Pé de frango engorda? Tem colesterol? gordura?

Especialista da área:
atualizado em 29/07/2021

O pé de frango, ou galinha, é um alimento extremamente nutritivo, e contém um alto teor de vitaminas, colágeno e minerais. Ele é feito apenas de tecidos conjuntivos, ossos, pele, cartilagem e tendões e por essa razão, comer essa iguaria permite que você usufrua de uma ampla variedade de benefícios, que não podem ser encontrados em outras partes do frango.

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Esses tecidos conjuntivos contém uma enorme quantidade de colágeno e essa substância é responsável pela construção de tecidos no organismo, como o muscular por exemplo. Como o pé de frango tem uma forte concentração de colágeno, ele é bastante recomendado para quem pratica musculação e quer fortalecer a musculatura e ganhar mais energia.

Mas será que o pé de frango engorda? A resposta correta é que depende da quantidade ingerida. Se ingerirmos apenas uma pequena porção, o pé de frango não possui um alto valor calórico, no entanto, se consumirmos uma quantidade razoável desse alimento, ele pode sim ser bastante calórico.

Consumo calórico do pé de frango

pé de galinha

Não há como saber se o pé de frango engorda sem conhecer a quantidade de calorias que podemos encontrar neste alimento.

De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), uma porção de 100 g de pé de galinha possui 215 calorias, enquanto uma unidade média do alimento contém aproximadamente 75 calorias.

Esses números nos mostram que o fato do pé de galinha engordar ou não está diretamente relacionado com a quantidade ingerida. Se essa quantidade for exagerada, a consequência natural será o ganho de peso. Caso contrário, não há com o que se preocupar em engordar.

Portanto, para quem não quer engordar ou necessita emagrecer, porém gosta de comer pé de galinha, a solução se torna consumir quantidades moderadas do alimento, sempre acompanhado pratos saudáveis, equilibrados e que não contenham muitas calorias, gorduras ruins e açúcares.

Uma outra dica é evitar consumir o pé de galinho frito, uma vez que toda a gordura da fritura vai acrescentar calorias ao prato.

O pé de frango tem colesterol?

Ainda com base no Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, 100 gramas de pé de frango cozido apresentam 84 mg de colesterol em sua composição, o limite máximo diário de consumo de colesterol deve ser de 300 mg.

Portanto, embora os pés de galinha tenham muitos nutrientes, eles também possuem um alto teor de colesterol que pode ser prejudicial para o organismo, e por isso é importante comê-los sem exagero.

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A questão da gordura saturada

pé de galinha frito

Essa é uma questão que não podemos deixar de abordar, uma vez que o consumo de gorduras saturadas pode influenciar os nossos níveis de colesterol.

Pois bem, dos 15 gramas de gorduras totais encontrados em 100 gramas de pé de galinha, aproximadamente 4 gramas correspondem às gorduras saturadas, enquanto 5,5 gramas são de gorduras monoinsaturadas e em torno de 3 gramas equivalem às gorduras poli-insaturadas.

Mas o que é que isso tem a ver com o o colesterol? Bem, a Associação Americana do Coração recomenda limitar a ingestão de gorduras saturadas já que elas podem aumentar os níveis do colesterol ruim e trazer um risco mais elevado de desenvolver doenças cardiovasculares.

Por outro lado, substituir os alimentos ricos em gorduras saturadas por alternativas mais saudáveis pode diminuir os níveis de colesterol e melhorar o perfil lipídico, acrescentou a organização.

A orientação da instituição também sugere limitar o consumo das gorduras saturadas para algo equivalente a 5% ou 6% das calorias consumidas diariamente. Para uma dieta de 2 mil calorias diárias, o ideal é ingerir aproximadamente 13 gramas de gorduras saturadas por dia, que equivale a 120 calorias.

Mas antes que se argumente que os quatro gramas de gorduras saturadas em 100 gramas de pé de frango estão longe do limite diário de 13 gramas de gorduras saturadas para uma dieta de 2 mil calorias, vale lembrar que existe uma série de outros alimentos do dia a dia que também possuem boas quantidades de gorduras saturadas.

Portanto, a recomendação de consumir o pé de frango com moderação também vale em favor dos níveis saudáveis de colesterol.

Além de saber se o pé de frango engorda

Quem tem o objetivo de manter o peso ou de emagrecer precisa seguir uma dieta que seja saudável, balanceada e nutritiva. Até porque não vai adiantar se privar de comer algumas unidades de pé de frango em uma determinada refeição e abusar das calorias em outras.

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Para quem tem dificuldade em manter uma alimentação balanceada, vale muito a pena contar com o auxílio de um nutricionista, que é o profissional qualificado para prescrever um programa alimentar que irá ajudar a alcançar os objetivos almejados, ao mesmo tempo em que não deixará de oferecer os nutrientes e energia que o corpo necessita para funcionar corretamente.

Fontes e referências adicionais

Você já sabia se pé de frango engorda? Conhece alguém que possa confirmar? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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