Cefaleia de tensão (tensional): o que é, sintomas, causas e como aliviar

publicado em

Cefaleia tensional ou cefaleia de tensão é o tipo de dor que se parece com um aperto, uma pressão na cabeça. A pessoa sente como se sua cabeça estivesse sendo apertada por uma faixa, que também provoca uma sensação de peso. 

Esse tipo de dor de cabeça está diretamente associada com a tensão muscular desencadeada pelo estresse, ansiedade e má postura. Os músculos da região cervical e dos ombros ficam contraídos e rígidos, promovendo um processo inflamatório que resulta na cefaleia de tensão.  

A cefaleia de tensão costuma ser aliviada com analgésicos comuns, anti-inflamatórios e relaxantes musculares. Mas, caso você tenha mais de dois episódios de cefaleia tensional por semana, evite a automedicação e procure ajuda médica, pois o seu caso pode necessitar de um tratamento similar ao da enxaqueca. Não demore para consultar um especialista, para que seu caso não se torne crônico. 

Os medicamentos nem sempre são necessários, muitos casos podem ser prevenidos com mudanças comportamentais e aliviados com opções naturais.  

Veja mais detalhes sobre a cefaleia de tensão, os tipos, os principais sintomas e causas, e como você pode prevenir e tratar essa dor de cabeça.

  Continua Depois da Publicidade  

Cefaleia de tensão: o que é?

A cefaleia de tensão, ou cefaleia tensional, é um tipo de dor de cabeça bastante comum hoje em dia, pois está relacionada com a contração dos músculos da região cervical, ou seja, do pescoço. 

Essa tensão muscular pode ser resultado do estresse e da ansiedade, e da má postura frente à tela do computador, celular ou durante o sono. Veja quais são os maus hábitos de postura e como evitá-los.

A cefaleia tensional pode afetar qualquer pessoa, de qualquer faixa etária, mas costuma ser mais frequente em mulheres em idade produtiva, entre 30 e 40 anos. 

Subtipos da cefaleia de tensão

A cefaleia tensional é subdividida de acordo com a sua frequência:

  Continua Depois da Publicidade  
  • Cefaleia tensional pouco frequente: a pessoa sente dores de cabeça 1 ou 2 vezes ao mês. 
  • Cefaleia tensional muito frequente: ocorre 1 a 2 vezes por semana. 
  • Cefaleia tensional crônica: ocorre em mais de 15 dias dentro do período de 1 mês, podendo persistir nessa frequência por vários meses e, até mesmo, anos.

Ao perceber que a frequência de sua dor de cabeça está ficando cada vez maior, procure ajuda médica, para que você possa iniciar um tratamento preventivo das crises, evitando que o problema se torne crônico ou que você crie resistência aos analgésicos comuns.   

Sintomas da cefaleia de tensão

A cefaleia tensional tem esse nome, por ocorrer, geralmente, após episódios ou fases muito estressantes da vida, que fazem você ficar com os músculos contraídos, tensos, sem que você perceba. 

A cefaleia tensional apresenta algumas características próprias, que a diferencia de outros tipos de dor de cabeça, inclusive da enxaqueca:

  • A dor de cabeça se dá na forma de pressão, como se ela estivesse sendo apertada fortemente por um capacete. 
  • A dor também pode causar a sensação de “cabeça pesada”.
  • A dor é contínua, sem pausas.
  • A dor atinge toda a cabeça, dos dois lados, incluindo a nuca e a testa, principalmente nas laterais (têmporas). 
  • Você também pode sentir uma pressão atrás dos olhos, que é a fadiga ocular. 
  • Há uma maior sensibilidade nos ombros, no pescoço e no couro cabeludo, por causa da tensão muscular na região da coluna cervical. 
  • Não é o tipo de dor incapacitante, como uma enxaqueca, você consegue continuar suas tarefas, ainda que encontre alguma dificuldade. 
  • Pode durar várias horas.
  • Diferentemente da enxaqueca, a cefaleia de tensão não vem acompanhada de outros sintomas, como sensibilidade à luz (fotofobia), ao cheiro ou aos sons (misofonia). Também não causa enjoo. 
  • A dor da cefaleia de tensão não é agravada pelo esforço físico. 

Principais causas da cefaleia de tensão

Cefaleia de tensão
O estresse por conta do trabalho e outras questões pode provocar as cefaleias de tensão

A causa da cefaleia de tensão é a contração muscular, que causa rigidez na região do pescoço e dos ombros. Essa tensão pode ocorrer por diversas causas, que afetam as pessoas com intensidade diferente, pois depende de como cada um reage aos estímulos estressores:

  • Estresse por questões de trabalho, família, finanças e saúde, por exemplo. 
  • Excesso de preocupação com as demandas e responsabilidades. 
  • Ansiedade 
  • Problemas emocionais
  • Ter má postura enquanto executa as atividades diárias ou durante o sono.
  • Ter dificuldade para enxergar e não usar óculos, para corrigir a deficiência, fazendo com que a pessoa se aproxime demais da tela. 
  • Bruxismo
  • Apneia do sono
  • Distúrbio da articulação temporomandibular, que é um problema na articulação da mandíbula.
  • Exposição excessiva ao sol e desidratação.
  • Cafeína, em excesso ou em abstinência.

Como prevenir e tratar a cefaleia de tensão

A medida mais eficaz para tratar uma cefaleia de tensão é encontrar uma forma de conseguir relaxar mais facilmente, já que a origem do problema é a tensão muscular. 

  Continua Depois da Publicidade  

Você pode pensar em alguma atividade prazerosa para fazer depois do trabalho, como uma caminhada ao ar livre, aula de dança, academia, trabalhos manuais ou interagir em um grupo social. 

Além disso, você também pode pensar em estratégias rápidas para conseguir relaxar ao longo do dia, como fazer pequenos intervalos, mudar de ambiente, algo que seja possível em seu contexto. 

Antes de iniciar o dia e antes de dormir, considere dedicar alguns minutos para meditar e, assim, iniciar e finalizar o seu dia com mais tranquilidade. Confira algumas dicas que podem te ajudar a meditar.

No que for possível, evite as situações estressantes. 

Cuide, também, do seu corpo, mantendo uma alimentação saudável, rica e diversificada em nutrientes, para que seu organismo não tenha carência nutricional, nem fique debilitado.

  Continua Depois da Publicidade  

Praticar atividade física regularmente é essencial para manter os níveis hormonais equilibrados e os níveis de neurotransmissores, como dopamina e serotonina, adequados e modulados, garantindo uma sensação de bem-estar, felicidade e motivação. Veja algumas dicas de como aumentar a dopamina.  

Além dessas dicas que ajudam a prevenir a cefaleia de tensão, há algumas formas simples que podem te ajudar a aliviar a dor de cabeça: 

Compressa fria na testa

Aplique uma compressa fria na testa, para reduzir a inflamação local, que causa a dilatação dos vasos sanguíneos. A temperatura fria ajuda a contrair os vasos sanguíneos que estão dilatados, melhorando o fluxo sanguíneo e reduzindo a dor da inflamação. 

Compressa quente nos ombros e na nuca

Para relaxar uma musculatura, é preciso aplicar calor sobre ela. Sendo assim, aplique uma compressa quente nos ombros e na nuca, onde há maior tensão e rigidez muscular causadas pelo estresse e ansiedade excessivos. 

Automassagem na cabeça

É muito simples e fácil fazer uma massagem na cabeça e isso pode, realmente, aliviar a dor causada pela tensão. 

  1. Solte os cabelos e, com as pontas dos dedos, vá fazendo movimentos circulares ao longo de toda a cabeça, aplicando uma leve pressão. 
  2. Puxe suavemente os fios de cabelo, de toda a extensão de sua cabeça.
  3. Para finalizar, alongue o pescoço, inclinando sua cabeça para frente, para trás e para os dois lados. 
  4. Veja algumas variações de automassagem na cabeça, que podem contribuir para o alívio da dor. 

Analgésicos naturais

Chá verde
O chá verde pode ter ação anti-inflamatória que ajude a reduzir a dor

Os seguintes ingredientes têm ação analgésica e anti-inflamatória, logo podem ajudar a reduzir a inflamação na região do pescoço e a cefaleia de tensão associada, se forem usados com frequência.  

Pó de cúrcuma

A curcumina presente na cúrcuma é um poderoso anti-inflamatório natural. Você pode consumir de 400 a 600 mg do pó, adicionando-o aos molhos, sopas e chás. Confira aqui algumas dicas de como aproveitar os benefícios da cúrcuma.  

Chá verde

Consuma de 2 a 4 xícaras de chá verde por dia. Veja como fazer o chá verde

Ômega-3

Considere tomar um suplemento de ômega-3 todos os dias, para aproveitar seu potencial anti-inflamatório e ver os resultados disso na diminuição da cefaleia de tensão. 

Unha-de-gato

Para cada xícara de água, use 1 g da erva unha-de-gato. Veja como fazer o chá de unha-de-gato

Alecrim

O chá de alecrim deve ser feito com 1 colher de chá de folhas em 1 xícara de água fervente, deixando em infusão por 15 minutos, antes de beber. Você pode consumir até 4 xícaras desse chá por dia. 

Ou, você pode passar o óleo essencial de alecrim na região de tensão muscular, fazendo movimentos circulares, com leve pressão. Veja uma receita caseira de óleo de alecrim

Salgueiro branco

Ferva 1 xícara de água com 1 colher de sopa de casca de salgueiro, durante 10 minutos. Veja mais informações sobre o salgueiro branco e seus benefícios.  

Hortelã-pimenta

Use o óleo de hortelã-pimenta para passar nas têmporas, nos ombros e na nuca, massageando com movimentos circulares. 

Medicamentos

Remédio
Muitos medicamentos são usados frequentemente em episódios de cefaleias

As cefaleias de tensão episódicas, ou seja, que não são crônicas, podem ser tratadas com medicações analgésicas, anti-inflamatórios não esteroides e relaxantes musculares. Mas, a cefaleia crônica requer um tratamento com medicações mais fortes, como os da classe dos triptanos. 

Os triptanos são frequentemente usados no tratamento da enxaqueca e agem promovendo a contração dos vasos cranianos e inibindo a inflamação. No caso da cefaleia de tensão crônica, é fundamental que você consulte seu médico ou médica, para iniciar o tratamento mais apropriado ao seu caso. 

Fisioterapia

A fisioterapia é uma estratégia interessante, pois em suas sessões você aprende a fazer alongamentos e alguns exercícios de força, que agem na melhora do quadro inflamatório. Com os exercícios, o fluxo sanguíneo no local da inflamação e da dor fica mais ativado, o que é fundamental para a recuperação das fibras. Além disso, você aprende a como corrigir a sua postura, caso esta seja a causa da sua cefaleia de tensão. 

Fontes e referências adicionais

Com que frequência você tem cefaleia de tensão? Sabe qual é o fator desencadeante da sua dor? O que você faz para aliviar a cefaleia tensional? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Akemi Martins

Dra. Akemi Martins Higa é bióloga, formada pela Universidade Federal de São Carlos em 2011. Doutora na área de Medicina Tropical e Saúde Internacional, com ênfase em doenças neurodegenerativas, pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de nanotecnologia e imunologia aplicada ao diagnóstico de neuromielite óptica e esclerose múltipla. Para mais informações, entre em contato.

Deixe um comentário