A perda de peso é um processo longo. Sendo assim, você precisa ter paciência e lidar com algumas barreiras no caminho. O efeito platô é uma delas.
O efeito platô acontece quando seu corpo estaciona em um peso durante uma dieta. Isso ocorre principalmente quando a dieta é muito longa. Esta parada no processo de emagrecimento é extremamente comum.
Pode ser complicado voltar a perder peso depois disso. No entanto, existem algumas orientações dadas por especialistas que podem evitar que você passe por isso.
Lembre-se, para chegar na sua meta é preciso dedicação. E, é claro, o acompanhamento de um profissional. Veja então o que eles têm a dizer!
Entenda o efeito platô
Primeiramente, você precisa entender por que este efeito ocorre. O efeito platô ocorre quando seu corpo já está ajustado aos estímulos que ele está recebendo. Isto é, ele se acomodou.
Quando você inicia uma dieta e ao mesmo tempo começa a fazer treinos regulares, seu corpo aos poucos vai se acostumando com aquela rotina. Este efeito nada mais é do que uma defesa do organismo.
O corpo diminui o metabolismo depois de um tempo. Sendo assim, como forma de defesa, reduz o gasto de calorias e consequentemente a perda de peso.
Do mesmo modo, quem está procurando ganhar massa muscular sofre com este efeito. O corpo também se acostuma aos exercícios depois de algum tempo. Ele passa a suportar esta rotina e, dessa forma, não vê justificativas para crescer, causando uma estagnação muscular.
Fazer com que seu corpo volte a se acostumar com a perda de calorias pode ser difícil, mas não impossível.
Especialistas dão dicas para fugir do efeito platô
O efeito platô com certeza é um dos problemas mais comuns de uma dieta. Por ser tão comum, você provavelmente vai experimentar ele caso esteja querendo perder peso ou ganhar massa muscular.
No entanto, ele pode ser evitado. Tudo o que seu corpo precisa nesta hora é uma mudança. Portanto, seguindo algumas dicas, com certeza você irá aproveitar ao máximo sua dieta.
1. Altere hábitos alimentares
Uma das dicas dos especialistas é variar o consumo de calorias. Do mesmo modo, é importante você dar uma modificada na sua alimentação.
Consuma 1200 calorias na segunda e 1600 na terça, por exemplo. É importante, no entanto, manter sempre o número de calorias semanal. Insira mais proteínas caso queira perder peso ou ganhar massa magra.
Além disso, outra dica é consumir na dieta temperos que aceleram o metabolismo e estimulam a queima de gorduras. Para isso, utilize temperos como pimenta, mostarda, canela e gengibre.
2. Mude seu treino
Quem está procurando emagrecer e sofre com o efeito platô pode ainda se beneficiar de uma mudança no treino. Por isso, aumente a intensidade dos exercícios. Da mesma forma, reduza o número de repetições e veja se houve algum progresso.
3. Água, sua maior aliada
Em qualquer dieta, e até mesmo em qualquer ocasião, a dica é se hidratar bem. A água é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Sendo assim, ela é uma das grandes responsáveis pelos processos metabólicos.
Se você não bebe muita água, o corpo precisará de uma energia extra para controlar seu metabolismo. Isso pode interferir com a perda de peso. Mantenha-se hidratado!
4. Cuide do seu sono
Outro ponto importante para quem estacionou o peso é verificar seu sono. O sono ajuda a regular os hormônios responsáveis pela saciedade.
Além disso, o sono é uma peça importante para a regeneração muscular. Com seus músculos regenerados e descansados, o ganho de massa muscular fica mais fácil. Além de aumentar o metabolismo e queima de gordura.
Perder peso não é fácil. Mas com determinação e, é claro, seguindo as dicas dos especialistas, você chega lá!
Estou passando por isso nesse momento perdi quase 8 kg em 3 meses comendo de forma correta reeducando minha alimentação porém agora não perdi mais peso nas últimas 3 semanas e agora estou mudando novamente alguns hábitos pra reverter essa situação.
Emagreci muito nos 6 primeiros meses de dieta, mas agora realmente tudo esta parado.
Muito bom esse artigo