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Pé de Frango Engorda? Tem Colesterol? Gordura?

O pé de frango pode não ser a parte do animal favorita de todo mundo, mas há quem goste dela e, por isso, se preocupa se o pé de frango engorda. Veja a seguir as características do pé de frango, se ele tem colesterol, gordura e muito mais. Não deixe de conferir.

Para aqueles que são adeptos das partes mais diferentonas do frango e, ao mesmo tempo, se preocupam com a boa forma, também vai valer a pena descobrir se a moela de frango engorda.

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As calorias do pé de frango

São o primeiro quesito que a gente vai analisar para tentar entender se o pé de frango engorda ou não. Pois bem, enquanto uma unidade de pé de frango é composta por 73 calorias, uma porção de 100 gramas do alimento apresenta 215 calorias.

Esses números nos mostram que se a pessoa se contentar em consumir apenas poucas unidades de pé de frango pode ser que os efeitos não pendam tanto para o lado do aumento de peso. Entretanto, se o alimento for consumido em porções maiores, não será tão difícil que ocorra um acúmulo de calorias, que favorece a elevação do peso corporal.

Portanto, para quem não quer engordar ou necessita emagrecer, porém gosta de comer pé de frango, a solução se torna consumir quantidades moderadas do alimento sempre dentro de pratos saudáveis, equilibrados e que não sejam excessivos em calorias, gorduras ruins e açúcares.

De olho na fritura

Consumir o pé de frango frito não parece ser uma boa ideia para aquelas pessoas que não desejam aumentar o seu peso corporal ou que necessitam emagrecer, uma vez que toda a gordura da fritura vai acrescentar calorias ao prato.

Isso porque, todos os tipos de gorduras são compostos por nove calorias a cada grama. E olha que nem mencionamos os outros motivos pelos quais as frituras fazem mal.

O pé de frango tem colesterol?

De acordo com informações, 100 gramas de pé de frango cozido apresentam 84 mg de colesterol em sua composição. Entretanto, a publicação apontou que com exceção das pessoas que possuem defeitos genéticos, o consumo de alimentos com colesterol costuma ter poucos efeitos nos níveis totais de colesterol.

“Por anos, você escutou que os alimentos com colesterol alto aumentam o risco de doença cardíaca. Todavia, muitos estudos recentes mostraram que isso não é necessariamente verdade. A maioria do colesterol no seu sangue é produzido pelo seu fígado. Quando você consome alimentos ricos em colesterol, o seu fígado produz menos. Por essa razão, o colesterol da dieta tem apenas efeitos pequenos nos níveis de colesterol sanguíneo da maioria das pessoas. Estudos também sugerem que o consumo do colesterol alimentar não está ligado aos ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais (AVCs)”, explicou a nutricionista Franziska Spritzler.

A questão da gordura saturada

É algo que não podemos deixar de abordar quando falamos do colesterol do pé de frango, uma vez que elas podem influenciar os níveis de colesterol.

Pois bem, dos 14,6 gramas de gorduras totais encontrados no pé de galinha, aproximadamente 4 gramas correspondem às gorduras saturadas, enquanto 5.5 gramas são de gorduras monoinsaturadas e em torno de 3 gramas equivalem às gorduras poli-insaturadas.

Mas o que é que isso tem a ver como o colesterol? Bem, a Associação Americana do Coração recomenda limitar a ingestão de gorduras saturadas e afirma que décadas de ciência sólida mostraram que elas podem aumentar os níveis do colesterol ruim e trazer um risco mais elevado de desenvolver doença no coração.

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Por outro lado, substituir os alimentos ricos em gorduras saturadas por alternativas mais saudáveis pode diminuir os níveis de colesterol e melhorar o perfil lipídico, acrescentou a organização.

A orientação da instituição também envolve limitar o consumo das gorduras saturadas para algo equivalente a 5% ou 6% das calorias consumidas diariamente. Para uma dieta de 2 mil calorias diárias, isso quer dizer que não mais do que 120 das calorias ingeridas em um dia podem corresponder às gorduras saturadas, explicou a associação, que esclareceu ainda que isso corresponde a aproximadamente 13 gramas de gorduras saturadas por dia.

Por sua vez, a Harvard Health Publishing (Publicação de Saúde de Harvard, tradução livre) da Escola Médica da Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, classificou as gorduras saturadas como “gorduras do meio” – entre as ruins, as gorduras trans, e as boas, as gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas.

Segundo a publicação, uma dieta rica em gorduras saturadas pode aumentar os níveis totais de colesterol pendendo a balança para o colesterol ruim, que estimula obstruções nas artérias do coração e de outras localidades do organismo.

A Harvard Health Publishing destacou ainda que uma meta-análise de 21 estudos afirmou que não existem evidências suficientes para concluir que as gorduras saturadas aumentam os riscos de desenvolvimento de doença cardíaca, porém, apontou que substituir essas gorduras pelas gorduras poli-insaturadas pode diminuir os riscos do aparecimento da doença no coração.

Dois outros estudos importantes indicaram que trocar as gorduras saturadas pelas gorduras poli-insaturadas ou por carboidratos ricos em fibras é a melhor forma de diminuir os riscos de ter doença cardíaca, entretanto, substituir as gorduras saturadas por carboidratos altamente processado poderia resultar no efeito contrário, completou a publicação.

Antes que alguém argumente que os quatro gramas de gorduras saturadas em 100 gramas de pé de frango estão longe do limite diário de 13 gramas de gorduras saturadas para uma dieta de 2 mil calorias, vale lembrar que existe uma série de outros alimentos do dia a dia que também possuem boas quantidades de gorduras saturadas.

Isso sem contar que, com base nesses números, ao consumir 325 gramas de pé de frango já seria possível chegar ao limite diário estabelecido de 13 gramas de gorduras saturadas para uma dieta de 2 mil calorias. 

Portanto, a recomendação de consumir o pé de frango com moderação também vale em prol dos níveis saudáveis de colesterol.

Além de saber se o pé de frango engorda

Quem tem o objetivo de manter o peso ou de emagrecer precisa certificar-se de seguir uma dieta que seja toda saudável, controlada, nutritiva e equilibrada. Até porque não vai adiantar muito se controlar com os pés de frango em uma refeição, porém, cometer abuso em outras, consumindo muitas guloseimas e besteirinhas cheias de açúcares e calorias.

Para quem dificuldade em ter uma alimentação saudável, controlada, nutritiva e equilibrada, vale muito a pena contar com o auxílio de um nutricionista, que é o profissional qualificado para prescrever uma dieta que ajude a alcançar os seus objetivos, ao mesmo tempo em que fornece os nutrientes e a energia que o organismo exige para funcionar direitinho.

O nutricionista também é o profissional mais indicado para ensinar a melhor maneira de como consumir o pé de frango sem engordar. Tenha em mente que este artigo serve unicamente para informar e jamais pode substituir as recomendações qualificadas e profissionais do nutricionista.

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Fontes e Referências Adicionais:

Você já sabia se pé de frango engorda? Conhece alguém que possa confirmar? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

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