Pontada na barriga – O que pode ser e como tratar

Especialista da área:
atualizado em 29/09/2021

Sentir uma pontada na barriga pode significar algo bem simples de resolver como o excesso de gases intestinais ou uma condição mais séria como a apendicite. As causas vão depender da intensidade e da localização da dor. Além disso, é preciso ter atenção a sintomas adicionais que podem surgir junto com as dores abdominais.

  Continua Depois da Publicidade  

Os desconfortos abdominais são comuns e geralmente não indicam nada muito sério. Mas se isso está acontecendo com frequência, é importante investigar o que pode ser e como deve ser o tratamento.

O que pode ser

dor na barriga

Às vezes, alguns hábitos alimentares são os responsáveis pela sensação de pontadas na barriga. Consumir carboidratos ou lactose em excesso, por exemplo, pode causar acúmulo de gases ou problemas de digestão. Por isso, verificar se você tem alguma alergia ou intolerância alimentar pode ser importante para evitar esses alimentos e parar de se sentir mal.

Veja a seguir as principais causas das pontadas na barriga e o que você pode fazer para melhorar.

Gases

O acúmulo de gases no estômago pode causar pontadas e dor forte na barriga, que geralmente vai e volta. O excesso de gases também pode causar inchaço abdominal, sensação de plenitude gástrica e necessidade de soltar os gases.

Os gases geralmente são resultado daquilo que ingerimos. Existem alguns alimentos que, durante a digestão, formam mais gases do que outros. É o caso de leguminosas como o feijão, de vegetais como o repolho e de bebidas gaseificadas. Além disso, o excesso de gases pode ser um sintoma de intolerância alimentar que precisa ser tratada.

Como tratar

Para ajudar o corpo a eliminar os gases, é importante beber muita água e mastigar muito bem os alimentos. Além disso, evite os alimentos que você sente que te fazem mal. Se o tratamento medicamentoso for necessário, o remédio para gases mais usado é a simeticona.

  Continua Depois da Publicidade  

Prisão de ventre

A constipação ou prisão de ventre pode causar fezes endurecidas e muito mal-estar. Além disso, é comum a dor no “pé da barriga”, concentrada do lado esquerdo.

Quando há prisão de ventre, ocorre um aumento da pressão dentro do intestino e isso pode causar acúmulo de gases, distensões abdominais e cãibras que causam dor.

Como tratar

É importante ajustar alguns hábitos para melhorar a constipação. Assim, inclua mais fibras alimentares na sua dieta e beba muita água para ajudar na passagem das fezes. Se necessário, um médico gastroenterologista pode recomendar o uso de remédios com efeito laxante para facilitar a evacuação.

Apendicite

sintoma de apendicite

Quando afeta o lado direito do abdômen, a pontada na barriga pode ser um sinal de apendicite. O apêndice é um órgão do intestino grosso que pode ficar obstruído com restos de fezes, causando uma inflamação. Os sintomas podem ser náusea, vômito, febre, mal-estar, perda de apetite e dor repentina na parte direita do abdômen.

Como tratar

A apendicite é uma emergência médica. É preciso se dirigir a um hospital pois o tratamento envolve uma cirurgia para remover o apêndice. Depois disso, é importante seguir as instruções do seu médico no pós-operatório que inclui o uso de alguns remédios para a dor e para prevenir infecções, além do repouso.

Síndrome do intestino irritável

A síndrome do intestino irritável é uma doença crônica que causa dor de estômago e cólicas que podem parecer pontadas no pé da barriga. Além disso, podem ser observados outros sintomas como gases, inchaço e períodos de oscilação entre constipação e diarreia.

  Continua Depois da Publicidade  

Como tratar

Essa síndrome é uma doença complexa que precisa de acompanhamento por um gastroenterologista e por um nutricionista. Os remédios usados no tratamento podem incluir aqueles para aliviar a dor e para reduzir o acúmulo de gases.

Na dieta, é importante optar por alimentos ricos em fibras e em opções mais fáceis de digerir, como frutas e vegetais, evitando aqueles que podem irritar a mucosa intestinal ou sobrecarregar o intestino, como os alimentos gordurosos, açucarados e apimentados.

Infecção urinária

infecção urinária

Uma infecção urinária também pode causar pontadas na barriga e outros sintomas como ardência e dificuldade para urinar. Trata-se de uma doença mais comum em mulheres causada por bactérias do tipo Escherichia coli e Staphylococcus saprophyticus.

Como tratar

O tratamento é feito com o auxílio de antibióticos para combater a infecção. Além disso, beber bastante água e tomar um suco de cranberry parece ajudar na recuperação e na prevenção de infecções urinárias reincidentes.

Pedra na vesícula

A pedra na vesícula ou colelitíase ocorre quando há a formação de cálculos na vesícula biliar, um órgão pequeno que ajuda o corpo a digerir a gordura. A presença de cálculos biliares pode causar uma obstrução e sintomas como dor, náusea, vômito e pontada na barriga.

  Continua Depois da Publicidade  

Como tratar

A estratégia de tratamento mais comum é a remoção dos cálculos ou de toda a vesícula através de uma cirurgia. No pós-operatório, é preciso tomar antibióticos prescritos pelo cirurgião para prevenir infecções.

Cólica

As pontadas na barriga também podem ser um sintoma de cólicas menstruais nas mulheres. Além disso, a sensação de fisgada na barriga também pode acontecer durante a ovulação ou no início da gravidez por causa de alterações hormonais e mudanças na estrutura do útero.

Como tratar

Quando a cólica é causada por mudanças hormonais esperadas em um ciclo menstrual, é possível tratar o problema com remédios para cólica. Mas no caso de dor durante a gravidez ou fora do período menstrual, é importante procurar um ginecologista para avaliação.

Outras causas e o que fazer

pontada na barriga

A pontada na barriga também pode ocorrer durante a gravidez. Na maioria das vezes, sentir isso na gestação não significa que há algo de errado. Entretanto, se as dores forem muito frequentes, pode-se tratar de uma gravidez ectópica, que ocorre fora do útero, e que coloca a vida da mulher em risco. Na dúvida, procure um médico. 

Existem muitos outros problemas de saúde que podem causar pontadas na barriga. É o caso de condições como cistos ovarianos, infecções urinárias, pedras nos rins e até mesmo infecções virais.

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, é importante ter atenção em todos os sintomas, que podem sinalizar um problema mais sério, tais como os seguintes:

  • Dor abdominal forte durante a gravidez;
  • Sangue nas fezes;
  • Pele ou olhos amarelados;
  • Dor repentina que começa logo depois de comer;
  • Sensibilidade na parte inferior direita do abdômen;
  • Dor abdominal aguda que dura mais do que 6 horas;
  • Febre alta;
  • Vômito com sangue;
  • Edema abdominal;
  • Dificuldade em respirar.

Ir ao médico é essencial para diagnosticar o problema e receber o tratamento mais adequado. Além de seguir o tratamento, você pode usar compressas quentes para aliviar a dor mais rapidamente. Além disso, a hidratação é importante neste momento.

No caso de gases intestinais, que são a causa mais comum de dor abdominal, é indicado investir em uma dieta mais saudável e também na prática de uma atividade física que você goste, pois essas medidas ajudam a prevenir e a eliminar os gases em excesso.

Fontes e referências adicionais

Você já sentiu pontadas no estômago? Precisou ir ao médico por conta disso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto ainda)
Loading...
Sobre Dr. Marcos Marinho

Dr. Marcos Marinho é especialista em Gastroenterologia, Endoscopia Digestiva e Ultrassonografia - CRM 52.104130-4. Formou-se em Medicina pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e é pós-graduado em Gastroenterologia pelo IPEMED. Realizou cursos de ultrassonografia geral e intervencionista pela Unisom, ultrassonografia musculoesquelética e Doppler pelo CETRUS. Atualmente, é pós-graduando de Endoscopia Digestiva pela Faculdade Suprema de Juiz de Fora-MG. No momento, atua em vários municípios do estado do Rio de Janeiro como na capital, Niterói, Magé e Araruama. Dr. Marcos Marinho tem experiência em setores variados de sua especialização e continua em constante aprendizado e evolução para ser uma referência da área. Para mais informações, entre em contato através de seu Instagram oficial @drmarcosmarinho

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário