Preguiçosa no sofá

O Que Acontece com Seu Corpo Se Você Passa o Fim de Semana Parado

Você teve uma semana daquelas, exaustiva. Tudo o que pensa para esse fim de semana é ficar o dia todo deitado no sofá, cancelar todos os seus planos, dormir até tarde e assistir à televisão 24 horas por dia? Todos provavelmente já passamos por isso.

E parece gostoso ficar aconchegado em casa e descansar. Quem de nós não sonha com um dia desse? Mas se há uma pequena voz irritante em sua cabeça que diz que isso talvez não seja tão bom para você, no final das contas, essa voz pode estar realmente certa.

Por um lado, esconder-se do mundo pode nos impedir de ser o nosso eu mais feliz. Precisamos que outras pessoas sejam felizes, informa a NBC – de fato, “de acordo com a biologia, a neurociência, a psicologia e muito mais, nossos corpos realmente tendem a funcionar melhor quando não estamos sozinhos”.

Mas além do impacto de ficar sozinho, há as repercussões de não se mover o suficiente, quando você passa fins de semana deitado no sofá na sala de TV fazendo aquela maratona de séries, uma depois da outra. Qual será o custo físico de tudo isso?

Jacqueline Limberg, Ph. D., professora assistente de fisiologia da nutrição e do exercício na Universidade do Missouri, onde acabaram de fazer alguma pesquisa sobre o que acontece nos nossos corpos quando somos sedentários, falou sobre o assunto. Outro professor da Universidade também é especializado no próprio assunto. E há algumas notícias ruins.

A ciência por trás de seus fins de semana sedentários

Limberg e seus colegas fizeram com que algumas pessoas fossem ao laboratório para experiências, onde permaneceram por três horas. Os participantes ficavam de pé, deitados de lado ou sentados enquanto agitavam as pernas. Depois, os pesquisadores avaliaram a saúde dos vasos sanguíneos.

Sentados ou deitados, os participantes mostraram um fluxo sanguíneo “significativamente menor”, diz Limberg. Quão baixo? Quase ao nível de alguém que está em maior risco cardiovascular.

A função das veias diminuiu quatro pontos percentuais após três horas, diz Limberg. Isso não parece ser muita coisa, mas em estudos mais profundos, ela diz, foi percebido que uma simples queda de 1 ponto percentual aumenta o risco de um ataque cardíaco em 13%. Sim, mesmo se você estiver saudável e em forma.

Como equilibrar seu fim de semana de descanso

Há boas notícias. Você pode evitar isso se fizer 45 minutos de exercício, do mais leve a um pouco difícil, pode evitar a redução perigosa. Então, talvez sair e levar o cachorro para passear, ou praticar um pouco yoga, seja bom para você.

Por essa questão, até mesmo agitar sua perna durante todo o tempo em que você está descansando faz o sangue fluir (embora seja super irritante para a outra pessoa no sofá).

Mas há também o risco de diabetes. Outro estudo na Universidade descobriu que, quando as pessoas restringem sua atividade física durante três dias, aumentam a sensibilidade à insulina – seu risco de diabetes. E apenas voltar à atividade normal por um dia não o traz de volta imediatamente. Então, se você passar o seu fim de semana de três dias assistindo a todos os episódios de sua nova série favorita e voltar a se exercitar na segunda-feira, isso não é nada bom.

Você pode ainda não estar pronto para cancelar sua assinatura Netflix (e nem precisa fazer isso), mas depois de ler os ensinamentos de Limberg, certamente vai procurar fazer mais exercícios todos os dias e, no mínimo, se levantar do sofá entre os episódios para dar uma volta na casa, por que não?

Você costuma ficar os 3 dias do fim de semana sem fazer praticamente nada de exercício físico? Pretende mudar isso, sabendo dos malefícios agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 4,67 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*