Reflexologia das mãos: o que é, para que serve e como fazer 

Especialista da área:
atualizado em 16/02/2022

A reflexologia das mãos é uma prática terapêutica ancestral que visa tratar dores em diferentes partes do corpo, aplicando pressão em pontos específicos das mãos. 

A prática tem alguns benefícios comprovados cientificamente, principalmente relacionados com o alívio da ansiedade e sintomas associados, mas também tem outros ainda sem fundamento científico. 

  Continua Depois da Publicidade  

É importante que a reflexologia das mãos seja usada como terapia complementar e não como substituta de medicamentos e tratamentos convencionais. 

Adicionar essa técnica à sua rotina pode reduzir o estresse e a ansiedade e, consequentemente, os sintomas associados a eles, que podem se manifestar em diversas partes do corpo. 

Veja mais detalhes sobre a técnica de reflexologia das mãos, para que serve, como fazer em casa e as contraindicações. 

O que é reflexologia das mãos?

A reflexologia das mãos é uma técnica de massagem, que tem como fundamento aplicar pressão em diferentes pontos das mãos, diretamente relacionados com os órgãos do corpo. Dessa forma, o objetivo da técnica é aliviar dores e tensões em diferentes partes do corpo, por meio da massagem nas mãos. 

O termo reflexologia busca dar exatamente esse significado, o de realizar uma ação em um ponto, para que seu efeito seja refletido em outro.

  Continua Depois da Publicidade  

Não há um corpo de evidências científicas muito robusto para fundamentar a técnica. De qualquer forma, os estudos também não reportaram efeito colateral negativo com o seu uso, demonstrando que a técnica é segura.

Para que serve a reflexologia das mãos?

Dor de cabeça
Uma das aplicações conhecidas da reflexologia das mãos é para o alívio da dor de cabeça

Alívio da ansiedade

Em um estudo publicado numa revista internacional que aborda terapias complementares na prática clínica, os pesquisadores investigaram o efeito da técnica de reflexologia das mãos na redução da ansiedade em pacientes que iriam ser submetidos a um cateterismo cardíaco

Eles avaliaram o nível de ansiedade por uma escala chamada Inventário de Ansiedade Traço-Estado e observaram que 30 e 60 minutos após a reflexologia nas mãos, os pacientes tiveram seus níveis de ansiedade significativamente reduzidos

Prisão de ventre

A reflexologia das mãos também pode ser útil para quem sofre de prisão de ventre, principalmente quando é de causa emocional. 

Pelo fato da reflexologia das mãos reduzir o estresse e ansiedade, alguns pacientes apresentaram melhora da prisão de ventre após seis semanas de terapia com a técnica. O estudo que reportou esse dado é pequeno, ou seja, testou poucos pacientes.  

Mas, nós sabemos que o intestino e as emoções estão relacionados. Não é incomum uma pessoa ter uma diarreia antes de falar diante de um público, ou ao contrário, ficar com o intestino preso numa situação muito estressante

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, a técnica de reflexologia das mãos pode acalmar e, consequentemente, te ajudar com o problema de prisão de ventre. 

Dor de cabeça

Existem vários tipos de dor de cabeça, bem como diversas causas. Dentre elas estão, novamente, o estresse e a ansiedade.

Estudos maiores demonstraram que a reflexologia das mãos tem um efeito positivo na redução da dor de cabeça. No geral, mais da metade dos participantes desses estudos tiveram redução da dor e quase 25% observaram a eliminação completa do problema. Uma parcela menor, mas significativa, 10%, puderam até parar de tomar analgésicos. 

A partir dos poucos estudos relatados, já dá para ter uma ideia dos benefícios de se aplicar a reflexologia das mãos como uma terapia complementar dos problemas relacionados com a ansiedade e o estresse.

Outros benefícios

Além desses benefícios que foram testados cientificamente, há outros que foram observados com o uso da técnica, ao longo de muitos anos. 

Como fazer a reflexologia das mãos em casa

Mãos
Você mesmo pode praticar essa técnica em casa e atestar se funciona

A reflexologia das mãos é uma técnica rápida e simples, que pode trazer alívio imediato de dores e tensões, ou resultados cumulativos, com terapias que duram mais tempo (semanas a meses). 

  Continua Depois da Publicidade  

Para usar a reflexologia das mãos como terapia complementar de problemas específicos, a melhor opção é procurar um especialista, que é o reflexoterapeuta. Mas, para o alívio de tensões e dores resultantes do estresse diário, você pode aplicar a técnica em casa, seguindo esses 5 passos: 

  1. Faça um relaxamento inicial da mão, usando o polegar para esfregar a palma da mão do centro para as bordas. Em seguida, esfregue a palma da mão a partir da base dos dedos até o punho, com movimentos longos e retos. 
  2. Envolva completamente cada dedo com sua mão e faça leves giros das articulações, como se estivesse movimentando um joystick de videogame. 
  3. Ative os meridianos das mãos, apertando as pontas de cada dedo. Você pode ver com qual parte do corpo os meridianos estão associados, usando o mapa de reflexologia.
  4. Começando na base de cada dedo, faça movimentos anti-horários até chegar à ponta. 
  5. Aplique essa mesma pressão em movimentos anti-horários na palma e nas costas da mão, até chegar ao punho. 

Contraindicações

A técnica de reflexologia das mãos deve ser evitada por algumas pessoas. Se você tiver qualquer problema dessa lista, converse com um médico ou um reflexoterapeuta, para saber se você pode fazer esse tratamento. 

  • Gestantes: a técnica de acupressão pode induzir contração. Se esse efeito for desejado, a reflexologia das mãos só pode ser feita com prescrição médica. 
  • Pessoas com problemas circulatórios nos pés
  • Inflamação ou coágulos sanguíneos nas pernas
  • Problema de gota
  • Problemas na tireoide
  • Epilepsia
  • Contagem baixa de plaquetas
  • Infecções bacterianas e fúngicas na pele
  • Feridas abertas na pele
  • Inflamação nas mãos 
  • Febre ou qualquer doença infecciosa
Fontes e referências adicionais

Você já conhecia a técnica de reflexologia das mãos? Qual dos benefícios mais te surpreendeu? O que você achou da técnica para ser aplicada em casa? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário