7 causas surpreendentes da ansiedade (ignoradas pela maioria das pessoas)

publicado em

Sentir alguma ansiedade em determinados períodos da vida é normal, especialmente devido a um momento importante ou estressante. No entanto, quando ela se torna severa e a preocupação e a tensão são constantes, é importante procurar a ajuda de um psicólogo e/ou psiquiatra.

Mas, você já parou para pensar em quais podem ser as causas da ansiedade? Algumas certamente vão te surpreender!

1. Problemas cardíacos

Quem já teve um ataque de pânico provavelmente conhece sintomas como mãos úmidas, dificuldade para respirar e a sensação de que o coração está batendo rápido. Um ataque de pânico não é um ataque cardíaco, mas há uma relação entre os problemas no coração e a ansiedade.

Segundo uma pesquisa de 2016, cerca de 5% dos adultos americanos têm transtorno de ansiedade generalizada (TAG), mas a incidência é maior nas pessoas diagnosticadas com doença arterial coronariana (11%) ou insuficiência cardíaca (13%).

Conforme os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, evidências também indicam que a ansiedade pode surgir depois de um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral (AVC).

  Continua Depois da Publicidade  

Parece que a associação funciona nas duas direções: pessoas com ansiedade de longo prazo podem ter um aumento no ritmo cardíaco e na pressão arterial, uma redução no fluxo sanguíneo ao coração e níveis elevados do hormônio do estresse, o cortisol. Ao longo do tempo, tudo isso pode resultar em problemas cardíacos, alerta o CDC.

2. Álcool e drogas

Pesquisas apontam que pessoas com distúrbios de ansiedade são duas a três vezes mais propensas a ter problemas com álcool e drogas em algum momento das suas vidas, em comparação à população geral.

Além disso, segundo a Associação da Ansiedade e Depressão da América (ADAA), o álcool e as drogas podem provocar ataques de pânico.

Inclusive, as pessoas com ansiedade social podem recorrer ao álcool para amenizar os seus sintomas, ao passo que o álcool pode piorar a ansiedade. Conforme a ADAA, aproximadamente 20% das pessoas com transtorno de ansiedade social também sofrem de dependência ou abuso do álcool.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, independente de qual problema venha antes, a combinação entre álcool, drogas e ansiedade pode se tornar um círculo vicioso.

3. Cafeína

A cafeína é uma substância estimulante e os seus efeitos no corpo são similares aos de um evento assustador. Afinal, a cafeína estimula a reação de luta ou fuga e, segundo um estudo de 2018, isso pode piorar a ansiedade e até mesmo disparar uma crise de ansiedade.

Outra pesquisa sugeriu que embora a cafeína possa aumentar o alerta, a atenção e a função cognitiva, exagerar na substância pode aumentar a ansiedade, especialmente em pessoas com síndrome do pânico e transtorno de ansiedade social. 

Além dos sintomas de ansiedade, muita cafeína também pode deixar a pessoa se sentindo nervosa, mal-humorada e impedir que ela durma à noite.

Crise de ansiedade
É importante ficar de olho na ansiedade e buscar ajuda profissional se ela passar dos limites

4. Remédios

Medicamentos têm efeitos colaterais e alguns deles podem provocar sintomas de ansiedade ou uma crise de ansiedade. Remédios vendidos sob prescrição que merecem atenção incluem os medicamentos para tireoide e asma. Além disso, descongestionantes de venda livre são conhecidos por causar ansiedade em algumas pessoas.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, interromper repentinamente o uso de certos remédios para a ansiedade, como as benzodiazepinas, pode trazer problemas. A retirada brusca do medicamento pode causar mais ansiedade.

Assim, antes de tomar qualquer remédio, leia a bula e converse com o seu médico sobre as possíveis reações adversas que o medicamento pode trazer e o que fazer caso elas surjam. Adicionalmente, não interrompa bruscamente o uso de um medicamento prescrito pelo médico sem antes consultar o profissional de saúde.

5. Suplementos de perda de peso

Suplementos de perda de peso vendidos livremente também podem trazer efeitos colaterais que geram a ansiedade. 

Lembra que falamos da relação entre a cafeína e ansiedade? Extratos de chá verde, que prometem suprimir o apetite, têm bastante cafeína. Da mesma forma, o guaraná presente em alguns produtos dietéticos de venda livre, pode conter até quatro vezes mais cafeína que os grãos de café.

Consulte um médico antes de começar a tomar suplementos de perda de peso e informe a ele sobre os seus problemas de saúde preexistentes, inclusive a ansiedade ou outras condições que afetam a saúde mental.

  Continua Depois da Publicidade  

6. Tireoide

A glândula tireoide produz hormônios importantes para regular o metabolismo e os níveis de energia. No entanto, se essa produção é exagerada, podem surgir sintomas de ansiedade como nervosismo, irritabilidade, palpitações no coração e insônia.

Da mesma forma, uma produção muito baixa desses hormônios tão necessários também já foi associada aos distúrbios de ansiedade. Se além de sintomas de ansiedade, você perceber inchaço no pescoço, perda de peso, fraqueza, fadiga ou intolerância ao calor, consulte um médico e peça que ele examine a sua tireoide.

Entenda melhor o que é a tireoide e os problemas que ela pode apresentar.

7. Estresse

Talvez isso não seja uma grande surpresa para você, mas o estresse e a ansiedade andam lado a lado. O estresse pode ser o que causa os sintomas da ansiedade, ao mesmo tempo em que a ansiedade pode piorar o estresse.

Além disso, quando uma pessoa está tensa demais, ela pode recorrer a comportamentos que pioram a ansiedade, como fumar e abusar de drogas ou de álcool.

É importante ainda ter em mente que o estresse e a ansiedade costumam ganhar a companhia de sintomas físicos, como dor de estômago, dor de cabeça, boca seca, tontura e sudorese (transpiração).

Se o seu estresse e ansiedade estão passando dos limites, procure a ajuda de um psicólogo e/ou psiquiatra. As informações são do Everyday Health.

Fontes e referências adicionais

Você já conhecia essas causas da ansiedade? Qual delas mais chamou a sua atenção? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário