10 Alimentos Que Retardam o Envelhecimento

Especialista:
atualizado em 11/12/2019

O que você é se reflete no tipo de alimento que consome. Uma pessoa deve ter conhecimento completo sobre quais tipos de alimento são bons para o corpo e quais não são bons o suficiente. Consumir o tipo errado de alimentos pode levar a baixos níveis de energia e envelhecimento precoce, enquanto, por outro lado, você pode consumir alimentos que retardam o envelhecimento e garantirão uma vida longa e saudável para você.

Envelhecer é um processo que envolve a perda de células do corpo por elementos externos e nutrição imprópria. O envelhecimento é um acontecimento temporal, e o tempo não espera por ninguém, mas definitivamente pode ser desacelerado. Para desacelerar o envelhecimento, você deve cuidar da sua dieta.

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Aqui vão alguns exemplos de alimentos que retardam o envelhecimento que irão ajudar naturalmente a desacelerar esse processo:

10. Chá Verde

O chá verde é consumido na Ásia há milhares de anos, conhecido por conter um antioxidante muito poderoso que ajuda a combater os sinais do envelhecimento. Esse antioxidante é o EGCG. Estudos mostraram que consumir o chá todos os dias irá ajudar a manter longe doenças cardíacas e o Alzheimer.

Não somente o chá verde, mas o chá branco também é conhecido por ter propriedades similares. Se não quiser tomar duas vezes, precisa pelo menos de uma xícara de chá verde ou chá branco por dia. Juntamente com os benefícios químicos, o chá verde é barato e delicioso, que levou ao aumento do consumo no mundo todo. Os dois são alimentos que retardam o envelhecimento, e podem ser substitutos saudáveis do café como fonte de energia.

9. Alho

O principal ingrediente no alho é a alicina. É por causa da alicina presente no alho que ele possui sabor e cheiro forte. A alicina é outro antioxidante muito efetivo. O alho possui propriedades antibacterianas, antifúngicas e antivirais, e por isso é conhecido por ser uma ameaça a todos os tipos de infecções. O alho é poderoso contra bactérias resistentes a antibióticos, como a SARM, e também contra infecções por fungos, parasitas e outros vírus.

Além de fornecer imunidade ao corpo, ele ajuda a reduzir o risco de alguns tipos de câncer, como câncer de mama, próstata, esofágico, etc. A longo prazo, o alho ajuda a prevenir pressão alta e até ataques cardíacos. Desse modo, o alho é um dos melhores alimentos que retardam o envelhecimento, por permitir uma vida mais longa.

8. Nozes e amêndoas

Peixes fazem parta das dietas japonesa e mediterrânea. Mas aqueles que não comem peixe deveriam comer nozes, já que é a melhor fonte de ômega 3. Além disso, peixes no Japão possuem risco de contaminação por mercúrio. Então, comer nozes é uma opção melhor.

Nozes são ricas em ácidos graxos conhecidos por combater o envelhecimento, como o ômega 3. As pessoas deveriam comer pelo menos duas nozes todos os dias. Além das nozes, as amêndoas são ótimos alimentos para retardar o envelhecimento, são ricas em vitamina E e melhores se consumidas cruas. Vitamina E é uma vitamina essencial e fornece força, fazendo se sentir jovem. Além disso, melhora o funcionamento do nosso sistema nervoso e músculos, junto com cabelos e pele mais jovens.

7. Peixe

Peixes são a fonte mais conhecida de ômega 3. Alguns peixes gordurosos como salmão e atum são os melhores alimentos que retardam o envelhecimento. Os ácidos graxos do ômega 3 encontrados em frutos do mar, especialmente em peixes, são conhecidos por agir numa área particular do cérebro, melhorando seu funcionamento e aumentando a capacidade da memória. Isso também tem efeito no humor e atitude de um indivíduo. Os ácidos graxos também possuem um papel vital em diminuir o ardor causado por inflamações crônicas, e desse modo, possui efeitos anti-inflamatórios além de antienvelhecimento.

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6. Tomates

Os tomates possuem um componente mágico chamado licopeno. O licopeno é um composto antioxidante. Esse componente protege sua pele de queimaduras de sol ao proteger da oxidação causada pelo sol. A oxidação pelo sol pode causar rugas na pele e deixar alguns tons mais escuro. Entretanto, tomates ajudam sua pele a lutar contra a oxidação.

Os melhores resultados podem ser percebidos se consumir os tomates com a combinação de alguma gordura saudável, como azeite virgem ou simplesmente azeite comum. Tomates não beneficiam somente a pele, mas também diminuem o risco de certos tipos de câncer (especialmente de pulmão e estômago), além de problemas de saúde ligados ao coração.

5. Grãos integrais

Grãos integrais são cheios de nutrientes. Para combater doenças ligadas ao envelhecimento, é necessário consumir muitos minerais e vitaminas, e os grãos integrais são o que você precisa para combater doenças do envelhecimentom pois possuem muitas vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. E por isso, eles se provam muito úteis em lutar contra males do envelhecimento.

