Piper nigrum

Piper Nigrum Emagrece? Para Que Serve, Dosagem e Efeitos Colaterais

Piper nigrum é o nome científico da muito conhecida e utilizada pimenta-do-reino. Apesar de seu uso ser muito comum no Brasil, pouco sabemos dos benefícios que este tempero pode trazer para a nossa saúde.

Na medicina milenar Ayurveda, a pimenta-do-reino é usada para o tratamento de sintomas e doenças relacionadas ao sistema gastrointestinal, já que possui propriedades anti-inflamatórias. Além disso, a especiaria também é usada para melhorar a saúde oral, por ser um poderoso antisséptico.

Há quem garanta que a piper nigrum emagrece, já que além de ser um alimento termogênico, possui propriedades antioxidantes das quais nosso organismo pode se beneficiar. É inclusive ingrediente de muitos suplementos alimentares para emagrecimento.

Vamos explorar um pouco mais as propriedades e benefícios da pimenta-do-reino, para que serve em uma dieta, qual a dosagem ideal para quem tem a finalidade de emagrecer e quais são os possíveis efeitos colaterais de seu uso.

Para que serve a piper nigrum?

Muito usada na culinária ao redor do mundo, a pimenta-do-reino é um dos temperos mais versáteis de que se tem notícia. A piper nigrum é perfeita para dar mais sabor a legumes, peixes, frango e saladas, juntamente com limão, sal e azeite, entre muitas outras possibilidades.

Excelente para substituir molhos com maior adição de gordura, o baixo teor calórico da pimenta-do-reino, aliado à sua propriedade termogênica, fazem dela uma ótima opção de tempero se você está de olho no peso.

Informações nutricionais

Valores para 100 gramas de piper nigrum.

  • 255 calorias;
  • 64,8 gramas de carboidratos;
  • 10,9 gramas de proteína;
  • 2,3 gramas de gordura total;
  • 21 miligramas de vitamina C;
  • 44 miligramas de sódio;
  • 437 miligramas de cálcio;
  • 173 miligramas de fósforo;
  • 194 miligramas de magnésio.

Propriedades da piper nigrum

Uma colher de chá deste tempero possui apenas 8 calorias e é quase isenta de sódio, já que em 100 gramas de pimenta-do-reino existem apenas 44 miligramas deste elemento.

O sódio em excesso faz mal para a saúde e pode causar retenção de líquidos. A pimenta-do-reino tem propriedades diuréticas e pode ajudar na diminuição do consumo de sal.

Encontramos também uma grande quantidade de minerais, como potássio, cálcio, fósforo, magnésio, entre outros. Esses minerais são essenciais para a nossa saúde, auxiliando na boa conservação dos ossos, do sistema sanguíneo e do coração.

A presença de antioxidantes na pimenta-do-reino é muito benéfica para estabilizar e até diminuir o nível de açúcar no sangue depois das refeições, além de combater os radicais livres, que podem causar alguns tipos de câncer e doenças crônicas como o Alzheimer.

Por ser um alimento termogênico, a pimenta-do-reino pode ser de grande ajuda para quem quer emagrecer, já que alimentos com esta propriedade têm o poder de aumentar o metabolismo, melhorando a queima de calorias.

O uso medicinal da pimenta-do-reino

A medicina oriental faz uso da piper nigrum há séculos por suas propriedades anti-inflamatórias e para combater problemas gastrointestinais. Um uso muito frequente era feito para diminuir a dor muscular e nas articulações, surgindo efeito até em casos de artrite.

Por auxiliar na digestão, suas propriedades também eram usadas para ajudar no tratamento de doenças gastrointestinais e flatulências.

Na antiguidade, utilizava-se muito a propriedade antisséptica da piper nigrum, principalmente para cuidar de problemas dentais, como cáries e gengivas inchadas. Outro uso medicinal era feito com uma mistura de mel e pimenta-do-reino para melhorar os sintomas da bronquite e até curá-la.

Piper nigrum emagrece?

Ainda não há estudos científicos que comprovem que a piper nigrum emagrece, mas existem alguns suplementos no mercado que contêm um de seus compostos orgânicos, a piperina, que garantem aumentar o metabolismo naturalmente.

Um estudo publicado em 2012 no Journal of Agriculture and Food Chemistry mostra os efeitos da piperina em células de gordura. As células foram posicionadas em tubos de teste juntamente com a piperina e descobriu-se que este composto conseguiu impedir o desenvolvimento de novas células adiposas.

A pesquisa mostra que este composto interfere na atividade dos genes responsáveis pela formação de gordura, mas ainda não se sabe com certeza como a piperina funciona a nível molecular e como ela poderia beneficiar a perda de gordura corpórea.

Faltam estudos mais completos que possam garantir a eficácia da pimenta-do-reino in natura como aliada na perda de peso. De qualquer forma, é de conhecimento geral que a pimenta-do-reino tem um efeito positivo no sistema digestivo, já que é um alimento termogênico.

Alimentos termogênicos auxiliam o organismo a queimar células de gordura corporal durante a digestão. Além de possuir essa propriedade, a pimenta-do-reino parece ajudar na liberação de enzimas digestivas no pâncreas, assim como acelerar o movimento dos alimentos no sistema gastrointestinal.

Benefícios da Piper Nigrum

Mesmo não havendo muitas provas de que a piper nigrum emagrece, existem outras características benéficas que o seu consumo pode trazer.

1. Melhora na digestão

Alguns compostos da pimenta-do-reino, principalmente aqueles que conferem sua qualidade aromática, podem aumentar o poder de digestão através do aumento das secreções de enzimas gastrointestinais. Isso pode beneficiar o nosso organismo a absorver maiores quantidades de selênio, vitaminas do complexo B, betacaroteno e outros nutrientes.

Quem sofre de problemas de estômago deve evitar o consumo de piper nigrum, já que ela age diretamente no sistema digestivo e pode afetar negativamente e até mesmo piorar condições já existentes.

2. Alto teor de minerais

Ao ingerir a pimenta-do-reino, estamos consumindo também uma série de minerais essenciais para a nossa saúde. Nela, encontramos altas doses de potássio, cálcio, zinco, manganês, ferro e magnésio.

3. Alto teor de vitaminas

Entre os nutrientes encontrados na pimenta-do-reino, estão a vitamina A, C e do complexo B, como piridoxina, riboflavina, tiamina e niacina. Além disso, o alimento é rico em antioxidantes, que ajudam a diminuir a presença de radicais livres, ajudando a prevenção de alguns tipos de câncer e de doenças crônicas.

4. Ajuda a melhorar a memória

Outro benefício que vem sendo estudado é a função do composto ativo da piper nigrum, a piperina, no cérebro. Alguns especialistas afirmam que ela pode aumentar a presença de serotonina e beta-endorfina no cérebro, substâncias conhecidas por colaborarem melhorar a memória.

Dosagem

Ainda não há provas de qual seria a quantidade ideal de piper nigrum no organismo para ajudar no emagrecimento. Há alguns estudos em curso que pretendem confirmar se os princípios ativos da pimenta-do-reino podem auxiliar no emagrecimento, mas eles ainda não foram concluídos.

De qualquer forma, como este é um tempero muito comum e largamente utilizado em nossa culinária, podemos continuar o uso desta especiaria para aproveitar de suas propriedades.

Lembrando sempre que pessoas com problemas de estômago devem evitar o consumo da pimenta-do-reino para não piorar sua condição.

Efeitos colaterais

O consumo excessivo da piper nigrum pode causar alguns sintomas desagradáveis para quem já sofre de problemas gastrointestinais, como irritação, azia, gastrite e até úlcera hemorrágica. Por isso, pessoas com tendência a ter problemas de estômago devem evitar o consumo de pimenta-do-reino.

Alguns especialistas associam a piperina, composto presente na piper nigrum, à diminuição de fertilidade tanto em homens quanto mulheres. Quem está tentando engravidar deve evitar o uso excessivo de pimenta-do-reino em sua alimentação.

Por conter propriedades que podem diminuir a pressão arterial, pessoas que façam uso de medicamentos para baixar a pressão ou que tenham problemas de pressão também devem evitar o excesso de piper nigrum.

Alguns compostos da pimenta-do-reino tem o poder de diminuir o nível de açúcar no sangue, por isso se recomenda cautela de quem sofre de diabetes ou hipoglicemia, além de atenção de quem toma medicamentos ou suplementos que afetam o teor de açúcar no sangue.

Você já tinha ouvido falar que a piper nigrum emagrece? Tem costume de utilizá-la em sua cozinha para temperar as refeições? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*