O inchaço na barriga te incomoda? Evite esses 5 alimentos

Especialista da área:
atualizado em 08/04/2021

Ninguém gosta de ficar com a barriga inchada, não é mesmo? Com aquele volume que a deixa mais cheia e com a aparência de estar maior. Mas, sabia que isso pode ser resultado da retenção que líquidos que alguns alimentos causam?

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Esses alimentos podem parecer inofensivos, mas podem gerar um impacto significativo no peso, na celulite e até na pressão arterial!

Portanto, conheça na lista a seguir exemplos desses alimentos que podem provocar o inchaço e tome cuidado com eles!

1. Molho shoyu

Shoyu

Às vezes, a pessoa nem nota a quantidade de molho shoyu que usou para temperar a salada ou uma refeição do restaurante japonês. No entanto, é preciso ser cauteloso com ele porque o produto é muito rico em sódio.

As versões light do molho até têm uma redução de 25%. No entanto, mesmo com essa diminuição, um molho shoyu light ainda apresenta uma quantidade expressiva de sódio.

Para quem gosta do molho, a dica é sempre comprar da marca com o menor teor de sódio possível e ter o cuidado de moderar muito bem na quantidade que coloca em seus pratos.

Conforme a Escola de Saúde Pública de Harvard T. H. Chan, o acúmulo de sódio faz com que o corpo retenha líquidos, o que provoca o inchaço. Além disso, o excesso de sódio pode resultar em problemas como pressão alta, ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC).

2. Amendoins

Estamos falando daqueles amendoins que são bem salgadinhos por receberem a adição de sal. O resultado é um petisco com muito sódio. O mesmo vale para qualquer tipo de semente, castanha ou nozes comercializadas cheias de sal.

É raro comer só duas ou três unidades desses produtos. Geralmente, a pessoa consome um punhado ou até mesmo um pacote inteiro por vez. Assim, após terminar o lanchinho, ela terá ingerido bastante sódio.

Portanto, o ideal é evitar os amendoins, sementes, castanhas ou nozes que vêm salgados e preferir sempre as versões in natura desses produtos.

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3. Embutidos

Embutidos

Por exemplo, o grupo dos embutidos reúne itens como presunto, mortadela, linguiça, salsicha, salame, entre outros. Eles possuem uma quantia grande de sal de cura e de sódio, que vão aumentar a pressão e o inchaço.

Gosta desses produtos? Então, aprenda a preparar versões mais saudáveis e caseiras deles, como a mortadela de frango fit caseira e a linguiça caseira de frango fit.

4. Salgadinhos de pacote

Certamente, você já sabe que eles não são aliados da boa forma. Além disso, os salgadinhos de pacote costumam apresentar bastante sal e sódio.

Mas e se o salgadinho for assado e não frito? Bem, o fato de ser assado tem uma relação com a quantidade de gorduras no produto, não com a de sódio.

Aliás, normalmente por ter menos gorduras, os fabricantes aumentam ainda mais o teor de sal (e consequentemente de sódio) nos salgadinhos assados.

O ideal é evitar ao máximo esses salgadinhos industrializados. Para quem gosta muito deles, a alternativa são os chips saudáveis e crocantes que dá para fazer em casa. Aprenda como preparar chips de legumes assados.

5. Molhos industrializados para salada

Ninguém pensa que está abusando do sódio quando come salada, não é mesmo? Pois é, mas isso pode acontecer quando a pessoa tempera a salada com certos molhos industrializados que contêm muito sódio.

Inclusive, o motivo para não emagrecer mesmo comendo mais salada pode ser todo esse sódio do molho pronto colocado na salada, que vai causar mais inchaço.

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Assim, o melhor é abandonar os molhos prontos e temperar as saladas com molhos mais naturais, feitos em casa. Conheça algumas receitas de molhos de iogurte para salada e outras de molhos de ervas para salada.

É claro que, ao preparar essas ou as outras receitas que citamos neste artigo, você não deve exagerar na quantidade de sal!

Vídeo

No vídeo abaixo, a nossa nutricionista também apresenta os alimentos que você deve deixar de comer para evitar a barriga inchada:

Fontes e Referências Adicionais

Você consome esses alimentos? Percebeu que eles te dão inchaço? Então, comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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