Paçoca Engorda?

Tem sabor de infância que nunca passa, alimento característico dos cardápios de festas juninas típicas do nosso país. Há sabores que dificilmente podemos enjoar ou desgostar, não é verdade? A paçoca é uma das delícias que pode ser apontada como uma das tentações que podem corromper uma dieta. O sabor do amendoim é delicioso e o que não se espera, é que ele ofereça diversos benefícios à saúde. Há quem diga que a paçoca engorda, mas é importante avaliar as qualidades dos ingredientes de preparo.

Deve-se atentar para os ingredientes contidos na paçoca, assim você compreenderá os efeitos que ela oferecerá ao seu corpo. Muitas vezes acredita-se que uma pequena sobremesa não proporcionará prejuízos significativos em sua dieta, mas não acredite nisso, uma paçoca pode conter muito mais açúcar que o seu corpo necessita em um determinado momento. Vamos entender sobre as funcionalidades dessa delícia, e assim será possível adequar a sua rotina alimentar e definir se a paçoca engorda ou não.

Valores nutricionais

O ingrediente principal da paçoca é o amendoim. Ele é uma oleaginosa, semente extraída de plantas. O amendoim utilizado para o preparo da paçoca pode proporcionar inúmeros benefícios à sua saúde. Médicos afirmam que ele é rico em gorduras monoinsaturadas, que não engorda e ainda auxilia no equilíbrio de seu metabolismo.

É importante não abdicar de todas as delícias da culinária, uma dieta radical também pode prejudicar a concretização de suas metas. A paçoca é rica em nutrientes antioxidantes e auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares. Uma paçoca pequena contém em média 110 calorias, 10 gramas de carboidratos e 4 gramas de proteínas, o que não é muito eficiente em uma dieta com consumo de carboidrato restrito. Ela possui gordura e o açúcar é um dos ingredientes envolvidos para oferecer o sabor irresistível.

O principal ingrediente da paçoca

Os benefícios da semente são pouco conhecidos, e podem fazer diferença na sua saúde. O amendoim pode ser uma fonte proteica, além de reduzir os riscos de saúde, pois possui ácidos graxos poli-insaturados que são capazes de reduzir os níveis de colesterol e triglicérides. O amendoim proporciona beleza aos seus cabelos e ainda combate as rugas, pois é rico em vitamina E.

Paçoca diet

Muitas pessoas acreditam que as versões diet são menos prejudiciais à saúde, mas essa não é a verdade. Deve-se avaliar os valores nutricionais e comparar com as opções tradicionais. No caso da paçoca, a versão diet pode ser até uma desvantagem, porque a novidade contém mais gorduras que a paçoca tradicional.

A vantagem principal da paçoca diet é que não possui adição de açúcar, o que pode ser a opção perfeita para diabéticos. A paçoca diet não possui açúcar como ingrediente, mas possui maltodextrina, que é um carboidrato complexo, o que garante uma absorção mais lenta.

O fato é que a paçoca engorda, sendo diet ou não. Abaixo podemos notar as diferenças entre as versões de paçoca. Ela pode ser uma ótima opção para diabéticos, mas o consumo não deve ser frequente.

Paçoca Normal – 22g
Valor calórico110 calorias
Carboidratos10 g
Proteínas4 g
Gorduras Totais6 g
Gorduras Saturadas1 g
Fibra AlimentarMenor que 1 g
Sódio25 mg
Ingredientes:Amendoim Torrado e Moído, Açúcar e Sal

 

Paçoca Diet – 22g
Valor calórico115 calorias
Carboidratos9,9 g
Proteínas4,2 g
Gorduras Totais6,5 g
Gorduras Saturadas1,1 g
Fibra Alimentar0,8 g
Sódio45 mg
Ingredientes:Amendoim, Maltodextrina, frutoligossacarídeo, sal, edulcorante natural sorbitol, edulcorantes artificiais sucralose e acessulfame

A paçoca engorda mesmo?

