Nutricosméticos – O Que São, Como Funcionam e os Mais Populares

publicado em

Muito tem se falado sobre os nutricosméticos nos últimos anos e seus benefícios. Mas o que eles podem fazer por você exatamente? Vamos explorar neste artigo o que são nutricosméticos, como funcionam e também analisar quais são os produtos mais populares do mercado.

O Que São Nutricosméticos?

Como o próprio nome sugere, nutricosméticos são uma fusão entre nutrição e cosmetologia. Também chamadas de “cápsulas da beleza”, preconizam, basicamente, que é preciso preparar o organismo internamente, para obter dele resultados externamente. Ou seja, nutrem de dentro para fora. Não sendo remédios, poderiam ser avaliados como suplementos nutricionais, promovendo o fortalecimento e agindo também de forma profilática.

Basicamente, podemos encontrar em sua composição as seguintes substâncias:

  • complexo vitamínico A, C e E;
  • aminoácidos;
  • minerais essenciais;
  • carotenóides;
  • bioflavonóides;
  • ácido fenólico, dos brócolis, das cenouras e dos grãos integrais;
  • catequinas, presentes em uvas e chá verde principalmente;
  • licopeno, que é encontrado no tomate;
  • quercetina, predominam nas cascas de uva e também nos vinhos;

Como Funcionam os Nutricosméticos?

Ao contrário dos cosméticos convencionais, os nutricosméticos agem de maneira diferenciada em nosso organismo.

  Continua Depois da Publicidade  

Entram em ação quando o corpo apresenta alguma deficiência nutricional, e nesse caso, sua atuação seria repor essas substâncias internamente, permitindo assim que componentes de uso tópico como loções, cremes e máscaras tenham seus efeitos potencializados.

Alguns dermatologistas afirmam que as cápsulas da beleza, ao suprirem carências nutricionais, promoverão o rejuvenescimento da pele, postergando a oxidação dos tecidos e melhorando sua aparência e elasticidade como um todo. Esse conceito de beleza – de dentro para fora – associado aos nutricosméticos oferece, em tese, nesse mix de minerais e vitaminas, uma melhor absorção orgânica diante dos suplementos tradicionais.

Mitos e Balelas

Agora que sabemos o que são e como funcionam os nutricosméticos, vamos nos inteirar de outra questão.

Obviamente, não se pode atribuir poder “milagroso” somente às tais cápsulas. É necessária também uma alimentação saudável, dormir entre 7 a 8 horas, fazer exercícios.

  Continua Depois da Publicidade  

O principal equívoco cometido quando se está mal orientado sobre nutricosméticos é ficar tomando coquetéis e complexos multivitamínicos aleatoriamente, focando somente os fins estéticos.

Essa área, embora esteja crescendo, ainda é uma novidade. Por conta disso, uma especulação desenfreada começa a surgir, com vários tipos de produtos; no entanto, a nutricosmetologia visa tão somente preencher uma lacuna, um déficit orgânico, momentâneo ou não, mas de toda forma deve-se filtrar a busca diante de tantas ofertas milagrosas.

Os coquetéis de vitaminas e minerais disponíveis atualmente estão condenados a desaparecer, simplesmente porque padronizam a questão. A ingestão de nutricosméticos deve ser personalizada, por se tratar de uma questão individualizada. Enquanto uma pessoa apresenta excelente absorção de vitamina A, outra simplesmente não consegue o mesmo resultado e, dessa forma, não adianta ficar tomando esses suplementos se eles não estão atingindo o alvo do problema.

A melhor coisa a se fazer antes de buscar essa alternativa é se orientar com um especialista.

Super Dosagem

Ainda sobre a vitamina A, sabemos que está diretamente associada ao antienvelhecimento, mas altas doses de betacaroteno podem ser perigosas. Um estudo publicado em setembro de 2008 mostrou que o consumo excessivo desse tipo de antioxidante aumentaria os riscos de melanoma e câncer de pele.

  Continua Depois da Publicidade  

Outro caso, a vitamina D, por exemplo, é importantíssima na prevenção da osteoporose, como também câncer de próstata e mama. No entanto, de nada adianta ingeri-la se a pessoa não se expuser ao Sol, pelo menos entre 15 a 20 minutos, pois essa é a única forma de sintetizá-la.

O que conclui-se é que, tanto a ausência de alguns nutrientes em nosso organismo, quanto o excesso, podem ser perigosos.

Quando os Nutricosméticos Podem Não Funcionar?

Há muitas pesquisas e discussões em torno dos nutricosméticos. No Congresso da Associação Francesa de Medicina Morfoestética e Antienvelhecimento (AFME), o Dr. Gall Y, mostrou a deficiência da vitamina C dermatologicamente, mesmo em pessoas que comem muitas frutas, verduras e legumes diariamente (alimentos esses, conhecidos por seu alto teor de vitamina C). É como se esse antioxidante não conseguisse migrar para as células alvo. Existe algum fator orgânico, genético, enfim, algo que impede que a vitamina exerça sua função da forma desejada.

No mesmo congresso, foi exposto o problema da barreira intestinal, onde algumas pessoas apresentam má absorção de nutrientes e vitaminas. Diante desse tipo de problema, de nada adiantaria consumir suplementos alimentares, se eles simplesmente não serão absorvidos.

Nos dois exemplos citados acima, assim como outros tantos, o que se deseja transmitir é que uma investigação preliminar é fundamental antes de se optar pelos nutricosméticos. É preciso atacar as causas do problema primeiramente, e não seus efeitos.

  Continua Depois da Publicidade  

Os Nutricosméticos Mais Populares

Via de regra, atualmente, já existe uma variedade desses produtos, mas vamos abordar três deles, produzidos em laboratórios idôneos, de renome. Obviamente, pode-se encontrar outros tantos, não somente cápsulas, há também alguns em forma de shakes e sucos. Qualquer um deles pode ser encontrado facilmente em farmácias e supermercados.

  • Imedeen® Time Perfection™

O fabricante diz que o produto reduz a aparência de linhas e rugas, auxilia na proteção das fibras de colágeno e elastina, atuando nas camadas dérmicas mais profundas, otimiza equilíbrio e hidratação, elimina olheiras e bolsas dos olhos.

  • Rennovee® Time Solution

Além da prevenção do envelhecimento, devido a uma maior produção de colágeno e elastina, o que mais se destaca no site em relação ao produto diz respeito à vitalidade, concentração e libido relacionadas aos níveis de testosterona. Nem sempre a alimentação por si só, consegue suprir os nutrientes necessários a essa estimulação natural. Alguns nutrientes do Rennovee poderiam estimular a produção equilibrada desse hormônio, priorizando maior bem estar feminino.

  • Inneov Fermeté®

Em 2003, a Nestlé® e a L’Óreal® lançaram, em conjunto, o primeiro nutricosmético – Inneov® – uma associação de licopeno, isoflavonas e vitaminas. Afirmam que, através de muitos testes, mediante melhor distribuição de produtos ativos por meio de fluxo sanguíneo, melhora a firmeza e densidade cutânea do rosto e do corpo.

Estão surgindo outros tipos com funções mais específicas. Há nutricosméticos que se propõe a redução de peso, outros somente para cabelos e unhas, e muito mais coisa vem por aí. Apesar de terem surgido há pouco tempo, são uma promessa, a médio prazo, de rejuvenescimento.

Você já tinha ouvido falar dos nutricosméticos? Você utilizaria um deles? Por qual propósito? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário