Óleo de Sucupira – O Que É, Para Que Serve, Benefícios e Dicas

atualizado em

O óleo de sucupira é extraído da semente da sucupira. Dentre os seus benefícios estão a redução da inflamação muscular e sua ação anticancerígena, além de propriedades analgésicas e muito mais. A seguir, você aprenderá como é feito o óleo de sucupira, suas propriedades e benefícios. Você também aprenderá sobre como utilizá-lo, cuidados e contraindicações.

O chá de sucupira já é utilizado popularmente como remédio há muito tempo no Brasil. Geralmente, utilizado para tratar dores ósseas, hérnias e dores da artrite. Se você se interessa pelos benefícios deste chá, aprenda a receita do chá de sucupira e várias dicas de uso.

Além dos benefícios citados e os que ainda serão citados, muitas pessoas utilizam este chá para emagrecer, simplesmente substituindo as bebidas calóricas, como os refrigerantes ou sucos artificiais, por ele. Você vai gostar de saber se o chá de sucupira emagrece.

Outro benefício da sucupira está relacionado no tratamento da fibromialgia. Esta doença afeta cerca de 3% da população brasileira e se caracteriza pela dor muscular difusa, fadiga, alterações de humor e dificuldade de memorização. Se você tem alguns desses sintomas ou conhece alguém que os tenha, procure saber se a fibromialgia tem cura, seus sintomas e tratamentos.

Esta planta sempre foi muito utilizada medicinalmente, principalmente para evitar dores decorrentes de inflamação nas articulações. Há quem use o chá de sucupira, mas sua versão em óleo está ficando cada vez mais popular.

  Continua Depois da Publicidade  

O óleo de sucupira já pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, assim como a semente também já está sendo mais facilmente encontrada nestas lojas. Além disso, há algumas empresas que comercializam os princípios ativos da sucupira em cápsulas, que são vendidas também em lojas naturais ou em farmácias de manipulação.

Vamos falar um pouco mais sobre o que é o óleo de sucupira, para que serve, quais são os benefícios de seu uso e algumas dicas para quem se interessa em usar este óleo.

O que é a sucupira?

A sucupira é um tipo de árvore nativa do Brasil, muito encontrada nos estados de São Paulo, Minas e no centro-oeste do nosso país. Existem muitas espécies da árvore de sucupira, mas em geral, todas elas possuem características similares. Tais árvores são do gênero Pterodon e a mais comum é a espécie conhecida pelo nome científico de Pterodon pubescens.

A sucupira é uma árvore alta, que atinge cerca de 15 metros na idade adulta e seu fruto produz uma semente bastante dura, envolvida por uma casca grossa. A madeira da sucupira é bastante conhecida, sendo utilizada para a fabricação de móveis e assoalhos.

  Continua Depois da Publicidade  

A semente de sucupira sempre foi muito utilizada pelos indígenas destas regiões e não é incomum que as pessoas mais de idade conheçam as propriedades medicinais desta semente, pois o seu uso foi passado de geração em geração nas regiões em que a árvore é abundante.

Como é feito o óleo de sucupira?

Antigamente, o óleo de sucupira não era facilmente encontrado em lojas naturais, como é hoje. Por isso, quem já conhecia as propriedades medicinais desta semente fazia o óleo artesanalmente.

O óleo de sucupira é feito a partir da parte interna da semente de sucupira da variedade branca. A parte de dentro da semente é bastante oleosa e, uma vez que a casca dura for retirada, não é difícil extrair o óleo.

Para que serve o óleo de sucupira?

Os índios utilizavam o óleo de sucupira para diminuir os sintomas de dores, principalmente as que estão associadas à inflamação nas articulações, como é o caso da artrite, artrite reumatóide, reumatismo e artrose.

O óleo de sucupira possui importantes propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, ajudando a tratar de inflamações e dores no corpo.

  Continua Depois da Publicidade  

Acredita-se também que o óleo de sucupira tem o poder de fortalecer os ossos mesmo em pessoas de mais idade, uma ótima forma de prevenir enfermidades dos ossos, como a osteoporose.

Outros usos para o óleo de sucupira são tratar aftas, asma, dermatoses, gastrite, úlcera, vermes intestinais, amigdalite, diabetes, gota e até a prevenção de esquistossomose. Além disso, o óleo de sucupira pode diminuir os sintomas adversos de quem sofre de hérnia de disco e bico-de-papagaio.

O uso do chá de sucupira também pode trazer benefícios para a saúde, principalmente para tratar de inflamações, como a amigdalite e dor de garganta, mas também em casos de ácido úrico, cisto no útero e até mesmo sífilis. Especialistas indicam o chá de sucupira também para aliviar o desconforto causado pelo tratamento de quimioterapia.

É importante ressaltar que, mesmo que muitos pacientes e especialistas reconheçam as propriedades medicinais da sucupira e de seu óleo, os efeitos benéficos desta planta ainda estão sendo estudados e não foram comprovados cientificamente, por isso, os produtos à base de sucupira ainda não são liberados pela ANVISA (Agência nacional de vigilância sanitária).

Propriedades

Mesmo sem a liberação da ANVISA, a sucupira é bastante usada por suas propriedades medicinais, entre elas sua ação anti-inflamatória, antioxidante, anestésica, antibiótica e até mesmo anticancerígena.

  Continua Depois da Publicidade  

Sua propriedade anti-inflamatória é uma das mais evidentes, sendo que o uso da sucupira é frequente para quem tem problemas nas articulações, como artrite e artrose.

A ação antioxidante é responsável por eliminar os radicais livres, elementos que podem prejudicar a nossa saúde e até mesmo causar alguns tipos de câncer e doenças crônicas.

Benefícios

1. Redução da inflamação muscular

A medicina popular já conhece os benefícios da sucupira para melhorar a inflamação muscular há muito tempo. O óleo de sucupira deve ser usado regularmente, duas vezes ao dia, aplicando três gotas no lugar da dor, fazendo movimentos circulares.

Alguns estudos recentes feitos em animais mostram que o extrato de sucupira tem o poder de diminuir a inflamação muscular, o que é um bom indicativo de que a sucupira também pode ter o mesmo efeito em seres humanos.

Além do óleo de sucupira, uma outra forma de tratamento estudada foi o extrato hidroalcoólico, que nada mais é que uma imersão da semente em uma mistura de água e álcool. Esta combinação vai retirar os diterpenos do óleo interno da semente de sucupira e amenizar as dores e sintomas desagradáveis, mas é importante ressaltar que, nos estudos realizados, este tratamento não impediu que a doença evoluísse.

2. Ação anti-cancerígena

Existem indícios de que alguns compostos da semente de sucupira podem ter uma propriedade que ajuda no combate ao câncer, atuando na morte de células cancerígenas.

Uma pesquisa feita recentemente indicou que o óxido de etileno, uma substância obtida do extrato da semente de sucupira, pode impedir o crescimento e a proliferação de células de câncer em animais, a partir de sua propriedade citotóxica.

Ainda faltam mais estudos para comprovar que a semente de sucupira realmente possui uma ação anti-cancerígena.

3. Propriedades analgésicas

A ação analgésica da sucupira aliada à suas propriedades anti-inflamatórias é o que fez desta planta um remédio natural tão conhecido em todo o Brasil.

Estudos feitos em animais indicam que os flavonoides encontrados na semente e no óleo de sucupira têm o poder de diminuir a produção de prostaglandinas, substâncias capazes de transmitir e aumentar as dores.

4. Proteção no trato gastrointestinal

Principalmente no que diz respeito a úlceras e gastrite, o óleo de sucupira é um ótimo remédio para proteger o trato gastrointestinal. Uma pesquisa recente indicou que o consumo do óleo de sucupira ajudou a reduzir a presença de exsudato (um fluido com alto teor de leucócitos e de proteínas que é produzido quando o corpo sofre algum tipo de dano nos tecidos ou nos vasos sanguíneos) ao mesmo tempo em que aumentou os neutrófilos, células que agem na defesa do nosso organismo.

Estudos – como o publicado em 2015 na revista Arthrits – mostram que o óleo de sucupira apresenta atividade antiespasmódica e causa um relaxamento do tônus muscular.

Como usar o óleo de sucupira?

O uso vai depender do problema que você quer evitar ou melhorar. Para dores nas articulações, o indicado é aplicar sobre a pele três gotas do óleo de sucupira e massagear, repetindo este processo pelo menos duas vezes ao dia.

Se o problema for gastrointestinal, deve-se tomar três gotas do óleo de sucupira pelo menos duas vezes ao dia.

A recomendação exata é usar de três a cinco gotas do óleo junto com as refeições até duas vezes por dia ou então aplicar apenas uma gota diretamente na boca até no máximo cinco vezes ao dia. 

Se preferir, também é possível desfrutar das propriedades benéficas da sucupira através de cápsulas ou então de um chá que pode ser preparado a partir das sementes da planta. 

Cuidados e dicas

Como ainda faltam estudos que comprovem a ação benéfica da sucupira no ser humano, não podemos garantir que o óleo de sucupira é tão milagroso quanto as crenças populares dizem e os estudos em animais indicam.

Alguns especialistas duvidam da eficácia da planta no tratamento de diversos sintomas e doenças e, por isso, é necessário ficar atento a possíveis reações adversas ao iniciar o uso da sucupira, seja em forma de óleo ou não.

Segundo um estudo da UNICAMP publicado na tese de doutorado da farmacêutica Vanessa Helena da Silva Souza sob orientação da professora da Faculdade de Ciências Farmacêutica Mary Ann Foglio, a análise em laboratório de vários produtos vendidos como sendo extratos de sucupira atestou a presença de diclofenaco – um princípio ativo usado em medicamentos anti-inflamatórios como o Cataflam e o Voltaren, por exemplo. As cientistas alertam que o diclofenaco é um medicamento que pode causar danos renais se usados por longos períodos de tempo. 

Principalmente por não ser um produto liberado pela ANVISA, a agência reguladora de produtos e alimentos que podem ser comercializados sem nenhum prejuízo para a nossa saúde, devemos nos informar e tirar dúvidas com um médico antes de iniciar um tratamento com a sucupira.

Contraindicações

Mesmo sendo um produto natural, o óleo de sucupira pode trazer alguns efeitos indesejados. Por isso, seu uso não é recomendado para mulheres gestantes nem para crianças com menos de 12 anos.

Quem sofre de algum problema de saúde nos rins ou no fígado também deve evitar o uso de óleo de sucupira. Mas tudo indica que em doses moderadas, o óleo de sucupira não faz mal e pode ajudar no tratamento de várias condições de saúde.

Você já tinha ouvido falar do óleo de sucupira e seus benefícios para a saúde? Pretende ou já experimentou utilizá-lo por conta de algum deles? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

70 comentários em “Óleo de Sucupira – O Que É, Para Que Serve, Benefícios e Dicas”

  1. venho a anos lutando com a prostata, estava com 55/60 g qdo iniciei o tratamento tomando 3 gotas cedo e 3 gotas a tarde com 1 pouco de agua . com m/m 20 dias minha prostata caiu para 25 g, ja faz 6 meses que deixei de tomar remedio para prostata e continuo com a sucupira diariamente e estou normal.

    Responder
  2. Ola Diana eu sou de São Paulo fui para Goiais e comprei la o frasco o rotulo e branco com Marrom ja comecei a tomar e estou me sentindo muito bem.

    Responder
  3. maria estou uzando estou mesentido muito bem as dores estao melhorando prisipalmente do ciatico
    eu uzo o oleo de copaiba e o oleo de sucupira recomendo

    Responder
  4. Uso sucupira exatamente para as dores das articulações,sinto-me muito bem,as dores vão embora quando faço uso direto.uso e recomendo.

