A dúvida a respeito de quanto o cabelo cresce por dia certamente não sai da cabeça de quem está deixando os fios crescerem porque quer ostentar belas madeixas longas por aí.
Há quem goste de deixar os cabelos mais compridos no dia a dia, enquanto outras pessoas pensam em manter os fios de cabelo longos para compor o visual em um evento importante, como um casamento ou formatura.
Especialmente no segundo caso, quando os cabelos precisam estar compridos em determinada data, ter uma ideia de quanto o cabelo cresce por dia e quais fatores podem fazer esse crescimento variar.
Estimativa diária de taxa de crescimento dos cabelos
Estima-se que um cabelo humano saudável cresça em uma taxa média de 0,3 a 0,4 mm por dia.
Entretanto, esse ritmo de crescimento varia entre as pessoas, uma vez que fatores como questões genéticas, hormônios, nutrição e nível de estresse influenciam a saúde e o crescimento capilar.
Além disso, essa taxa de crescimento geralmente citada se aplica principalmente às pessoas brancas. Os cabelos de outros grupos, como os de descendência asiática ou africana, tendem a se diferenciar dos brancos de diversas maneiras.
Por exemplo, a densidade, ou quão perto os fios de cabelo ficam agrupados juntos, o ângulo em que o cabelo cresce e inclusive a taxa geral de crescimento, de acordo com um estudo de 2005 do International Journal of Dermatology.
Ao Live Science, a tricologista Sally-Ann Tarver afirmou que em pessoas de descendência africana, o cabelo tende a crescer em torno de 5 mm por mês, o que corresponde a aproximadamente 0,17 mm por dia, enquanto o cabelo dos asiáticos geralmente cresce bem mais rapidamente, até 20 mm por mês, o que equivale a cerca de 0,7 mm por dia.
Mas, independente da sua origem, o crescimento dos cabelos não acontece em um ritmo estável para qualquer pessoa, processo que conheceremos melhor ao abordarmos a questão do ciclo de crescimento dos fios capilares.
O ciclo de crescimento dos fios
O ser humano nasce com aproximadamente cinco milhões de folículos capilares e é a partir desses folículos presentes na pele que os fios capilares crescem. Quando falamos de quanto o cabelo cresce por dia, também vale a pena conhecer como funciona o seu ciclo de vida.
Conforme o sangue circula pelo corpo, ele distribui nutrientes e oxigênio para as proteínas das células, que precisam desses elementos para que consigam se multiplicar. Então, enquanto as proteínas das células se multiplicam, elas formam os fios, que sobem através da pele.
Ao crescer pela pele, o fio passa por um glândula de óleo, que o lubrifica para que ele fique macio e brilhante. Quando o fio está grande o suficiente para passar pela pele, ele já se encontra morto. O que acontece é que conforme um novo fio cresce por baixo, ele empurra o fio morto para fora da pele.
Então, o cabelo cai. O ser humano perde em torno de 50 a 100 fios por dia como parte do ciclo normal de crescimento capilar.
Esse ciclo de crescimento dos fios de cabelo é dividido em quatro etapas, que não são sequenciais, mas ocorrem em diferentes fios ao mesmo tempo. Em qualquer dado momento, o cabelo se encontra simultaneamente em diferentes fases do seu processo de crescimento.
Em outras palavras, isso quer dizer que a maioria dos fios de cabelos está passando por um crescimento ativo enquanto uma parte está em uma fase de descanso ou não está crescendo e uma terceira porção dos fios está sendo naturalmente perdida.
- Anágena: É a fase de crescimento ativa, que dura entre três a 10 anos. O cabelo cresce até aproximadamente 2 cm por mês e esta etapa é mais longa nas mulheres. Aproximadamente 90% do cabelo se encontra nessa fase.
- Catágena: É uma fase de transição ou regressão, que pode durar até três semanas, quando os fios desaceleram o seu crescimento ou param de crescer. Estima-se que 10% ou menos dos fios se encontrem nessa fase.
- Telógena: É uma fase de descanso, em que os cabelos não estão crescendo ou sendo perdidos.
- Exógena: É a etapa em que os fios caem naturalmente dos folículos. Ocorre a queda de 50 a 100 fios por dia, considerada normal, e a raiz descansa até um novo fio dar início ao ciclo de crescimento.
Fatores que variam o ritmo de crescimento do fio de cabelo
O ritmo no qual os cabelos crescem e são perdidos também pode variar com base em fatores como idade, condições médicas e como cada um cuida da saúde dos fios.
Por exemplo, conforme uma pessoa fica mais velha, os seus folículos capilares começam a produzir cabelos mais finos em um ritmo mais lento e, eventualmente, os folículos podem até mesmo parar de produzir cabelo.
Além disso, o ciclo capilar é afetado por vários hormônios, como acontece na gravidez, quando os níveis elevados de estrogênio no organismo podem aumentar a taxa de crescimento capilar e aumentar a espessura dos fios, segundo apontou a dermatologista Mia Jing Gao ao Live Science.
Já depois que a mulher dá à luz, os seus hormônios voltam ao normal e podem gerar um aumento na perda de cabelo, uma vez que os fios extras vão cair naturalmente. Saiba mais sobre o crescimento do cabelo na gravidez.
Mas, há outras condições hormonais que podem afetar o crescimento capilar, como os problemas na tireoide: tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo podem causar perda de cabelo.
Adicionalmente, a diminuição de estrogênio na menopausa pode causar um afinamento dos fios. Além disso, um aumento nos níveis de di-hidrotestosterona (DHT) é um fato que contribui para a calvície de padrão masculino.
Estresse e doenças também podem afetar o ritmo de crescimento dos cabelos. Conforme Gao, o estresse psicológico ou físico, como passar por uma cirurgia de grande porte, pode fazer com que 70% dos cabelos que estão crescendo sejam lançados a um estado de descanso.
Os eventos que podem causar esse tipo de mudança incluem infecções severas, fazer dietas radicais e deficiência de ferro, por exemplo.
A anemia, algumas doenças autoimunes, como lúpus, o tratamento de radioterapia ou quimioterapia contra o câncer e a presença do fungo tinha/tinea no couro cabeludo também podem afetar o crescimento dos fios.
Sem contar as condições que afetam diretamente os fios capilares, como a alopecia areata, caracterizada por áreas sem cabelo no rosto e no couro cabeludo e que pode fazer os fios dos cílios e das sobrancelhas caírem.
É importante mencionar ainda que seguir uma alimentação balanceada e variada, que contém todos os nutrientes essenciais, pode pesar a favor da taxa de crescimento dos fios. Conheça uma lista de alimentos considerados bons para o cabelo.
De acordo com um estudo de 2017, que saiu no periódico Dermatology Practical & Conceptual, não consumir uma quantidade suficiente de ferro, vitamina C e vitamina D pode desacelerar o crescimento do cabelo.
Fontes e referências adicionais
- Diversity of hair growth profiles, International Journal of Dermatology, 44: 6-9.
- Diet and hair loss: effects of nutrient deficiency and supplement use, Dermatology Practical & Conceptual.
Fontes e referências adicionais
- Diversity of hair growth profiles, International Journal of Dermatology, 44: 6-9.
- Diet and hair loss: effects of nutrient deficiency and supplement use, Dermatology Practical & Conceptual.