Quem nunca escolheu um strogonoff para o cardápio do almoço de domingo em família, um encontro romântico ou uma jantinha entre amigos? Ao mesmo tempo, quem nunca desconfiou se o strogonoff engorda?
Saboroso, o prato vem lá da Rússia. Aliás, historiadores da gastronomia apontam que o nome da receita é uma referência à família russa Stroganov, que tem origens anteriores ao ano de 1500.
Hoje em dia, existem versões do prato para todos os gostos. Afinal, é possível encontrar strogonoff de frango, strogonoff de carne, strogonoff de camarão e até strogonoff vegetariano.
Mas será que o strogonoff engorda?
Bem, para tentarmos entender se o strogonoff engorda – ou estrogonofe, conforme a grafia que mais lhe agradar – o primeiro ponto que vamos discutir é quantas calorias ele pode conter.
A saber, pode ser um pouco difícil determinar com exatidão o teor de calorias do prato. Isso porque ele pode ser preparado de diferentes maneiras e trazer diferentes ingredientes e acompanhamentos.
Assim, a única coisa que podemos fazer é trazer uma estimativa de quantas podem ser as suas calorias.
Tabela de calorias do strogonoff
Tipo de strogonoff | Calorias por porção |
Strogonoff de filé mignon da marca Baked Potato | 146 calorias em uma concha de 85 g ou aproximadamente 171,7 calorias em 100 g |
Strogonoff de frango simples da marca Sabores Light | 230 calorias em uma porção de 240 g ou aproximadamente 95,8 calorias em 100 g |
Strogonoff de camarão da marca Vivenda do Camarão | 424 calorias em uma porção de 230 g ou aproximadamente 184,3 calorias em 100 g |
Strogonoff natural vegano da marca Vegabom | 102 calorias em uma porção de 60 g ou 170 calorias em 100 g |
Não temos a lista dos ingredientes da produção de cada um desses strogonoffs.
De qualquer modo, o que podemos concluir ao analisar os números da tabela é que não dá para emagrecer ou manter o peso na linha exagerando nas porções do estrogonofe.
Isso porque consumir grandes quantidades repetidamente, especialmente nas versões com ingredientes mais calóricos e gordurosos, pode contribuir com um acúmulo de calorias e, consequentemente, com a elevação do peso corporal.
Ou seja, tem-se aí um caso em que o strogonoff engorda. Portanto, se você deseja manter o seu peso sob controle, a regra que vale para qualquer tipo de strogonoff é consumir o prato com moderação e sem exageros.
Que tal deixar o strogonoff mais leve?
Um ponto importante quando discutimos se o estrogonofe engorda é entender que se não podemos determinar uma quantidade de calorias para a receita, podemos dar algumas sugestões para deixar o prato com menos calorias, torná-lo mais saudável e nutritivo.
Por exemplo, para diminuir as calorias, no lugar de preparar um molho mais gorduroso e calórico à base de creme de leite e molho de tomate industrializado, a solução é utilizar um molho mais leve feito com iogurte desnatado.
Além disso, outra opção que auxilia é escolher sempre os cortes mais magros de carne como o peito de frango para o seu strogonoff.
Aliás, aproveite que está por aqui e conheça uma lista com opção de carnes magras e outra com receitas de molho fit e light.
De olho nos acompanhamentos para entender se o strogonoff engorda
Os acompanhamentos do prato também determinam se o strogonoff engorda. Assim, tão importante quanto diminuir as calorias da receita é ter cautela com os acompanhamentos que costumam aparecer ao seu lado no prato.
Quem nunca viu a clássica combinação de strogonoff com arroz branco e batata palha? Entretanto, sabia que também dá para deixá-la mais saudável, nutritiva e amiga da dieta?
Bem, o primeiro passo é excluir um dos acompanhamentos. Ou seja, fique apenas com o arroz ou só com a batata palha.
Já o segundo é substituir o acompanhamento que você escolheu por uma versão mais saudável. Por exemplo, você pode colocar o arroz integral no lugar do arroz branco ou utilizar uma porção de chips assados de batata doce no lugar da batata palha.
Para finalizar, a nossa sugestão é completar o prato com uma porção de folhas verdes como alface ou couve e/ou uma salada com tomate, cenoura, pepino ou outros alimentos com fibras.
A vantagem de incluir esses ingredientes com fibras no prato é que o nutriente promove uma sensação de saciedade, ou seja, auxilia a controlar o apetite com maior eficiência.
Aproveite e confira no vídeo a seguir uma receita de strogonoff mais barato, fácil e saudável, ensinada pela nossa nutricionista:
Gostou das dicas?
Boa noite, almocei strogonoff de frango com arroz branco e batata doce frita na air fryer é uma boa opção ? Ou muito calórica ?