Por que algumas pessoas têm sono leve e outras têm sono pesado?

publicado em

Você acha que é daquelas pessoas que acordam com qualquer barulhinho ou que dormem feito uma pedra e não despertam nem se alguém fizer um show em frente à sua casa? Independente de qual grupo você faça parte, a qualidade e a quantidade do seu sono são importantíssimos para a sua saúde. Sim, dormir mal e dormir pouco te prejudica!

No entanto, você já parou para pensar por qual motivo algumas pessoas parecem ter sono leve e outras, sono pesado?

Embora alguns digam que têm sono leve e outros se classifiquem como pessoas com sono pesado, pesquisadores identificaram que, na realidade, pouco se sabe por que as pessoas reagem de modo diferente a barulhos e outros estímulos durante o sono.

Questões genéticas, escolhas em termos de estilo de vida e até distúrbios do sono não diagnosticados podem fazer parte da resposta. Além disso, alguns estudos sugerem que diferenças na atividade das ondas cerebrais durante o sono podem fazer com que alguém tenha o sono leve ou pesado.

Mulher dormindo
Todo mundo precisa de um sono de qualidade

Os ciclos de sono leve e profundo

Enquanto dorme, uma pessoa alterna entre ciclos de sono REM (movimento rápido dos olhos) e não-REM ou NREM (sem movimento rápido dos olhos), que se repetem aproximadamente a cada 90 minutos.

O não-REM consiste em três estágios:

  • Estágio 1: O primeiro é o estágio mais leve e é nele que a pessoa tem mais chances de acordar. É a fase entre estar acordado e adormecido.
  • Estágio 2: Um sono que apresenta mais profundidade que a fase anterior começa no estágio 2, conforme a respiração e o ritmo cardíaco ficam mais lentos e a temperatura do corpo diminui.
  • Estágio 3: É o estágio do sono mais profundo e mais reparador, chamado também de sono de ondas lentas. Aqui, a respiração desacelera ainda mais, os músculos relaxam e ocorre a reparação e crescimento de tecidos do corpo.

Então, há o sono REM: ele é caracterizado por uma movimentação rápida dos olhos de um lado ao outro, assim como por uma atividade cerebral, ritmo cardíaco e pressão arterial mais parecidos com o que ocorre quando se está acordado do que quando se está adormecido. 

É nesse estágio do sono que acontece a maioria dos sonhos, mas também ocorrem partes importantes do processo de consolidação da memória.

De modo geral, conforme envelhecem, as pessoas passam menos tempo nos estágios de ondas lentas e REM do sono e mais tempo nas fases mais leves do sono, segundo um estudo de março de 2018, publicado no Sleep Medicine Clinics.

Além disso, o tempo que alguém passa em um estágio leve ou profundo do sono durante a noite varia significativamente de pessoa para pessoa e de noite para noite. Outra questão é que a quantidade de sono profundo que uma pessoa tem não está necessariamente correlacionada à sua quantidade total de sono.

O que faz alguém ter um sono mais leve?

Estudos já sugeriram que diferenças no modo que pessoas que estão dormindo respondem ao barulho podem ter relação com níveis de atividade cerebral denominados fusos do sono. 

Pesquisadores identificaram que pessoas que geraram mais desses fusos do sono durante uma noite silenciosa de sono apresentaram maior tolerância ao barulho durante uma noite posterior e barulhenta de sono. Entretanto, são necessárias mais pesquisas para confirmar os resultados.

Para o professor associado de psiquiatria e ciências comportamentais da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins, David Neubauer, se alguém não está se sentindo descansado e pensa que é porque o seu sono é leve, essa pessoa deveria olhar para os fatores que podem contribuir com a incapacidade de atingir um sono profundo.

Por exemplo, ingerir álcool perto da hora de dormir ou em altas quantidades e ter uma rotina de sono inconsistente.

Além disso, outro conselho é procurar a ajuda de um médico para identificar se um distúrbio do sono não pode estar por trás do problema. Um deles é a apneia obstrutiva do sono, que pode contribuir com o sono leve ao fazer com que a pessoa desperte ao longo da noite, devido a irregularidades na respiração.

Nem tudo que parece é

Vale destacar que sentir que tem sono leve ou acorda facilmente à noite por conta de barulhos ou outras perturbações não significa necessariamente que a pessoa não está desfrutando do sono necessário.

O mais importante é acordar sentindo-se descansado, o que é um bom indício de que está tendo o sono profundo que precisa, explicou o professor assistente de neurologia e medicina do sono da Escola de Medicina da Universidade de Washington, Eric Landsness.

Para Neubauer, é difícil generalizar o que faz com que algumas pessoas tenham sono leve e outras sono pesado. Em muitos casos, fatores sob o controle da própria pessoa afetam a qualidade do seu sono.

“Há muitos problemas relacionados a estilo de vida, medicamentos, álcool e cafeína que podem deixar o sono mais leve. As pessoas também podem não estar dormindo o suficiente porque não estão passando tempo suficiente na cama devido às escolhas que fazem”, alertou o especialista. As informações são do Everyday Health.

Se você acha que não está tendo um sono bom ou suficiente, confira dicas que podem te ajudar a dormir bem. Se elas não forem úteis, procure o auxílio de um médico especialista no sono

Fontes e referências adicionais

Você acha que o seu sono é leve ou pesado? Isso te atrapalha? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário