Manchas na língua – causas e o que fazer

Especialista da área:
atualizado em 01/02/2021

Está com uma mancha na língua e não sabe o que pode ser? Confira aqui as causas e o que fazer com as suas manchas na língua.

  Continua Depois da Publicidade  

Quando está saudável, a língua geralmente tem uma cor rosa clara. Algumas papilas brancas sobre a língua são normais, mas o excesso ou o mau cheiro podem dar dicas de que algo está errado. Aliás, saiba a forma correta de higienizar a boca para ter uma boa saúde bucal.

Além de manchas na língua, é sempre importante observar qualquer mudança como por exemplo:

Se você acha que sua língua não está com uma coloração saudável, entenda o que pode ser e como cuidar dela.

O que pode ser as manchas na língua

homem mostrando a língua

Existem várias possíveis causas para mudanças de cor na língua. Confira abaixo a cor da língua e o que ela significa.

1. Língua branca

A alteração mais comum na língua é o aspecto esbranquiçado. De fato, é comum que a língua tenha algumas manchinhas brancas – principalmente se você ainda não escovou os dentes. No entanto, a língua com manchas brancas pode indicar as seguintes condições:

Candidíase oral

O famoso sapinho é uma infecção fúngica na boca que pode deixar a língua com manchas brancas. 

O que fazer: apesar de desagradável, ela melhora sozinha e não precisa de um tratamento específico. No entanto, é importante evitar beijar outras pessoas para não transmitir a infecção.

Afta

Uma mancha branca na língua com bordas avermelhadas pode ser uma afta. As aftas na boca são lesões bem comuns e recorrentes. Em geral, ela causa outros sintomas como dor e surgimento em grupos.

O que fazer: na maioria dos casos a afta se cura sozinha. Mas se forem muitas de uma vez só e isso te causar incômodo, existem sprays que ajudam a aliviar a dor.

  Continua Depois da Publicidade  

Leucoplasia 

Na leucoplasia, as células da boca se desenvolvem mais do que deveriam. Esse crescimento excessivo causa o surgimento de manchas brancas na língua e na parte interna da bochecha.

Há também um outro tipo de leucoplasia, que é a leucoplasia pilosa. Nesse caso, manchas brancas surgem na borda lateral da língua. Esse tipo de leucoplasia é causado pelo vírus Epstein-Barr e não causa dano à saúde.

O que fazer: é importante buscar a opinião de um dentista já que pode ser um sinal de câncer. Apesar de a leucoplasia não ser um câncer, é importante investigar qualquer crescimento anormal de tecido.

2. Língua vermelha

Outra coisa bem comum é observar a língua mais vermelha do que o normal. De fato, algumas pessoas têm a língua vermelha por natureza. Mas se a sua língua nem sempre foi dessa cor, pode ser que você tenha alguma das condições abaixo:

Língua geográfica

Além de manchas vermelhas na superfície da língua, essa condição pode apresentar uma borda branca ao redor das manchas que lembra os contornos de um mapa.

O que fazer: nesse caso, você não precisa fazer nada pois a língua geográfica não faz mal à saúde. 

Porém, algumas pessoas podem sentir sensibilidade ou ardência após consumir alguns alimentos. Se isso acontece com você, pergunte ao seu dentista o que você pode fazer para acabar com esse desconforto.

Deficiência de vitaminas

A falta de certos nutrientes – como a vitamina B12 e o ácido fólico, por exemplo – pode deixar a língua avermelhada.

  Continua Depois da Publicidade  

Em alguns casos, a deficiência de vitaminas pode deixar a língua pálida.

O que fazer: antes de mais nada, faça um exame de sangue para comprovar a deficiência nutricional. Em seguida, consulte um nutricionista e peça dicas de suplementos e ajustes na alimentação para corrigir a falta de um ou mais nutrientes.

Escarlatina

A escarlatina é uma infecção que deixa sua língua com manchas avermelhadas. Como resultado da infecção, outro sinal que pode surgir é a febre.

O que fazer: por se tratar de uma infecção bacteriana, o uso de antibiótico prescrito por um médico é necessário para o tratamento.

3. Língua escura

Se a sua língua está preta, cinza ou marrom, pode ser que você tenha:

Má higiene bucal

É raro a língua ficar preta devido à má higiene, mas é possível. De fato, o crescimento descontrolado de bactérias pode deixar a língua e outras partes da boca mais escuras do que o normal.

Além disso, a condição pode ocorrer com quem tem diabetes, toma antibióticos ou faz tratamento quimioterápico.

O que fazer: é indispensável consultar seu dentista para determinar a causa do acúmulo de bactérias. Assim, ele pode indicar o melhor tratamento que consiste em medidas higiênicas e, às vezes, o uso de antibióticos.

Tabagismo

Além de manchar os dentes, o hábito de fumar pode deixar a língua marrom. 

O que fazer: o ideal é buscar ajuda para parar de fumar ou pelo menos diminuir a frequência de uso do cigarro.

Outras causas de manchas na língua

língua manchada

É pouco comum, mas a língua pode ficar azul ou roxa por causa de doenças do sangue ou problemas cardíacos. Nesse caso, cabe uma avaliação médica imediata.

Às vezes, a língua muda de cor temporariamente por causa de um alimento com corante que você comeu.

Por fim, a mancha na língua também pode vir junto de sintomas de doenças sistêmicas como a anemia, o sarampo e a mononucleose, por exemplo.

Cuidados gerais com a língua manchada

Além de manter a higiene bucal, é importante ir ao dentista regularmente. O ideal é visitar o profissional duas vezes por ano para uma avaliação, mesmo que você não tenha nenhum problema.

Em casos de manchas na língua acompanhadas por mau cheiro, procure o dentista e capriche ainda mais na escovação e no uso do fio dental.

Por fim, se uma mancha na língua não desaparecer após uma semana de higienização, procure atendimento para saber a causa.

Fontes e Referências Adicionais

Você já observou manchas na sua língua? Descobriu a causa? Comente aqui!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário