6 melhores frutas para ansiedade

Especialista da área:
atualizado em 18/01/2022

A boa alimentação é essencial para a saúde e é por isso que existem frutas que, além de fornecer nutrientes indispensáveis para o nosso metabolismo, podem contribuir para o controle da ansiedade.

A ansiedade envolve um misto de tensão, preocupação e nervosismo diários que podem prejudicar a qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Além de tratar a condição com a ajuda de um psiquiatra e/ou psicólogo, é fundamental cuidar da alimentação para aliviar os sintomas de ansiedade. De fato, existem alimentos capazes de melhorar a função cerebral e reduzir a ansiedade.

Confira então quais são as frutas que podem te ajudar a lidar com a ansiedade e o estresse.

1. Frutas cítricas

As frutas cítricas, como laranja, acerola, limão, abacaxi, kiwi e morango, têm boas quantidades de vitamina C. Por ser um ótimo antioxidante e anti-inflamatório, a vitamina C reduz a inflamação e diminui os danos celulares que podem estar envolvidos com a ansiedade. 

Além disso, a vitamina C ajuda a diminuir os níveis de cortisol, que é um hormônio liberado em resposta ao estresse e à ansiedade. 

Por fim, o nutriente abundante nas frutas cítricas ajuda na produção de serotonina, o que se traduz em bem estar, menos fadiga e redução da ansiedade.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Frutas vermelhas

Frutas vermelhas
Exemplos de frutas vermelhas são as cerejas, os morangos e as framboesas

Assim como as frutas cítricas, algumas frutas vermelhas são ricas em vitamina C. É o caso do mirtilo (blueberry) que apresenta vitamina C e antioxidantes como os flavonoides, que são ótimos para a saúde do cérebro e para a diminuição da ansiedade.

Algumas frutas vermelhas, como por exemplo a cereja, contém o antioxidante quercetina que ajuda a relaxar.

3. Banana

A banana é uma ótima fonte de triptofano, um aminoácido que é convertido em serotonina no organismo. Por sua vez, a serotonina é um hormônio relacionado ao bem estar e à felicidade. Certamente, o aumento dela no cérebro ajuda a aliviar os sintomas de ansiedade. 

Além disso, a banana também contém vitamina B6, outro nutriente capaz de melhorar a ansiedade.

4. Abacate

O abacate é um fruto rico em gorduras monoinsaturadas saudáveis e antioxidantes que melhoram a circulação sanguínea e a saúde em geral. Além disso, a fruta contém vitamina B6, vitamina B9, potássio e magnésio. 

Tal combinação de nutrientes ajuda a aumentar a produção de serotonina e a diminuir a ansiedade, já que a falta de vitaminas do complexo B no organismo também está associada ao aumento da ansiedade.

  Continua Depois da Publicidade  

5. Abacaxi

Casca de abacaxi
O abacaxi é mais uma fruta rica em vitamina C, mas não é só isso

O abacaxi, além de ser uma fruta cítrica rica em vitamina C, também apresenta flavonoides que são antioxidantes que ajudam a diminuir o estresse oxidativo. A fruta também ajuda a regular a produção hormonal, já que o abacaxi contém triptofano que se transforma em serotonina no cérebro.

Dessa forma, a fruta ajuda a prevenir doenças causadas por danos oxidativos e a promover a sensação de bem estar.

6. Uva

A uva é uma fruta rica em vitaminas do complexo B. Essas vitaminas promovem o bom funcionamento do sistema nervoso central e geram um impacto positivo para controlar a ansiedade.

Aliás, vitaminas como a B6, a B12 e o ácido fólico têm um papel importante na produção de serotonina e, por isso, ajudam a melhorar o humor. 

Alimentação saudável e redução da ansiedade

Ansiedade
Não deixe de seguir o tratamento recomendado pelo seu médico para ansiedade

De acordo com estudos como o publicado em 2016 na revista científica American Journal of Public Health, aumentar o consumo para cinco ou mais porções de frutas e vegetais por dia ajuda a melhorar o humor e a reduzir os sintomas de ansiedade e depressão.

Ainda que o consumo regular dessas frutas ajude no controle da ansiedade, vale lembrar que nenhum alimento ou remédio natural é capaz de substituir o tratamento prescrito por um médico. Além disso, o tratamento da ansiedade é multidisciplinar e geralmente envolve a ação conjunta de medicamentos, terapia, boa alimentação e prática de exercícios físicos.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas certamente investir em uma alimentação equilibrada e saudável vai melhorar o seu humor e te dar mais disposição para combater a ansiedade.

Fontes e referências adicionais

Você consome essas frutas para ansiedade com frequência? Pretende incluir alguma na dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário