Riscos de comer peixe cru: é seguro ou não?

Especialista da área:
atualizado em 25/02/2021

A comida japonesa se tornou a queridinha dos brasileiros, mas será que é seguro comer peixe cru? Saiba os riscos de comer peixe cru e como minimizá-los a fim de evitar problemas.

  Continua Depois da Publicidade  

As pessoas não cozinham a comida à toa. Além de tornar alguns alimentos mais saborosos, o ato de cozinhar ajuda a matar bactérias e parasitas que podem estar na comida.

No entanto, muita gente prefere comer peixe cru a comer peixe cozido. Mas existem riscos associados a essa prática: um deles é a anisakíase, uma infecção causada pelo verme do sushi.

Além disso, comer certos alimentos crus ou mal cozidos pode aumentar o risco de intoxicação alimentar

Aliás, outro ponto importante a considerar sobre o peixe é o alto teor de gordura. Por isso, veja o que nossa nutricionista tem a dizer: comida japonesa engorda?

Então, se você não vive sem um sushi, um sashimi, um ceviche ou um carpaccio, entenda os riscos desses alimentos e como comer peixe cru com mais segurança.

Quais são os riscos de comer peixe cru?

tilápia crua

Além do anisakis simplex, existem outros parasitas que podem estar presentes no peixe cru.

Sendo assim, o principal risco é desenvolver uma infecção parasitária depois de comer peixe cru.

Alguns parasitas não causam sintomas, mas outros podem causar desconforto estomacal e muitos danos à saúde, como por exemplo:

Além disso, os peixes crus podem conter mais poluentes do que os peixes cozidos. Peixes como o salmão, por exemplo, geralmente contêm POPs (poluentes orgânicos persistentes).

  Continua Depois da Publicidade  

De acordo com um estudo de 2005 da revista Journal of Toxicology and Environmental Health, a quantidade de POPs em salmão cozido é até 26% menor do que em um salmão cru.

Aliás, o mesmo vale para o mercúrio, um metal tóxico que pode se acumular em peixes. Segundo outra pesquisa publicada em 2011 na revista Environmental Research, a quantidade de mercúrio no peixe cozido é de 50 a 60% menor do que no peixe cru. 

Aparentemente, a perda de gordura durante o cozimento é responsável pela redução de poluentes no peixe cozido quando comparado ao peixe totalmente cru. 

É perigoso comer peixe cru?

peixe cru

Apesar dos riscos, comer peixe cru pode trazer alguns benefícios para a saúde, como a maior concentração de ômega 3 e de outros nutrientes.

Mas é importante estar atento ao risco de contaminação. Aliás, fique sabendo por que não é uma boa ideia comer peixe cru durante a gravidez.

Felizmente, existem várias formas de garantir que seu peixe cru não está contaminado. Confira abaixo:

1. Coma peixe cru que tenha sido congelado

Embora comer peixe fresco pareça ser a melhor opção, essa não é uma boa escolha ao comer peixe cru. 

Isso porque, de acordo com o órgão americano Food and Drug Administration, uma das formas de matar os parasitas no peixe cru é congelar o alimento por uma semana a -20ºC ou por 15 horas a -35ºC.

  Continua Depois da Publicidade  

Sendo assim, o ideal é buscar fornecedores ou restaurantes que sigam esse protocolo.

2. Observe o peixe antes de comer

Nem sempre é possível saber a que temperatura o peixe foi armazenado antes de ser servido, por isso, esteja sempre atento à aparência, à cor e ao odor do peixe cru.

Caso o cheiro esteja muito forte ou suspeito, o melhor é não comer.

3. Mantenha medidas básicas de higiene

Além de lavar bem as mãos antes e depois de manusear o peixe cru, procure ir em restaurantes que são rígidos em relação à higiene no armazenamento e manipulação de alimentos.

Orientações finais sobre o peixe cru

Por fim, se você escolher bons restaurantes ou armazenar o peixe de acordo com as orientações sanitárias, você provavelmente não vai ter problemas ao comer peixe cru.

Além disso, tente manter uma dieta equilibrada que não inclua peixe cru toda semana. Isso vai reduzir o risco de infecções indesejadas e garantir assim a ingestão de uma variedade maior de nutrientes.

Fontes e Referências Adicionais

Depois de saber desses riscos você pretende tomar mais cuidado ao consumir peixe cru? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário