Queijo Prato ou Mussarela – O Que é Melhor para Dieta?

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atualizado em 02/04/2020

Queijo prato ou mussarela são fontes de cálcio, vitaminas e proteínas, permitindo que o organismo tenha uma boa formação e manutenção dos ossos. Quando alguém começa uma dieta para emagrecer, é normal que passe a prestar mais atenção aos alimentos que consome no dia a dia e procure escolher as versões dessas comidas que trazem mais benefícios para o processo de emagrecimento, mas nem todo os queijos são parceiros das dietas.

Quanto maior é a quantidade de músculos que uma pessoa possui, maior também é a quantidade de calorias e gorduras que ela queima em determinado período, esteja ela treinando ou simplesmente dormindo, e o queijo prato é um dos alimentos que proporciona isso. Descubra se o queijo prato engorda.

Rico em vitaminas do complexo B, proteínas e com baixíssimo teor de gordura, o queijo cottage também tem diversos nutrientes como, por exemplo, o cálcio. Como os produtos industrializados não fazem bem à saúde e geralmente não estão no cardápio alimentício, o queijo pode ser feito em casa e com muita facilidade. Aprenda a saber qual é a diferença entre queijo cottage e ricota para consumir na sua dieta.

Para quem faz dieta low carb, existem queijos com poucos carboidratos que podem ser incluídos no seu cardápio alimentar. Assim como as proteínas, os carboidratos e as fibras, as gorduras são importantes para diversas funções vitais, principalmente no que diz respeito à saúde cerebral. Descubra os tipos de queijos low carb e seus benefícios ao seu organismo. 

As calorias

Vamos começar a nossa análise para saber se o queijo prato ou mussarela é melhor para a dieta dando uma verificada nas calorias encontradas em cada um deles.

Uma porção de 30 g de queijo prato pode trazer aproximadamente de 100 calorias a 115 calorias, valor que pode variar de acordo com o fabricante do produto. Por sua vez, o queijo mussarela apresenta entre cerca de 80 a 96 calorias a cada porção de 30 g. O valor exato também pode variar conforme a marca de cada mussarela.

Com uma diferença que pode ficar entre 14 e 35 calorias, quem se mostra levemente mais vantajoso em relação à dieta é o queijo mussarela.

Para reduzir ainda mais o teor calórico e a gordura ingerida você pode procurar por versões desses queijos feitas com leite desnatado ou semidesnatado. Mas o mais importante é que você consuma qualquer um desses queijos considerando uma dieta hipocalórica que vai permitir a sua perda de peso.

As proteínas 

Também vale a pena olhar o teor de proteínas dos dois alimentos para entender se o queijo prato ou mussarela é melhor para a dieta porque os queijos são uma fonte conhecida do nutriente, que está associado à construção e manutenção dos músculos.

Vale ressaltar ainda que quanto maior é a quantidade de músculos que uma pessoa possui, maior também é a quantidade de calorias e gorduras que ela queima em determinado período, esteja ela treinando ou dormindo.

Uma porção de 30 g de queijo mussarela pode apresentar aproximadamente entre 6,3 g até 7,2 g de proteínas. Ao mesmo tempo, 30 g de queijo prato apresentam cerca de 6,4 g a 8 g de proteínas.

Mais uma vez, os valores podem variar para mais ou para menos conforme o fabricante de cada produto.

É claro que não basta consumir queijo prato ou mussarela para cultivar músculos no corpo – o crescimento muscular é alcançado através de uma prática de dieta e exercícios de musculação específicos e com foco nesse objetivo.

Como o teor de proteínas desses queijos varia muito pouco, é possível considerar que os dois são boas fontes de proteína para complementar a dieta, podendo inclusive fazer parte do seu lanche pós-treino para promover a recuperação dos músculos depois da atividade física.

Entretanto, é bom ressaltar que mesmo contendo um pouco de gordura, o consumo dos queijos de maneira equilibrada dentro de uma alimentação com foco no aumento de massa muscular pode dar uma força no que se refere ao aporte de proteínas para o organismo.

Qual é o mais saudável? O queijo prato ou mussarela? 

Quando falamos de uma dieta, não podemos pensar somente na questão do emagrecimento ou ganho de massa muscular, pois deve ser feito de maneira adequada e de forma preocupada com o bom estado do organismo.

Necessitamos pensar também na nutrição do organismo. Afinal, de que adianta o corpo ser magro, esbelto, musculoso e sem gordura quando ele também é deficiente nutricionalmente, doente e encontra-se enfraquecido?

É por isso que, ao escolhermos os alimentos para as refeições do dia a dia, precisamos optar por aqueles que forneçam uma diversidade dos nutrientes, e em boas quantidades, que são fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo.

Tendo dito isso, para entender se é o queijo prato ou o queijo mussarela o mais saudável para a alimentação, o que vamos fazer é dar uma olhada nas tabelas nutricionais desses dois alimentos.

Já podemos adiantar que o queijo prato e a mussarela são muito parecidos do ponto de vista nutricional e calórico e pode valer a pena você checar o preço na hora de fazer sua escolha. Veja com mais detalhes o perfil nutricional de cada um deles.

Tabela 1 – Queijo prato em uma porção de 100 g

Carboidratos 1,9 g 1%
Proteínas 22,7 g 30%
Gorduras saturadas 16,3 g 74%
Gorduras monoinsaturadas 6,8 g
Gorduras poliinsaturadas 0,5 g
Cálcio 940 mg 94%
Vitamina A 122,7 ug 20%
Manganês 0 mg 0%
Magnésio 28,3 mg 11%
Colesterol 90,9 mg
Gorduras 29,1 g
Fósforo 460,8 mg 66%
Ferro 0,3 mg 2%
Potássio 73,5 mg
Cobre 0,1 ug 0%
Zinco 3,5 mg 50%
Riboflavina (Vitamina B2) 0,2 mg 15%
Sódio 579,8 mg 24%

* % Valores diários com base em uma dieta de 2.000 Kcal ou 8.400kj. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades. Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos via tabelanutricional.com.br

Tabela 2 – Queijo mussarela em uma porção de 100 g

Carboidratos 3,1 g 1%
Proteínas 22,7 g 30%
Gorduras saturadas 14,2 g 65%
Gorduras monoinsaturadas 6 g
Gorduras poliinsaturadas 0,5 g
Cálcio 875 mg 88%
Vitamina A 109 ug 18%
Manganês 0 mg 0%
Magnésio 23,6 mg 9%
Colesterol 79,6 mg
Gorduras 25,2 g
Fósforo 470 mg 67%
Ferro 0,3 mg 2%
Potássio 61,9 mg
Cobre 0,1 ug 0%
Zinco 3,5 mg 50%
Riboflavina (Vitamina B2) 0,2 mg 15%
Sódio 581,4 mg 24%

* % Valores diários com base em uma dieta de 2.000 Kcal ou 8.400kj. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades. Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO) via tabelanutricional.com.br.

Ao analisar as duas tabelas nutricionais, podemos observar que ambos os queijos servem como boas fontes de nutrientes como cálcio, potássio, magnésio, fósforo e vitamina A, além de apresentarem quantidades menores da vitamina B2 e de outros minerais.

Outro nutriente que se destaca nas duas tabelas nutricionais é o sódio. Entretanto, não podemos considerar esse fator um ponto positivo pare eles. Por mais que o mineral seja necessário para funções no corpo humano como o controle da pressão arterial e do volume do sangue e para o funcionamento adequado dos músculos, conforme informou o Centro Médico da Universidade de Maryland, a ingestão de uma quantidade elevada do nutriente não é nada boa para o organismo.

Ainda segundo o Centro Médico da Universidade de Maryland, adultos saudáveis não devem consumir mais do que 2,3 mil mg de sódio diariamente, indivíduos com pressão arterial alta não devem ingerir mais do que 1,5 mil mg do mineral e quem tem insuficiência cardíaca congestiva, cirrose do fígado e doença renal pode precisar consumir quantias muito menores do que essas.

De acordo com a Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, o excesso de sódio na alimentação pode causar problemas como retenção de líquidos, pressão e endurecimento dos vasos sanguíneos, pressão arterial alta, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca.

Portanto, é importante consumir o queijo prato ou mussarela em quantidades moderadas para não promover o excedente de sódio no corpo humano.

Sobre a pergunta de o que é melhor para a dieta, vale a pena refletir a respeito do fato dos dois possuírem um perfil nutricional parecido, o que dificulta nos posicionarmos sobre qual deles podem oferecer mais benefícios. O queijo mussarela parece ser um pouco menos gorduroso do que o queijo prato, mas isso também vai depender das condições de fabricação de cada um. De um ponto de vista nutricional, ambos apresentam aproximadamente o mesmo teor de nutrientes importantes como o cálcio e não variam em quantidade de sódio. Sendo assim, ambos podem ser usados na dieta desde que em quantidades moderadas.

E para quem preocupa-se com a saúde, é sempre importante buscar uma alimentação nutritiva, saudável, equilibrada e controlada não somente em relação aos queijos, mas, em todas as comidas e bebidas que integra em suas refeições.

Fontes consultadas:

Você prefere consumir no dia a dia o queijo prato ou mussarela? Já tinha noção de qual é o mais saudável entre os dois? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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2 comentários em “Queijo Prato ou Mussarela – O Que é Melhor para Dieta?”

  1. Como em média 80 gramas de queijo prato diariamente, não prático nenhum exercício físico porém, não faço uso de nenhum leite a dois anos, esse consumo diário é prejudicial a minha saúde????