O herpes-zóster é uma doença que se manifesta como uma erupção na pele, podendo surgir em qualquer parte do corpo, sendo o tronco e o rosto as mais comuns, e existem remédios caseiros que podem ajudar a abreviar seu período de atividade.
A herpes-zóster é provocada pelo vírus varicela-zóster, o mesmo responsável por causar a catapora. Após ter a doença, o vírus permanece inativo no organismo. Entretanto, anos mais tarde, ele pode ser reativado na forma de herpes-zóster.
Mas, mesmo quem não teve a catapora pode manifestar a herpes-zóster anos mais tarde. Basta um contato com o vírus para ter chances de desenvolver a doença na vida adulta.
5 remédios caseiros para herpes-zóster
Embora não seja um problema de saúde que traz risco à vida, a herpes-zóster é incômoda. Além de doer, ela coça, arde e é sensível ao toque. Algumas pessoas ainda podem ter febre, dor de cabeça, fadiga e sensibilidade à luz.
Não existe uma cura para a herpes-zóster, porém, o tratamento com um antiviral prescrito pelo médico, como o aciclovir, pode acelerar a cicatrização da lesão na pele e diminuir o risco de complicações.
Além disso, existem alguns remédios caseiros que podem ajudar a aliviar o incômodo. Por exemplo:
1. Água fria
Tomar um banho frio ou aplicar uma compressa com água fria na lesão pode amenizar a coceira e a dor causadas pela herpes-zóster.
2. Banho com aveia ou amido de milho
Outra sugestão para aliviar os sintomas da herpes-zóster é colocar uma a duas xícaras de aveia coloidal ou amido de milho em uma banheira com água morna e ficar de molho na mistura por 10 a 15 minutos.
Então, depois que passar esse tempo, basta secar bem todo o corpo e lavar a toalha usada para evitar transmitir a herpes-zóster.
Entretanto, a água desse banho não pode estar quente, pois o calor aumenta o fluxo sanguíneo, o que pode piorar as bolhas da erupção.
3. Pasta de amido de milho
Para aliviar a coceira da lesão, outra dica de remédio caseiro para herpes-zóster é despejar duas partes de amido de milho em um recipiente, adicionar uma parte de água e misturar até conseguir a consistência de uma pasta.
Então, basta passar a pastinha de amido de milho na ferida e enxaguar depois de 10 a 15 minutos.
4. Ser cuidadoso com a lesão
Manter a região lesionada sempre limpa e seca, evitar cobrir a parte da pele em que a erupção está presente e não coçar as bolhas também pode ajudar a aliviar os sintomas, diminuir o desconforto e a acelerar a recuperação.
5. Melhorar a alimentação
Um sistema imunológico mais fraco pode propiciar o aparecimento da herpes-zóster, bem como piorar sua gravidade.
A primeira linha de defesa que se pode tomar em favor do sistema imunológico é ter um estilo de vida saudável, o que inevitavelmente passa por uma alimentação de qualidade.
Uma dieta boa para herpes-zóster inclui alimentos como laranja, vegetais verdes folhosos, carne vermelha, ovos, produtos laticínios, grãos integrais, leguminosas, tomate, espinafre e alimentos com vitamina A, vitamina B12, vitamina C, vitamina E e com o aminoácido lisina.
Por outro lado, recomenda-se evitar comidas e bebidas ricas em açúcar, carboidratos refinados e gorduras saturadas enquanto se recupera de uma lesão da herpes-zóster.
Outras mudanças de estilo de vida que favorecem a imunidade incluem parar de fumar, praticar exercícios físicos com frequência, consumir álcool apenas moderadamente, manter um peso saudável, dormir bem e controlar o estresse.
Embora a herpes-zóster seja mais comum após os 50 anos, pessoas mais jovens têm apresentado a doença. Sabe quem é considerado um dos culpados por isso? Justamente o estresse.
Atenção aos remédios caseiros para herpes-zóster
As compressas, pastas e banhos com ingredientes só podem ser passadas em áreas que não tenham feridas abertas. Isso porque há o risco de que consigam atravessar a pele, o que pode resultar em infecção e irritação, piorando os sintomas.
Em caso de dúvidas e para garantir que os remédios caseiros para herpes-zóster que você deseja usar são seguros, busque orientação médica.
Além dos remédios caseiros para herpes-zóster: quando procurar ajuda médica
A recomendação é ir ao médico logo que desconfiar que a herpes-zóster estourou na sua pele. Entretanto, é ainda mais importante procurar o profissional de saúde quando:
- A dor e a erupção na pele surgirem perto dos olhos. Isso porque se não for tratada, a infecção pode causar um dano ocular permanente. Inclusive, há o risco de cegueira.
- Você tiver mais de 60 anos, pois a idade aumenta o risco de complicações.
- Você ou alguém da sua família tiver um sistema imunológico debilitado, o que pode ocorrer devido ao câncer, doenças crônicas ou ao uso de certos medicamentos.
- A lesão na pele tiver se espalhado e for dolorosa.
Fontes e referências adicionais
- Shingles – Mayo Clinic
- How to boost your immune system – Harvard Heath Publishing
- Estresse está por trás do aumento de casos de herpes-zóster na população mais jovem – Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional São Paulo
Fontes e referências adicionais
- Shingles – Mayo Clinic
- How to boost your immune system – Harvard Heath Publishing
- Estresse está por trás do aumento de casos de herpes-zóster na população mais jovem – Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional São Paulo
Vou experimentar agora a pasta de amido de milho
Tive agora pela primeira vez na fase adulta aos quarenta e nove anos.Remédios caseiros que utilizei e aceleraram a secagem dos caroços que não abrirão em feridas: compressa de vinagre com água morna, amido de milho, chá verde.
Nenhum desses + acredito que uma suplementação de lisina vai resolver
Eu de vezes enquanto aparece uns carrozinhos na minha parte intima será herpes?