Receita de leite de castanha-do-pará – Como fazer

Especialista da área:
atualizado em 06/07/2022

Ao mesmo tempo em que são saborosas, as castanhas-do-pará possuem uma série de benefícios. Entretanto, elas não funcionam apenas como um lanchinho ou aperitivo. Sabia que o alimento também pode ser a base de um leite vegetal?

A bebida é uma excelente opção para quem não toma leite de vaca porque segue um estilo de vida vegano, sofre com um problema de saúde como a intolerância à lactose ou simplesmente porque não quer. 

  Continua Depois da Publicidade  

O melhor de tudo é que você vai precisar de somente dois ingredientes: castanhas-do-pará e água. Mas, quem quiser pode incrementar o sabor do seu leite com itens como açúcar, tâmaras ou cacau em pó, por exemplo.

A preparação pode até demorar um tempinho para ser finalizada, pois as castanhas precisam ficar de molho, no entanto, ela não é difícil de fazer. Além disso, a bebida dura até cinco dias na geladeira.

Aprenda como fazer o leite de castanha-do-pará e tenha um leite vegetal para chamar de seu! O passo a passo da receita está descrito logo abaixo. 

Leite de castanha-do-para

Leite de castanha-do-pará – Como fazer

Uma opção de leite para quem não toma leite de vaca. Com apenas dois ingredientes!
5 de 1 avaliação
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 10 mins
Tempo de Espera 8 hrs
Refeição Outras Bebidas
Porções 5
Calorias 181 kcal

Equipamento

  • Vasilhas
  • Liquidificador
  • Coador de voal
  • Recipiente de vidro com tampa

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Coloque as castanhas-do-pará em uma vasilha e cubra com água. Deixe de molho por 8 horas. Por uma questão de praticidade, você pode deixar as castanhas de molho antes de dormir e fazer o leite vegetal na manhã seguinte.
  • Após o período de molho, as castanhas-do-pará estarão bem macias. Então, passado esse tempo, descarte a água e lave as castanhas.
  • No liquidificador, junte as castanhas-do-pará com 4 xícaras de água nova filtrada. Bata por alguns minutos até ficar homogêneo, sem pedaços de castanhas.
  • Com o auxílio de um coador de voal, uma peneira bem fina ou um pano de prato bem limpo, coe o leite por cima de uma vasilha. Esprema bem para extrair todo o líquido e reserve o resíduo ou polpa que sobrar para usar em outras receitas.
  • Coloque o leite em um recipiente de vidro esterilizado, tampe muito bem e guarde na geladeira, onde ele dura até 5 dias.
  • Caso não vá usar todo o leite nos próximos dias, você pode distribuir a bebida em potes pequenos próprios para freezer ou forminhas de gelo com tampa e levar para congelar.

Notas

  • A receita rende 1 litro ou 5 porções de 200 ml.
  • Você pode usar mais ou menos água na receita, conforme a sua preferência.
  • O resíduo que sobra após o leite ser coado pode ser utilizado em outras preparações como patês salgados e pastinhas doces.
  • Como o leite de castanha-do-pará tem uma quantidade alta de selênio, recomenda-se consumi-lo com moderação, variando com outros tipos de leite vegetal.
  • Leia detalhadamente todo o rótulo da castanha-do-pará que você usar na receita, inclusive as letrinhas miúdas, para garantir que ela não tem glúten. Embora naturalmente sem glúten, a castanha-do-pará pode ser contaminada pelo glúten quando é produzida, processada, embalada, armazenada ou transportada junto de alimentos que possuem o glúten.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Leite de castanha-do-pará – Como fazer
Quantidade por Porção
Calorias 181 Calorias da Gordura 153
% Valores Diários*
Gordura Total 17g26%
Gordura Saturada 4g20%
Gordura Poliinsaturada 7g
Gordura Monoinsaturada 5g
Sódio 20mg1%
Potássio 139mg3%
Carboidratos 4g1%
Fibras 1g4%
Proteína 4g8%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave leite de castanha-do-pará, leite vegetal
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 1 avaliação
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Dra. Esther Costa

Esther Costa é nutricionista - CRN-8 13209/P. Graduada em nutrição pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atua na nutrição clínica com ênfase na nutrição funcional, buscando avaliar o indivíduo em sua totalidade. Está sempre em busca do aperfeiçoamento por meio de cursos e congressos na área. É curiosa, criativa e proativa, e faz parte da equipe de especialistas do MundoBoaForma.

Deixe um comentário