Seitan Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 06/07/2020

O seitan, também conhecido como “carne de trigo” ou simplesmente “glúten”, é um substituto da carne animal feito a partir de trigo, rico em proteína, com textura e sabor semelhantes aos da carne comum. Esse ingrediente asiático é muito popular em pratos originários dessa região e tem se tornado cada vez mais popular na culinária vegetariana contemporânea, devido à sua versatilidade do preparo.

Vamos analisar os prós e contras desse ingrediente, quanto ao seu valor nutricional, entender se o seitan engorda ou emagrece e se ele é mais ou menos saudável que os substitutos à base de soja, como o tofu e o tempeh.

Propriedades nutricionais

Antes de falarmos sobre os contras e os benefícios do seitan, vamos analisar as informações nutricionais dele e você poderá ter uma noção melhor se seitan engorda ou emagrece.

Porção100g
Energia120 calorias
Gorduras2 g
Carboidratos2,5 g
Fibra0,6 g
Proteínas22 g

Considerando as calorias presentes no alimento, não seria correto afirmar que seitan engorda. Comendo em moderação, ele pode estar presente em dietas de emagrecimento, inclusive as com limitação na quantidade de carboidratos diários.

Contras

1. Não é uma proteína “completa”

Uma proteína “completa” deve possuir todos os oito aminoácidos essenciais (isoleucina, lisina, leucina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano, valina).

Como o seitan não possui a quantidade necessária de lisina (embora a quantidade nele presente seja considerada grande), precisa ser complementado na hora das refeições com outras proteínas, para que o organismo obtenha todos os aminoácidos necessários.

2. Contém glúten

Uma vez que o seitan é feito basicamente de glúten, não é recomendado para celíacos, pessoas que possuem alergia a trigo ou intolerantes a glúten.

3. Pode conter aditivos não saudáveis

O seitan que é vendido pronto no supermercado contém aditivos de sabor que podem aumentar a quantia de calorias presentes no ingrediente. Se consumido em excesso, como todo alimento industrializado, esse seitan engorda. Além disso, eles são cheios de sódio, que contribui para o desenvolvimento de doenças do coração e pressão alta.

Benefícios

1. O seitan é rico em proteínas 

Uma das vantagens do consumo de seitan é sua riqueza em proteínas, que é tudo o que se quer num substituto de carne. Apesar de ser feito à base de trigo, ele não possui muitos carboidratos e seu valor calórico é bem baixo. Isso torna o seitan um aliado tanto para quem quer ganhar massa muscular quanto para quem quer emagrecer, pois como todo alimento rico em proteína, ele te ajuda a se sentir satisfeito por mais tempo após as refeições.

2. O seitan é mais saudável que a carne de frango e vermelha

Isso porque com a carne de trigo, não há riscos de ingerir aminas heterocíclicas – compostos cancerígenos que podem se formar no processo de cozimento da carne animal. Além disso, o seitan não tem colesterol, é rico em vitamina B6 e contém quantias moderadas de ferro e zinco.

3. Não é à base de soja

Seitan não tem soja em sua composição, diferente da maioria das alternativas à carne, como tofu e tempeh, o que é vantajoso para aqueles que são alérgicos a esse grão e precisam adquirir a quantidade adequada de proteína sem ingerir carne animal.

4. O seitan é versátil

Grelhado, assado ou cozido. O seitan é um ingrediente muito versátil e combina com os mais diversos acompanhamentos e temperos, tanto da culinária oriental quanto da ocidental. Confira aqui algumas receitas com seitan light.

5. Pode ser feito em casa

O seitan industrializado pode apresentar desvantagens, como vimos anteriormente. Mas isso não precisa ser um problema, pois você pode fazer sua própria “carne de glúten” em casa.

A maneira mais fácil de preparar seu próprio seitan é usando farinha de glúten. O objetivo é fazer uma “massa”, então misture aproximadamente 250g de farinha com 400 ml de água e amasse bem. Para uma textura menos branda, utilize menos água.

Como o gosto do seitan costuma ser neutro, uma boa ideia é começar a temperá-lo durante o preparo, utilizando as ervas, óleos e temperos que preferir.

Depois de pronta a massa, é hora de cozinhar o seitan. Você pode temperá-lo ainda mais se quiser, de acordo com o acompanhamento e modo de preparo que tiver em mente.

Apesar de não ter só vantagens, o seitan é uma ótima alternativa à carne, tão saudável quanto o tofu ou o tempeh e ainda mais versátil que eles. Também não podemos dizer que o seitan engorda ou faz mal (a não ser que você seja celíaco). De fato, ele pode te ajudar a emagrecer!

Vale a pena tentar incorporá-lo nas refeições e ver por si mesmo se essa é a melhor alternativa pra você que pretende diminuir ou abolir o consumo de carnes na dieta.

Você já tinha ouvido falar que o seitan engorda ou emagrece? Tem o costume de consumir este produto vegetariano? O que acha do gosto dele? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

Deixe um comentário