Você já percebeu em alguma ocasião que o limão faz mal para o seu estômago? Costuma consumi-lo com frequência ou evita, por conta disso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (31 votos, média 3,48)
Loading...

Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

17 comentários em “Limão faz mal para o estômago?”

  1. Interessante, no meu caso foi ao contrário. Sofria com.muita gastrite, comecei a tomar em.jejum água com limão….a melhora foi maravilhosa.

    Responder
  2. Tenho gastrite
    Comecei tomar água com limão faz 4 dias
    Estou tendo dores no estômago e enjoo
    É uma pena ter que parar pois estou eliminando bastante líquido
    E a pressão normalizou
    Já que sou hipertensa

    Responder
  3. Tenho gastrite e tomei um copo de água com um quarto de limão, logo em seguida tive uma dor de estômago prolongada e insuportável.

    Responder
  4. Desde que passei a tomar a água com limão pela manhã senti uma melhora significativa no minha saúde. Deixei de ter problemas com acido úrico e gastrite.

    No meu caso o que agride o meu estômago é o leite, inclusive o sem lactose. É só eu tomar para voltar a ter gastrite.

    Responder
  5. Acho que muitos médicos tem se esforçado para difundir os benefícios da água com limão..em jejum..durante o dia e antes de deitar..no YouTube tem pág de Gastroenterologistas e Médicos Clínicos ampliando as informações. Tenho hérnia de esôfago..refluxo e estagio 3 antes de uma de uma doença mais grave. Há algum tempo substituí a coca por água com limão..não só está limpando meu organismo num todo como estou com melhor digestão .. foi com com a sede saciada por mais tempo..sem ânsias de vômitos e um sono melhor! Cuidado com essas matérias fixas que iludem o leitor com informações não precisas. Água com limão é saúde!!

    Responder
  6. Tive problemas estomacais e pressão alta,comecei ingerir um copo de água com um limão espremido, pasmem não tomo mais remédio para pressão e tbem não sinto mais desconforto estomacal. Limão não é vilão muito pelo contrário, matéria tendenciosa para vender remédio para estomago, única explicação que vejo .

    Responder
  7. Ouvi um médico especialista em gastro dizer que água com limão em jejum é um veneno pro estômago, isso porque demora uns 20 minutos depois de tomado para ele se alcalinizar, ou seja, fica todo esse tempo hiper ácido agredindo as mucosas intestinais. Parece que tem coerência. Queria saber a esse respeito.

    Responder
  8. Muito pelo contrario. Eu tinha refluxo e azia, e apos comecar a tomar agua com limao em jejum, minha azia e refluxo sumiram

    Responder
  9. Eu fui diagnosticado com refluxo e tive crises fortes de azia. Até hoje, principalmente, após ingerir bebidas acoolicas sofro com azia.
    Porém, pasmem, depois que comecei a ingerir suco de limão com agua pela manha percebi que a azia e o refluxo diminuiram drasticamente… passei a ter os dias mais tranquilos e sem o problema da azia, inclusive, não faço mais uso de remedios para o estomago, como homeoprazol (tomei por muito tempo) e outros indicados.
    Esse meu relato é oposto a matéria publicada… agora, não sei dizer porque comigo o uso de limão foi benefico… É isso.

    Responder
  10. Nossa quanta falta de informações em uma matéria! É comprovado cientificamente os benefícios do limão para o estômago! E eu sou a prova prática disso pois estou melhorando da minha gastrite com água de limão em jejum pela manhã, melhorei do refluxo, das dores e da ma digestão! SÓ COM LIMÃO EM JEJUM

    Responder
    • O mesmo ocorreu comigo… tomava homeoprazol e outros medicamentos para gastrite e refluxo e depois que comecei utilizar agua com lima pela manha (hoje ja faço uso a noite antes dormir, tambem) senti melhoras significativas no estomago e tambem gripes e resfriados… Com certeza o uso do limão me fez bem… só pode.

      Responder
    • Pois é… Meu Médico me recitou suco de limão pela manhã.. Gente fiquei besta com essa matéria.

      Responder
    • Mesma coisa comigo. Tenho gastrite e quando toma limão pela manhã tenho uma melhora significativa. Meu problema é com o leite, se tomo leite é certo sentir dor e gastrite. Se tomo só limão fico de boa!

      Responder
    • Mesma coisa aconteceu comigo, fui diagnosticado com refluxo, sentia alguns incômodos no estomago, depois que tomo a noite antes de dormir, ou pelo menos duas vezes ao dia, melhorei bastante do estomago, fora que quando peguei um resfriado me senti mais forte do que quando não tomava com frequência, vi até um comentário de um médico conhecido no Brasil o mesmo falou que é recomendado tomar pelo menos um suco de dois limões por dia, não entendo essa matéria.

      Responder
  11. ainda tenho dúvidas pois existem matérias que dizem que o limão não faz mal para quem tem gastrite

    Responder