O açaí é uma fruta roxinha que vem da região Amazônica, através de uma palmeira chamada de açaizeira. O alimento é conhecido por suas ações antioxidantes e anti-inflamatórias e por ser fonte de nutrientes como proteínas, gorduras, carboidratos, fibras, potássio, cálcio, ferro, fósforo, vitamina B1 e vitamina C.
Devido a alta concentração de fibras no açaí ele pode sim auxiliar o funcionamento adequado do intestino. Além disso, a fruta é associada a benefícios como a diminuição do colesterol ruim (LDL), o auxílio à prevenção da aterosclerose, o fortalecimento do sistema imunológico e o combate à anemia.
- Veja mais: Benefícios do açaí para a saúde e boa forma.
O açaí prende ou solta o intestino?
Como já mencionado, essa fruta possui uma boa fonte de fibras. Uma porção de 100 g da fruta é composta por 7,2 g de fibras e esse nutriente ajuda a combater a chamada prisão de ventre. As fibras absorvem água, amolecem, dão volume às fezes e facilitam a sua eliminação.
Portanto, ao ser consumido em quantidades normais e moderadas, o açaí pode auxiliar no funcionamento correto do intestino, ajudando a amenizar quadros de constipação (intestino preso), graças ao alto teor de fibras encontrado em sua composição.
Entretanto, recomenda-se que os alimentos que servem como fonte do nutriente, como é o caso do açaí, sejam consumidos acompanhados de água, porque as fibras absorvem a água do organismo.
Assim, se a sua ingestão não vier junto do consumo de líquidos, as fezes podem ficar ressecadas, e ao invés das fibras ajudarem na constipação, vão produzir justamente o efeito oposto.
- Veja também: 20 alimentos ricos em fibras para sua dieta
Cuidado com o exagero ao consumir o açaí
Devemos ter muito cuidado com o consumo exagerado de açaí e consequentemente de fibras, em um curto espaço de tempo, porque pode-se agravar um quadro de intestino preso.
A recomendação da Associação Americana do Coração (AHA) é que a ingestão de fibras corresponda a 25 g em uma dieta de 2.000 kcal, variando para mais ou menos, dependendo da necessidade calórica de cada pessoa.
Entretanto, para acumular toda essa quantidade de fibras somente com o açaí em um curto espaço de tempo, a pessoa teria que consumir uma quantidade enorme do alimento, o que não é comum.
Por outro lado, também é verdade que o açaí não é a única fonte de fibras alimentares, e existem diversos outros alimentos ricos no nutriente que, ao serem consumidos, aumentam a quantidade de fibras ingeridas.
Portanto, para não sofrer com as consequências do acúmulo do nutriente, a recomendação é não comer porções exageradas em um curto espaço de tempo de açaí ou outros alimentos ricos em fibras.
Estamos nos referimos à fruta açaí, o alimento natural em si. Não falamos das versões industrializadas do produto e nem daquelas que costumam vir cheias de acompanhamentos calóricos e pobres em nutrientes, como é o caso do xarope de guaraná por exemplo.
Receitas com açaí
Agora que já entendemos se e como o açaí prende ou solta o intestino, que tal aprendermos a preparar algumas receitas com a fruta?
1. Vitamina de açaí
Ingredientes:
- 50 g de polpa de açaí 100% natural
- 200 ml de leite desnatado
- 1 banana
Modo de preparo:
- Coloque todos os ingredientes no liquidificador;
- Bata bem até adquirir uma substância homogênea. Sirva-se e bom apetite!
2. Molho de açaí
Ingredientes:
- 100 g de polpa de açaí 100% natural
- 1 colher de sopa de mostarda dijon
- 1 colher de sopa de vinagre balsâmico
- Azeite de oliva extra virgem
- Sal a gosto
Modo de preparo:
- Coloque a polpa de açaí 100% natural, o vinagre balsâmico e a mostarda no liquidificador e bata durante 30 segundos;
- Sem parar de bater, acrescente o azeite de oliva extra virgem (colocar uma colher pequena) e se for o caso adicione mais, pouco a pouco, até obter o ponto desejado;
- Bata até ficar cremoso, transfira o conteúdo para uma tigela e adicione o sal a gosto.
Você pode utilizar o molho em uma salada de folhas, que fica uma delícia.
- Veja também: Calorias do açaí – Tipos, porções e dicas.
Vídeo: Benefícios do açaí
Saiba mais sobre os efeitos do açaí!
Quem tem diverticulite pode tomar açaí?