Eles agem contra doenças cardiovasculares, além de prevenir contra o risco de câncer. Grãos processados são digeridos mais rápidos em comparação aos integrais. Esse processo lento de digestão faz com que os grãos integrais previnam o açúcar no sangue de se elevar e combatem o risco de diabetes.

4. Azeite de oliva

O azeite de oliva é a razão pela qual os italianos têm uma expectativa de vida mais alta. Os italianos são conhecidos por envelhecer de forma graciosa, e isso por que o principal ingrediente na dieta mediterrânea é o azeite. Os ácidos graxos do ômega 3 são a melhor forma e a mais saudável desses ácidos. O ômega 3 ajuda o corpo a manter um coração saudável e reduz as inflamações. Além disso, ajuda a regular os níveis de colesterol no sangue.

Acima de tudo, o azeite é muito conhecido por melhor a circulação na pele levando a uma pele mais saudável e jovem, combatendo o envelhecimento. O azeite combate os sintomas do envelhecimento da pele ao melhorar a circulação além de melhorar a digestão e por isso não permite o desenvolvimento de sinais do envelhecimento na pele.

3. Frutas Vermelhas

Níveis de antioxidantes em frutas são medidos pelo índice ORAC e foi descoberto que frutas vermelhas contêm os níveis máximos de antioxidantes dentre todas as frutas, e por isso são ótimos alimentos que retardam o envelhecimento. Os mesmos níveis de antioxidantes aparecem na couve e no espinafre, que serão abordados no próximo item.

As frutas vermelhas são chamadas, às vezes, de “pacotes de antioxidantes”. Esses antioxidantes e outros componentes presentes nas frutas vermelhas, especialmente nos mirtilos e amoras, ajudam o corpo a reparar danos causados pelo envelhecimento (se existir algum) e a prevenir danos à pele pelo mesmo motivo. Além das propriedades antienvelhecimento nas frutas vermelhas, também ajuda a prevenir certos tipos de câncer, problemas de memória e problemas de saúde do trato urinário. E acima de tudo isso, elas têm um sabor muito bom. Lembre-se de sempre comê-las sozinhas, sem nenhum tipo de calda, para ganhar os benefícios completos.

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2. Vegetais Verdes

Vegetais de folhas verdes são muito importantes quando se fala de combater o envelhecimento. Todos nós já ouvimos de especialistas em saúde e nutricionistas falarem dos benefícios de comer vegetais de folhas verdes, isso porque eles realmente são bons e muito saudáveis e têm um grande papel em te deixar com uma aparência jovem e um corpo saudável. Eles são impressionantes ao olhar os nutrientes que contém, que são na maioria cálcio, ácido fólico e muitos outros. Isso os torna muito bons para os ossos, além de combater todos os problemas de visão relacionados ao envelhecimento.

Outro ponto é que eles ajudam a prevenir propriedades cancerígenas no sangue. Não somente os vegetais de folhas são saudáveis, mas também os vegetais crucíferos, como o brócolis, são muito saudáveis e previnem sintomas de perda de memória. Eles também têm um sabor melhor e adicionam um gosto diferente à sua comida.

1. Abacate

Você pode tanto comer o abacate sozinho ou depois de cobrir com limão e sal, como um lanche. De qualquer forma, o importante é que ele é um dos melhores alimentos que retardam o envelhecimento. O abacate ajudará a manter seu rosto livre de rugas. O abacate ajuda não somente a manter a pele do rosto sem rugas, mas também em deixar a pele e os cabelos com brilho. Isso porque é rico em vitamina E, que é essencial para a saúde da pele e do cabelo.

O abacate também está entre os tipos de alimentos mais alcalinos e é conhecido por ter a melhor qualidade de ômega 3. E além de todos os nutrientes essenciais para a pele, também tem um gosto ótimo. E é por isso que o colocamos no topo dessa lista.

Quais alimentos que retardam o envelhecimento você tem o maior costume de consumir no seu dia a dia? Tem algum que você não consegue introduzir à sua dieta? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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3 comentários em “10 Alimentos Que Retardam o Envelhecimento”

  1. Gostei da matéria. Vou comer muitas nozes e amêndoas mas infelizmente o abacate irá para o final da lista, não acho que ele tem um gosto agradável….. Abraços!

  2. Muito bom o artigo, estou tentando ser mais saudável, então anotei tudo, kkk. Só gostaria de chamar atenção aos erros gramaticais como o uso errado de conjunções. Outro item do texto que eu achei absurdo foi a parte que diz que o motivo de os italianos terem uma alta expectativa de vida é o seu consumo de azeite – com certeza esse é um dos menores fatores, já que expectativa populacional se refere a fatores de desenvolvimento humano, não ao consumo de azeite, como o artigo enfatiza.