Queijo prato ou mussarela – O que é melhor para a dieta?

Especialista da área:
atualizado em 29/03/2022

O queijo é um alimento saboroso e muito consumido em nosso país, mas muitas pessoas ficam na dúvida na hora de escolher: qual o melhor para a dieta, o queijo prato ou o mussarela? 

E essa dúvida é recorrente, mesmo quando olhamos as tabelas nutricionais, pois, enquanto um possui maior quantidade de um nutriente, o outro tem um maior teor de outro.

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, a seguir vamos conhecer um pouco melhor as propriedades nutricionais desses queijos, e descobrir qual o melhor para a dieta, mussarela ou prato.

Veja também: Queijo low carb – 13 tipos com menos carboidratos

A importância do queijo na dieta

Para pessoas que não tem nenhum tipo de alergia ou intolerância a leite, os queijos podem ser bons aliados da saúde e da boa forma, e podem ser consumidos na maior parte das dietas.

Além disso, por serem boas fontes de cálcio e proteínas, os queijos podem ter um papel essencial no ganho de massa muscular e mesmo na perda de peso, quando associados à uma dieta balanceada.

Qual é o mais saudável, queijo prato ou mussarela?

Mussarela
Os dois queijos são bem parecidos nutricionalmente

Quando falamos de uma dieta, não podemos pensar somente na questão do emagrecimento ou do ganho de massa muscular, pois tudo deve ser feito de maneira adequada.

  Continua Depois da Publicidade  

Afinal, de que adianta o corpo ser magro, esbelto, musculoso e sem gordura, quando ele também é deficiente nutricionalmente, doente e encontra-se enfraquecido?

E é por isso que, ao escolhermos os alimentos para as refeições do dia a dia, precisamos optar por aqueles que forneçam uma boa variedade de nutrientes, e em boas quantidades.

Então, vamos analisar uma tabela nutricional comparativa dos dois queijos:

Queijo mussarelaValor por 100 g
Calorias320 kcal
Carboidratos1,97 g
Proteínas23,8 g
Gorduras24,1 g
Colesterol76,2 mg
Queijo pratoValor por 100 g
Calorias346 kcal
Carboidratos0,2 g
Proteínas24,2 g
Gorduras27,6 g
Colesterol90,9 mg

Ao final do artigo você verá a tabela nutricional completa, comparando todas as vitaminas e minerais dos dois queijos.

Como podemos ver, de forma geral os dois queijos são bastante parecidos nutricionalmente, com o queijo prato tendo mais colesterol, enquanto o muçarela tem mais carboidratos. Além disso, o queijo mussarela possui maiores quantidades de selênio e vitamina D.

Mas, ambos são ótimas fontes de proteínas e cálcio, e um teor de gordura bem parecido. 

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, quando se pensa em uma dieta nutricionalmente equilibrada, a escolha entre esses dois queijos faz pouca diferença.

Nutrientes que devem ser levados em consideração

Agora que já sabemos que os dois queijos, prato e mussarela, possuem propriedades nutricionais semelhantes, vamos entender quais os pontos que devemos nos atentar na escolha de alimentos:

1. Sódio

Outro nutriente que se destaca nas duas tabelas nutricionais é o sódio. Entretanto, não podemos considerar esse fator um ponto positivo pare eles. 

Isso se justifica porque, mesmo que o mineral seja necessário para funções no corpo humano, como o controle da pressão arterial e do volume do sangue e para o funcionamento adequado dos músculos, o seu excesso pode prejudicar a saúde.

Assim, de acordo com informações do Centro Médico da Universidade de Maryland, nos EUA, a ingestão de uma quantidade elevada do nutriente pode causar ou piorar alguns problemas, como:

Nesse sentido, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o consumo de sódio para a população adulta não ultrapasse os 2.000 mg por dia, ou seja, até 5 gramas de sal (que é formado por cloro e sódio).

  Continua Depois da Publicidade  

2. Proteínas 

Também vale a pena olhar o teor de proteínas dos alimentos, para então escolher o que melhor se adequa às suas necessidades diárias.

Assim, caso você seja praticante de algum esporte ou de musculação, é possível que necessite de alimentos com alto teor de proteínas, como os diferentes tipos de queijos encontrados no mercado.

Veja também: 10 dicas de dieta para ganhar massa muscular

3. Gorduras

Outro ponto a ser analisado é a quantidade de gorduras, principalmente as saturada, presentes nos alimentos.

Isso é importante porque, quando consumidas em excesso, essas gorduras podem levar ao agravamento de problemas cardíacos e ao ganho de peso.

Nesse caso, o ideal seria optar por um queijo com pouca gordura saturada, como o queijo minas frescal ou a ricota.

Além disso, existem outras opções pobres em gorduras, como as coalhadas que são, assim como os queijos, feitas com leite.

Dicas e cuidados

A escolha do tipo de queijo é importante, mas não deve ser feita apenas levando em conta os valores nutricionais, pois o sabor do alimento e os gostos pessoais influenciam bastante no seguimento da dieta. 

Então, às vezes você pode priorizar um alimento um pouco mais gorduroso, e ajustar a quantidade final de gorduras em outra refeição, sem prejuízos na contagem final de nutrientes.

Assim, realizar mudanças na alimentação pode se tornar mais fácil.

Tabela nutricional

Queijo prato

Porção de 100g de queijo mussarela e queijo prato.

NutrienteQueijo mussarela
(100 g)
Queijo prato
(100 g)
Calorias320 kcal346 kcal
Carboidratos1,97 g0,2 g
Proteínas23,8 g24,2 g
Gorduras24,1 g27,6 g
Colesterol76,2 mg90,9 mg
Gorduras saturadas13,6 g16,3 g
Gorduras monoinsaturadas5,7 g6,78 g
Gorduras polinsaturadas0,48 g0,53 g
Gorduras trans0,82 g0,87 g
Cálcio774 mg802 mg
Ferro0,27 mg0,26 mg
Sódio506 mg550 mg
Magnésio22,8 mg27,9 mg
Fósforo463 mg467 mg
Potássio68,4 mg79,7 mg
Zinco3,61 mg3,37 mg
Cobre0,06 mg0,07 mg
Selênio18,2 mcg13,1 mcg
Vitamina A (RE)112 mcg128 mcg
Vitamina A (RAE)107 mcg122 mcg
Vitamina D0,43 mcg0,05 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)0,21 mg0,23 mg
Riboflavina0,2 mg0,22 mg
Vitamina B122,45 mcg2,52 mcg
Equivalente de folato7,51 mcg7,75 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos da Unicamp (TACO)

Vídeo

Por fim, veja esse vídeo da nossa nutricionista, onde ela apresenta os tipos de queijo com menos calorias e receitas incríveis com eles:

Você prefere consumir no dia a dia o queijo prato ou mussarela? Já tinha noção de qual é o mais saudável entre os dois? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (20 votos, média 3,65)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

2 comentários em “Queijo prato ou mussarela – O que é melhor para a dieta?”

  1. Como em média 80 gramas de queijo prato diariamente, não prático nenhum exercício físico porém, não faço uso de nenhum leite a dois anos, esse consumo diário é prejudicial a minha saúde????

    Responder