Quase todo mundo que luta com a balança já passou por isso: perder peso pode até ser fácil, mas a maior batalha é mantê-lo fora. Então, por que a manutenção de peso é tão difícil?
Uma das principais explicações que se ouve é a queda no metabolismo. “Essa idéia tem seu mérito, mas só revela parte do todo”, diz cientista nutricionista, Dr. Tim Crowe.
Nossos hábitos alimentares são muito individuais e mudam de dia para dia, razão pela qual é muito mais fácil medir as mudanças no metabolismo do que medir com precisão o que e quanto uma pessoa come.
Aqui estão os quatro principais motivos por que recuperamos o peso perdido tão fácil e como prevenir esse chamado efeito sanfona.
Você quer resultados rápidos
Nós nos tornamos uma sociedade que espera conseguir tudo rapidamente. Queremos sucesso imediato em tudo o que fazemos e todos os nossos desejos e necessidades devem ser cumpridos sem demora.
Para a perda de peso, porém, é tudo menos imediato. Independentemente de você continuar contando calorias, evitando carboidratos ou o que quer que a dieta exija, você pode obter resultados rápidos no curto prazo (o que é um fator de grande motivação para muitas pessoas), mas ao mesmo tempo você precisa de estratégias para o longo prazo.
o que É por isso que estes regimes não abordam as razões subjacentes por que você está com sobrepeso.
A verdade é que o corpo humano vai continuar a lutar contra a perda de peso muito tempo depois de ter parado dieta.
A solução: uma abordagem melhor é tirar o foco da “maneira mais rápida de perder peso”. Em vez disso, procure mudanças positivas de estilo de vida que lhe permitam se adaptar a novos hábitos saudáveis, tornando menos provável que você volte a maneiras antigas e ganhe de volta o peso perdido.
Você sente fome toda hora
Um ensaio clínico recente testou um novo medicamento para o tratamento da diabetes em dois grupos. Os resultados mostraram que as pessoas medicadas com o chamado canagliflozin (que funciona fazendo os rins excretarem mais glicose – um efeito colateral favorável à perda de peso) perderam apenas um pouco mais peso do que o grupo não medicado. Por quê?
As pessoas no grupo de tratamento da droga estavam mais famintas, o que as levou a comer mais 100 calorias por dia por cada quilo de peso que perderam.
“A influência da fome na recuperação do peso é três vezes mais forte do que uma diminuição do metabolismo. Juntando esses dois fatores, parece quase inevitável que o peso perdido volte para a maioria das pessoas”, acrescenta Crowe. Em outras palavras, quanto mais peso você perder, mais você vai compensar comendo mais.
A solução: A fome é a necessidade fisiológica de comida, razão pela qual é importante nunca ignorá-la. Elabore um plano de alimentação balanceada (incluindo uma refeição lixo ocasional) com uma quantidade satisfatória de alimento que funcione melhor para você e não tenha medo de tentar comer mais se sua saúde não estiver como deveria.
A mentalidade errada
Para muitas pessoas, a perda de peso é uma jornada que requer muita preparação mental e sacrifício. Uma vez que atingem a sua meta de peso, acabam a “dieta” – uma mentalidade que define por que você ganha o peso de volta.
Isto é amplificado pelo fato de que o corpo “recalibra” seu metabolismo conforme o peso cai, no entanto, o esforço necessário para manter novos hábitos alimentares é muitas vezes difícil de sustentar.
A solução: A mentalidade de dieta precisa parar. Mude sua mentalidade de “consciente com o peso” para “consciente com a saúde”. Pare de rotular coisas “boas” ou “ruins” e concentrar-se em sustentar o seu corpo com alimentos nutritivos que você gosta.
Confiança demais na força da vontade
Passe a pensar sempre quando você decidir dar-se como recompensa um alimento favorito, essa é a única coisa que você pode pensar? Pensamento restritivo, como o encontrado em muitas dietas populares, é quase garantia de derrota.
Para muitos, “dieta” significa uma quantidade definida de tempo durante o qual você deve exercer uma força de vontade sobre-humana para resistir à tentação da fome, e no final você pode finalmente recompensar-se com um dia do lixo.
“Recuperar o peso perdido tem um pouco a ver com o fraco autocontrole. Nossos corpos são preparados para lutar contra a perda de peso. Você pode ignorar sinais de fome por um tempo, mas eles persistirão por muito mais tempo do que a sua força de vontade”, acrescenta Crowe.
A solução: Identifique seus gatilhos para comer em excesso: estresse, fadiga, tédio, pular refeições – e construa estratégias “não-alimentares”, como caminhar, ligar para um amigo ou tomar um banho em vez de confiar na força de vontade.