Açaí prende ou solta o intestino?

Especialista da área:
atualizado em 29/07/2021

O açaí é uma fruta roxinha que vem da região Amazônica, através de uma palmeira chamada de açaizeira. O alimento é conhecido por suas ações antioxidantes e anti-inflamatórias e por ser fonte de nutrientes como proteínas, gorduras, carboidratos, fibras, potássio, cálcio, ferro, fósforo, vitamina B1 e vitamina C.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, a fruta é associada a benefícios como a diminuição do colesterol ruim (LDL), o auxílio à prevenção da aterosclerose, o fortalecimento do sistema imunológico, a melhoria do funcionamento intestinal e o combate à anemia.

Portanto, devido a alta concentração de fibras no açaí, ele auxilia o funcionamento adequado do intestino, sendo uma ótima opção para quem tem o intestino preso.

O açaí prende ou solta o intestino?  

Açaí

Como já mencionado, essa fruta possui uma boa fonte de fibras. Uma porção de 100 g da fruta é composta por 7,2 g de fibras e esse nutriente ajuda a combater a chamada prisão de ventre. As fibras absorvem água, amolecem, dão volume às fezes e facilitam a sua eliminação.

Entretanto, recomenda-se que os alimentos que servem como fonte do nutriente, como é o caso do açaí, sejam consumidos acompanhados de água porque as fibras absorvem a água do organismo. Assim, se a sua ingestão não vier junto do consumo do líquido, as fezes podem ficar ressecadas, e ao invés das fibras ajudarem na constipação, vão produzir justamente o efeito oposto.

Cuidado com o exagero ao consumir o açaí 

Devemos ter muito cuidado com o consumo exagerado de açaí e consequentemente de fibras, em um curto espaço de tempo, porque pode-se agravar um quadro de intestino preso.

Mas pode também ocorrer o efeito contrário, ou seja, as fibras em excesso podem “soltar” demais o intestino e resultar em um quadro de diarreia. Esse quadro de diarreia, por sua vez, pode originar uma desidratação.

A recomendação é que indivíduos adultos não ultrapassem a ingestão de 25 g a 35 g de fibras diariamente. Entretanto, para acumular toda essa quantidade de fibras somente com o açaí em um curto espaço de tempo, a pessoa teria que consumir uma quantidade enorme do alimento.

Por outro lado, também é verdade que o açaí não é a única fonte de fibras alimentares, e existem diversos outros alimentos ricos no nutriente que, ao serem consumidos, aumentam a quantidade de fibras ingeridas.

Portanto, para não sofrer com as consequências do acúmulo do nutriente, a recomendação é não comer porções exageradas em um curto espaço de tempo de açaí ou outros alimentos ricos em fibras.

  Continua Depois da Publicidade  

Então, em resumo 

Vamos resumir então essa dúvida sobre se o açaí prende ou solta o intestino. O fato é que ao ser consumido em quantidades normais e moderadas, ele pode auxiliar no funcionamento correto do intestino, ajudando a amenizar um quadro de constipação (intestino preso), graças ao alto teor de fibras encontrado em sua composição.

Por outro lado, ao ser ingerido de maneira exagerada em um curto espaço de tempo, o alimento pode também prender o intestino, principalmente se estiver associado ao consumo de outras comidas ricas em fibras.

Para esclarecer

Estamos nos referimos à fruta açaí, o alimento natural em si. Não falamos das versões industrializadas do produto e nem daquelas que costumam vir cheias de acompanhamentos calóricos e pobres em nutrientes, como é o caso do xarope de guaraná por exemplo.

Receitas com açaí 

vitamina de açaí

Agora que já entendemos se e como o açaí prende ou solta o intestino, que tal aprendermos a preparar algumas receitas com a fruta?

1. Vitamina de açaí

Ingredientes:

  • 50 g de polpa de açaí 100% natural
  • 200 ml de leite desnatado
  • 1 banana

Modo de preparo:

  1. Coloque todos os ingredientes no liquidificador;
  2. Bata bem até adquirir uma substância homogênea. Sirva-se e bom apetite!

2. Molho de açaí

Ingredientes:

  • 100 g de polpa de açaí 100% natural
  • 1 colher de sopa de mostarda dijon
  • 1 colher de sopa de vinagre balsâmico
  • Azeite de oliva extra virgem
  • Sal a gosto

Modo de preparo:

  Continua Depois da Publicidade  

  1. Coloque a polpa de açaí 100% natural, o vinagre balsâmico e a mostarda no liquidificador e bata durante 30 segundos;
  2. Sem parar de bater, acrescente o azeite de oliva extra virgem (colocar uma colher pequena) e se for o caso adicione mais, pouco a pouco, até obter o ponto desejado;
  3. Bata até ficar cremoso, transfira o conteúdo para uma tigela e adicione o sal a gosto.

Você pode utilizar o molho em uma salada de folhas, que fica uma delícia.

Vídeo

Você já ouviu falar que o açaí prende ou solta o intestino? Consome essa fruta com frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8 votos, média 4,38)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário