Maçã Prende ou Solta o Intestino?

A maçã é uma fruta bastante consumida mundo afora, não apenas por seu sabor adocicado e textura crocante, mas principalmente por possuir nutrientes essenciais para a nossa saúde. Além disso, ela é uma ótima pedida para quem quer emagrecer e combater aquela vontade de doce sem comprometer os resultados da dieta.

Alguns alimentos são conhecidos por ajudarem a soltar o intestino e a maçã é normalmente tida como uma fruta capaz de combater a constipação, já que é uma fonte abundante de fibras.

No entanto, algumas pessoas que consomem a maçã podem sentir o efeito reverso. Isso é especialmente comum em pessoas que tentam curar a prisão de ventre com a maçã e não notam nenhuma melhora ou até mesmo uma piora no quadro geral.

Vamos tentar entender então se a maçã prende ou solta o intestino de fato, por que ela funciona de diferentes maneiras para pessoas diferentes e dar algumas dicas para melhorar o funcionamento do intestino independente do consumo da fruta.

Propriedades

Para você que gosta de comer maçã, saiba que, além de muitas fibras, ela contém antioxidantes importantes para a sua saúde, como é o caso da quercetina, que pode ajudar a aumentar a energia e resistência durante atividades físicas.

Além disso, os antioxidantes podem prevenir e combater inflamações, já que, juntamente com a vitamina C que a maçã oferece, eles são capazes de bloquear os efeitos dos radicais livres, sendo um grande auxílio para o sistema imunológico.

Informações nutricionais

Valores referentes a uma maçã grande, com cerca de 180 gramas.

  • 95 calorias;
  • 0 gorduras;
  • 0 colesterol;
  • 25 gramas de carboidratos;
  • 4 gramas de fibras;
  • 0,5 gramas de proteínas;
  • 1 grama de açúcar;
  • 8,4 miligramas de vitamina C;
  • 20 miligramas de fósforo;
  • 195 miligramas de potássio.

Mas afinal, maçã prende ou solta o intestino?

A resposta para esta pergunta pode depender do organismo de cada um. Isso porque cada corpo funciona de uma maneira diferente, dependendo da alimentação, estilo de vida, genética, entre outros fatores.

Antes de mais nada, vamos entender quais são as causas do intestino preso e por que algumas pessoas têm maior tendência a sofrer de constipação.

Quais são as causas da constipação?

A constipação ocorre quando o trânsito intestinal é, de alguma forma, alterado, causando dificuldades na evacuação. Quem sofre de constipação, ou prisão de ventre, como também é conhecida, produz fezes mais secas e isso gera muitos incômodos.

Normalmente, a constipação é um problema temporário devido a alterações do organismo. Gestantes, por exemplo, costumam sofrer muito com a prisão de ventre devido a mudanças hormonais. Pessoas mais de idade também têm maiores chances de ter o intestino preso.

Em geral, pessoas que sofrem de constipação possuem uma alimentação baixa em fibras e água, elementos essenciais para o bom funcionamento do sistema digestivo e do fluxo intestinal.

No entanto, algumas enfermidades e medicamentos podem causar episódios de intestino preso. Doenças como diabetes e mal de Parkinson podem contribuir para o ressecamento das fezes, assim como fazer uso de medicamentos para pressão, antiácidos, anticonvulsivos, analgésicos e suplementos de ferro também podem prender o intestino.

Quando a maçã pode prender o intestino?

Além do fato de que alimentos podem funcionar de forma diversa em organismos diferentes, existem alguns cenários em a maçã pode sim causar prisão de ventre. São eles:

1. Comer maçã sem a casca

Quem descasca a maçã antes de comer deve pensar duas vezes quando for comê-la novamente. Isso porque, ao retirar a casca, você está cortando pela metade a quantidade de fibras da maçã. Isso reduz e muito a propriedade de anticonstipação da maçã, que está justamente em seu alto teor de fibras.

Além disso, a maçã contém uma substância chamada pectina, e quando a casca é removida, a pectina pode eliminar os efeitos da fibra da maçã, fazendo com que esta fruta conhecida por evitar constipação tenha um efeito reverso.

2. Comer maçã estando desidratado

Mesmos em casos leves de desidratação, o corpo pode retirar a água das fezes para ser usada em outros processos mais importantes do organismo.

As fibras funcionam como uma esponja para manter as fezes úmidas, mas quando a água é retirada das fibras, elas conferem uma textura muito seca para as fezes, prejudicando o bom fluxo intestinal.

3. Comer maçã quando já se ingeriu muitas fibras

Não que o excesso de fibras seja prejudicial, mas como dito acima, se o corpo não estiver hidratado corretamente, elas podem causar constipação.

Se você ingerir muitas fibras e quer comer maçã mesmo assim, lembre-se de consumir também bastante água.

4. Comer maçã cozida

Ao cozinhar a maçã, seja para uma torta ou outra receita, o nível de pectina aumenta consideravelmente. A pectina age como um aglutinador no bolo fecal, ressecando as fezes e causando constipação.

Dicas para evitar o intestino preso

Se para você a maçã não resolve como remédio contra a prisão de ventre, ou então você não gosta tanto da fruta e nem quer pagar para ver se maçã prende ou solta o intestino, vamos dar algumas dicas de alimentação para melhorar o seu fluxo intestinal e parar de sofrer com a constipação.

1. Beba mais água

Como vimos acima, de nada adianta comer fibras se seu corpo não está muito bem hidratado. Enquanto uma pessoa que não sofre de constipação deve beber ao menos um litro e meio de água por dia, quem tem o intestino preso deve tomar pelo menos dois litros de água diariamente.

Não adianta beber outros líquidos, como sucos ou refrigerantes, já que estas bebidas contêm açúcar e outros ingredientes que podem prejudicar o sistema digestivo.

2. Faça de exercícios regularmente

Um estilo de vida sedentário pode contribuir negativamente com o funcionamento do seu intestino. Isso porque o exercício físico otimiza o funcionamento dos nossos órgãos, melhorando consideravelmente o sistema digestivo a fazer o seu trabalho.

Para melhorar o trânsito intestinal, uma caminhada diária de pelo menos 20 minutos já será de grande ajuda.

3. Coma mais vegetais

Os vegetais são fontes de fibra e de água, além de oferecerem diversos nutrientes dos quais nosso corpo necessita.

Uma dieta balanceada e rica em alimentos naturais é essencial para o bom funcionamento do sistema digestivo.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já tinha percebido se pra você a maçã prende ou solta o intestino? Tem o costume de comer essa fruta frequentemente? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (26 votos, média: 4,23 de 5)
Loading...

2 comentários em “Maçã Prende ou Solta o Intestino?”

  1. Adoro maçã! Mas tenho que abrir mão de comê-la porque segura o meu intestino! Como posso fazer para poder comer a fruta, sem que isso aconteça?
    Agradeço pela resposta e orientação.
    Graca Virmond

  2. maçã com casca ajuda no meu intestino.apesar de que todos antidepressivos e medicamentos fedts neyutxa dificulta muito o funcionamento do intestino

Deixe um comentário