Como é a sua rotina no trabalho? Você costuma passar muito tempo sentado? Então, saiba que segundo alguns estudos, passar mais de quatro horas por dia sentado pode trazer sérios riscos à saúde. É justamente aí que o Dead Hang promete fazer a diferença. Quer saber mais? Continue lendo!
Na verdade, nem é preciso recorrer aos estudos para perceber os efeitos de passar horas sentado, o corpo logo responde com dor ou tensão no pescoço, ombros e costas.
Tensão no pescoço, ombros e costas, inchaço e dores nas pernas são só alguns dos efeitos causados após passar longas horas diariamente sentado, o que pode, com o tempo, ocasionar cansaço, fadiga, varizes e, até mesmo, problemas mais sérios como a trombose, que é a formação de coágulos nas veias.
Mas, para grande parte da população mundial, não resta muita opção. Afinal, é isso ou ficar desempregado, não é mesmo? Então, como tentar, ao menos, mitigar o problema?.
Segundo um artigo no The Lancet, ficar sentado por mais de quatro horas por dia aumenta o risco de morte, porém, se a pessoa se exercitar de 60 a 75 minutos por dia, esse risco diminui consideravelmente.
Mesmo se o escritório for super confortável, se você se levantar algumas vezes para tomar um cafezinho, falar com um colega, procurar dar uma caminhada rápida para desenferrujar e até se fizer um alongamento, acredite, ainda assim, não será possível impedir os efeitos de ficar sentado por muito tempo.
Então, surge a proposta do Dead Hang: ao sair do trabalho, se pendure em uma barra por cerca de 30 segundos, como forma de ajudar a descomprimir a maltratada coluna, fazendo um alongamento completo e eficaz dos músculos da parte superior do corpo.
Confira abaixo um vídeo mostrando detalhes dos benefícios a prática de Dead Hang e encontre muitas dicas. Aproveite e clique no botão para se inscrever no nosso canal do YouTube.
Como executar o Dead Hang
Quem nunca se pendurou em um daqueles brinquedos em parques, pracinhas ou playground quando era criança? Era libertador, não? Acredite, essas barras de pull-up portáteis podem proporcionar um bom alongamento e relaxamento sempre que chegar em casa.
Afinal, não é preciso necessariamente ingressar em uma academia para poder fazer o Dead Hang. Na verdade, é fácil encontrar barras de pull-up nas praias, parques e, até mesmo, à venda online, que podem ser montadas na porta da sua casa, facilitando assim a sua prática diária.
Mas, atenção, a ideia é que você possa alcançar a barra facilmente, sem precisar pular ou, se não for possível, que possa recorrer a um banquinho, para poder agarrar a barra facilmente.
Quanto à forma correta de executar, segue o passo a passo:
- Segure a barra com força. Os braços precisam ficar em uma posição reta, acima da cabeça e as palmas das mãos devem ficar voltadas para fora.
- Então, comece a tirar um pé de cada vez do chão (ou banquinho), dobrando os joelhos.
- Seus braços devem estar retos, enquanto você vai sentindo os músculos das costas e dos braços se alongarem.
- No início, segure a posição por 10 segundos e, com o passar do tempo, tente segurar por um minuto completo, até chegar à marca de 5 minutos.
Outras dicas
Embora, mesmo com a prática de exercícios, passar mais de quatro horas sentado diariamente continue trazendo riscos à saúde, de acordo com um estudo realizado no British Journal of Sports Medicine, praticar 30 a 40 minutos de atividade, por dia, já reduz, significativamente, o risco de morte associado ao sedentarismo. Aqui entram atividades como caminhadas ou passeio de bicicleta.
Além disso, sempre é bem-vindo procurar se levantar a cada hora, fazer alguns exercícios em sua própria mesa, como procurar mexer e alongar braços, pescoço, pernas, para tentar aliviar um pouco a coluna e os efeitos da posição.