Uma unidade de paçoca não irá fazer você engordar. São 110 calorias e não tem uma quantidade absurda de açúcar. A relação entre os macronutrientes é até boa, não tendo um índice glicêmico tão elevado. O grande problema no consumo da paçoca é mesmo a quantidade. Dificilmente a pessoa só consome uma única. O mais provável é comer umas três unidades, se é algo que a pessoa gosta muito e não come com tanta frequência. Essas 340 calorias adicionais à alimentação do dia podem contribuir para um ganho de peso, ou pelo menos atrapalhar a perda de peso deste dia.

Quando consumir

A paçoca pode ser uma substituição de outro alimento esporadicamente em sua dieta. Você estará consumindo um alimento que trará benefícios à saúde e não tem tanto açúcar e malefícios quanto parece. Evite de comê-la antes de dormir ou como sobremesa, porque geralmente essas são calorias que ingerimos adicionalmente às que já estamos consumindo normalmente no dia.

No entanto, vale destacar que se a pessoa come uma boa e rica salada com frango e boas variedades e quiser consumir um paçoca de sobremesa não estará fazendo nada absurdo para engordar.

Não radicalize

Você não precisa abrir mão de todos os alimentos, sete dias por semana. Guarde a oportunidade de comer a sua paçoca para uma refeição livre. Se você valoriza o gostinho do alimento típico de festas juninas, valorizará a degustação e ainda poderá utilizar isso a seu favor.

Não pense que comer uma paçoca engorda, ela só será prejudicial à sua dieta de perda de peso se for consumida descontroladamente e frequentemente. Redução de medidas exige uma reeducação alimentar, se você reconhece que é apaixonado por paçoca, não a exclua de sua vida, apenas escolha o momento oportuno para desfrutá-la.

Alternativas saudáveis

Devemos reconhecer que a indústria fitness está crescendo, e com ela os adeptos de hábitos saudáveis só têm adquirido benefícios e indicações positivas para a saúde. As substituições e receitas magras podem substituir as refeições que não seriam tão nutritivas. Dentre as opções, podemos encontrar a receita da paçoca proteica. Essa receita é do bem e pode auxiliar no processo de hipertrofia e redução de gordura corporal.

Paçoca Proteica

Ingredientes:

  • 100 gramas de amendoim torrado e descascado
  • 45 gramas de Whey Protein sabor baunilha
  • 1 colher (chá) de óleo de coco (para adquirir consistência)
  • Pitadas de canela em pó (opcional)

Modo de Preparo:

  1. Bata o amendoim no liquidificador ou mixer até obter uma farinha.
  2. Coloque em uma tigela e adicione o óleo de coco e o Whey Protein.
  3. Amasse a mistura, com as mãos, para dar liga.
  4. Sugestões de formato: faça bolinhas ou rolos na espessura de uma rolha e corte em pedaços.
  5. Conserve em geladeira.

Paçoca Maromba

Ingredientes:

  • 250 gramas de amendoim torrado e sem pele
  • 50 gramas de aveia em flocos
  • 80 gramas de açúcar mascavo
  • 2 scoops de whey de baunilha

Modo de Preparo:

  1. Misture tudo no liquidificador, até virar uma farofa
  2. Vá apertando nas forminhas até ficar bem socado.

Você é um apaixonado pela paçoca? Consegue se controlar a ponto de comer uma quantidade que não engorde? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (19 votos, média: 3,84 de 5)
Loading...

8 comentários em “Paçoca Engorda?”

  1. Se pesquisarem um pouco antes de escrever qualquer coisa, verão que a maltodextrina é vendida como carboidrato complexo porém seu índice glicemico é altíssimo, quase igual a de dextrose, ou seja, ela não é um carboiidrato complexo mas sim um carboidrato de rápida absorção elevando os índices de insulina, sendo assim uma péssima escolha para os diabetico!

Deixe um comentário