Maçã prende ou solta o intestino?

Especialista da área:
atualizado em 16/10/2021

A maçã é uma fruta mundialmente consumida, não apenas por seu sabor adocicado e textura crocante, mas principalmente por conter nutrientes essenciais para a nossa saúde. Além disso, ela é uma ótima opção para quem busca emagrecer, pois ajuda a combater aquela vontade de comer doce sem comprometer os resultados da dieta.

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Essa fruta é conhecida pela sua capacidade de combater a constipação, já que é uma fonte abundante de fibras. No entanto, em algumas pessoas, a ingestão de maçã proporciona o efeito inverso.

Então, vamos tentar entender se a maçã prende ou solta o intestino, por que ela funciona de maneira diferente para determinadas pessoas e aproveite para descobrir algumas dicas para melhorar o funcionamento do intestino independente do consumo desta fruta.

Propriedades da maçã

maças

Além de ser rica em fibras, a maçã contém antioxidantes importantes para a sua saúde, como é o caso da quercetina, que pode ajudar a aumentar a energia e resistência durante a prática de atividades físicas.

Estes antioxidantes combinados com o alto teor de vitamina C dessa fruta, ajudam a prevenir e combater inflamações, uma vez que são capazes de bloquear os efeitos dos radicais livres, promovendo o fortalecimento do sistema imunológico.

Confira abaixo a composição nutricional de uma maçã média, com cerca de 100 gramas.

ComponentesPorção de 100 g
Calorias52 kcal
Gorduras0,17 g
Colesterol0 g
Carboidratos13,81
Fibras2,4 g
Proteínas0,26 g
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)

Quais são as causas da constipação?

A constipação também conhecida como prisão de ventre, ocorre quando o trânsito intestinal é, de alguma forma, alterado, causando dificuldades na evacuação. Quem sofre desta condição, produz fezes mais secas e isso ocasiona muitos incômodos.

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Normalmente, a constipação é um problema temporário, como por exemplo, nos casos das gestantes que por conta das mudanças hormonais, passam a apresentar este inconveniente.

Em geral, pessoas que sofrem de constipação possuem uma alimentação baixa em fibras e água, elementos essenciais para o bom funcionamento do sistema digestivo e do fluxo intestinal.

No entanto, algumas enfermidades, como a diabetes e o mal de Parkinson e medicamentos para controlar a pressão arterial, antiácidos, anticonvulsivos, analgésicos e suplementos de ferro podem contribuir para o ressecamento das fezes, causando episódios de intestino preso.

Quando a maçã pode prender o intestino?

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Em determinadas pessoas a maçã pode causar constipação, pois cada organismo funciona de uma maneira diferente. Alimentação, estilo de vida e genética, dentre outros casos, são fatores determinantes para o desenvolvimento desta condição.

Entretanto, quando a maçã é consumida com casca, essa fruta geralmente costuma facilitar a evacuação porque possui um alto teor de fibras. A maçã cozida com casca também é um excelente remédio caseiro para o bom funcionamento intestinal.

Porém, existem casos que a maçã pode sim, causar prisão de ventre em algumas pessoas. São eles:

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Comer maçã sem a casca

Você deve pensar duas vezes antes de descascar uma maçã, pois é justamente na casca que encontramos a metade da quantidade de fibras desta fruta.

Além disso, a maçã contém em sua casca uma substância chamada pectina, que é uma fibra solúvel facilmente dissolvida em água, que atua como um laxante natural, e quando a casca é removida, a fruta perde suas fibras, fazendo até mesmo com que a maçã, conhecida por evitar constipação, produza um efeito inverso.

Comer maçã estando desidratado

Mesmo em casos leves de desidratação, o corpo pode retirar a água das fezes para ser usada em outros processos mais importantes do organismo.

As fibras funcionam como uma esponja para manter as fezes úmidas, mas quando a água é retirada das fibras, elas conferem uma textura muito seca para as fezes, prejudicando o bom fluxo intestinal.

Comer maçã quando já se ingeriu muitas fibras

As fibras necessitam de água para passar pelo sistema digestivo e formar o bolo fecal, e quando você consome mais fibras, mas não ingere uma quantidade suficiente de água, pode ocorrer o agravamento de um quadro de intestino preso e ainda sofrer com dores abdominais.

Dicas para evitar o intestino preso

Se para você a maçã não resolve como remédio contra a prisão de ventre, ou então você não gosta tanto da fruta e nem quer pagar para ver se maçã prende ou solta o intestino, vamos dar algumas dicas de alimentação para melhorar o seu fluxo intestinal e parar de sofrer com a constipação.

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Beba mais água

Como vimos acima, de nada adianta comer fibras se seu corpo não está muito bem hidratado. Enquanto uma pessoa que não sofre de constipação deve beber ao menos um litro e meio de água por dia, quem tem o intestino preso deve tomar pelo menos dois litros de água diariamente.

Não adianta beber outros líquidos, como sucos ou refrigerantes, já que estas bebidas contêm açúcar e outros ingredientes que podem prejudicar o sistema digestivo.

Faça de exercícios regularmente

Um estilo de vida sedentário pode contribuir negativamente com o funcionamento do seu intestino. Isso porque o exercício físico otimiza o funcionamento dos nossos órgãos, melhorando consideravelmente o sistema digestivo.

Para melhorar o trânsito intestinal, uma caminhada diária de pelo menos 20 minutos já será de grande ajuda.

Coma mais vegetais

Os vegetais são fontes de fibra e de água, além de oferecerem diversos nutrientes dos quais nosso corpo necessita. Uma dieta balanceada e rica em alimentos naturais é essencial para o bom funcionamento do sistema digestivo.

Vídeo

Para você a maçã prende ou solta o intestino? Tem o costume de comer essa fruta frequentemente? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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5 comentários em “Maçã prende ou solta o intestino?”

  1. Eu moro que se comer a maçã com casca e beber água várias vezes aos dia, meu intestino solta bastante.

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  2. Adoro maçã! Mas tenho que abrir mão de comê-la porque segura o meu intestino! Como posso fazer para poder comer a fruta, sem que isso aconteça?
    Agradeço pela resposta e orientação.
    Graca Virmond

    Responder
  3. maçã com casca ajuda no meu intestino.apesar de que todos antidepressivos e medicamentos fedts neyutxa dificulta muito o funcionamento do intestino

    Responder