    Responder
  5. Tomei o óleo de sucupira pela primeira vez de manhã e sentir uma rotina ,depois tomei a noite sentir também, fiquei com medo.Continuarei tomando ou não?Ah tomei 07 gotas de manhã e à noite

    Responder
  6. Sofro de sinusite crônica e com mais de 1 mês em crise descobrir esse extrato de sucupira! Foi um milagre no primeiro dia de uso meu nariz desentupiu coloquei muito catarro e estou respirando melhor muito melhor!!! Apenas 1 dia que estou tomando vou continuar por pelo menos 1 mês! Até umas dores no corpo sumiram!!! Esse remédio é um milagre !!! Anvisa não quer liberar por conta das grandes indústrias farmacêuticas !!! Quantas pessoas iriam ser curadas de doenças e não precisariam depender de remédios!! Assim como eu me livrei da loratadina, busonid, tylenol e outros que já estava escrava por conta da sinusite!!!

    Responder
  7. Estou tomando 2 vezes por dia o óleo de sucupira (6 gotas), e, estou me sentindo muito bem. As dores lombares, e dores nas juntas amenizaram bastante! Posso fazer uso contínuo? Grato.

    Responder
    • Olá! Você poderá encontrar em farmácia homeopáticas e que vendem produtos naturais. Acabei de comprar o óleo de sucupira e paguei 18,00.

      Responder
    • Em lojas de ervas medicinais dos mercados. Nas farmácias alternativas da igreja católica também. Quando preciso, comprar, vou no mercado da Vila Rubim, em Vitória-ES.

      Responder
    • Eu encontrei fácil tanto a semente quanto o óleo de sucupira..na zona cerealista próxima ao mercado municipal de São Paulo …no próprio mercadão eu achei o óleo no valor de R$20,00…não comprei la não…sai do mercadão atravessei a ponte e fui na zona cerealista…o mesmo óleo custou R$ 7,00…isso mesmo sete reais..então precisa pesquisar não comprem no primeiro comércio,pois a diferença de preço foi considerável

      Responder
  8. Comecei a ler recentemente sobre os benefícios da sucupira e gostei do que li. Vou procurar as sementes ou o óleo para comprar e começar a usar imediatemente

    Responder
  9. Eu não conhecia; uma pessoa que me indicou e me disse que ela própria estava sofrendo muito com dores nas costas e que estava até com joanete, aí começou a usar o óleo de sucupira e acabaram as dores e a joanete. Eu estava sentindo dores no braço por causa de uma inflamação no tendão, e com poucos dias de uso do óleo percebi que amenizou muito; estava sentindo um pouco de dor nas costas e também percebi que diminuiu. Vou continuar!

    Responder
  10. Iniciei o uso a poucos dias através de indicação pois sofro muito com dores. Espero que realmente que auxilie na diminuição das dores.

    Responder
  11. Usei recentemente sucupira, estava com pigarro forte na garganta, muitas dores nos ossos das mãos, nos joelhos e amígdalas inflamadas, não tenho baço (perdi num acidente) me ensinaram quebrar algumas sementes e colocar no Biotônico, coloquei junto também um pouco de vinho branco, no mesmo dia tomei, com apenas 02 dias tomando já me senti melhor. Agora pedi óleo, gel de massagem e mais sementes para manter o tratamento. Um santo remédio para dores nos ossos e juntas.

    Responder
    • Nossa eu comprei um óleo a cor do plástico e Amarrom sera . e o mesmo óleo tenho muitas dores nas costas

      Responder
    • MELÃOZINHO SÃO CAETANO, PEGA UM PUNHADO DAS FOLHAS COM A FRUTINHA E BATE NO LIQUIDIFICADOR E TOMA UM POUCO DE MANHÃ (01 DEDO NUM COPO) DE MEIO DIA NOVAMENTE E A NOITE. PELO MENOS 01 MÊS. MELHORA BASTANTE

      Responder
    • sucupira otimo para inflamacoes nas articulacoes, bom pra prostata tambem. outro anti inflamatorio pra prostata e curcuma.

      Responder
      • O oleo de sucupira foi muito bom para reduzir meu ácido úrico estou tomando a quase 2 meses para fibromialgia e bico de papagaio, mais fiz um exame de sangue e o acido urico normalizou

        Responder
    • Tome 1 colher de sopa de poupa da fruta mini por no mínimo 90 dias como se tivesse tomando um remédio indicado pelo médico com hora marcada sem falhar um dia.

      Responder