Especialista da Área:

Suco de Beterraba com Limão Emagrece? Receitas, Benefícios e Como Fazer

Uma boa maneira de não se frustrar na busca pela perda de peso é procurar saber se determinada receita ou produto da moda realmente funciona na prática, antes de testá-lo. Vamos conferir se o suco de beterraba com limão emagrece mesmo?

O suco de beterraba com limão emagrece?

Um dos pontos que podem apoiar a ideia de que o suco de beterraba com limão emagrece é o fato da bebida ser nutritiva e não exceder na quantidade de calorias. Uma bebida preparada com uma beterraba grande, um limão, um litro de água e adoçante não calórico resulta em uma receita com total de 52 calorias.

Se estimarmos que a receita rende de duas a três porções, temos então cada porção com aproximadamente 17,3 até 26 calorias. Um número bem mais baixo que bebidas calóricas e que não ajudam em nada em relação ao fornecimento de nutrientes ao corpo, como é o caso dos refrigerantes. Para você ter uma ideia, um copo de 300 ml de guaraná carrega 120 calorias.

Além disso, o limão é uma boa fonte de vitamina C, ao mesmo tempo em que a beterraba também fornece certa quantidade do nutriente. Ela é transformada em um antioxidante dentro do organismo, cuja ação causa a eliminação de resíduos desnecessários ao corpo, a redução do inchaço abdominal, além de combater a retenção de líquido. Vale lembrar que esses fatores costumam estar relacionados ao aumento de peso.

Mas não é só isso. A beterraba é uma boa fonte natural de nitratos, que foram estudados por pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Washington, nos Estados Unidos.

Em um dos experimentos, pacientes com insuficiência cardíaca tomaram suco de beterraba. Foi observado que os participantes que consumiram a bebida com os nitratos do vegetal tiveram um aumento de 13% na potência dos músculos de extensão do joelho.

Pesquisas anteriores já mostraram que pessoas que beberam o suco de beterraba antes de fazer exercícios tiveram um aumento de 16% na duração do treinamento. E o que isso tem a ver com o emagrecimento? É que quanto mais músculos uma pessoa possui, mais gorduras e calorias o seu corpo é capaz de queimar.

Obviamente, não basta tomar o suco de beterraba para criar músculos – é necessário seguir toda uma dieta e fazer exercícios com foco nesse objetivo. No entanto, os estudos indicam que existe a possibilidade que a bebida dê uma ajuda para esse fim.

Antes de seguirmos em frente 

Precisamos dizer que mais acertado que afirmar que o suco de beterraba com limão emagrece é dizer que a bebida pode fazer parte de uma dieta focada na perda de peso e apenas auxiliar nesse sentido.

Não se trata de um suco mágico que queima gorduras e calorias instantaneamente. Quem deseja isso precisa seguir uma alimentação controlada, saudável, nutritiva e equilibrada com foco na perda de peso e praticar atividades físicas com frequência como maneira de estimular uma maior queima de calorias em seu corpo.

Benefícios do suco de beterraba com limão 

A lista a seguir apresenta alguns dos benefícios que a bebida pode trazer:

  • Fonte de nutrientes: juntos, o limão e a beterraba fornecem nutrientes como carboidratos, proteínas, cálcio, fósforo, manganês, magnésio, ferro, potássio, cobre, zinco e vitamina C ao organismo. As informações são da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO).
  • Pressão arterial: um estudo mostrou que o consumo de um copo de suco de beterraba diminuiu, em média, quatro a cinco pontos da pressão sistólica (pressão máxima, quando o coração contrai, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, SBH, quu credita o efeito aos nitratos encontrados na bebida).
  • Prevenção de cálculos renais: a ingestão de meio copo de suco de limão todos os dias ajuda a elevar os níveis de citrato na urina. Estudos já mostraram que isso pode proteger contra as pedras de cálcio nos rins.
  • Vitamina C: o nutriente presente na bebida também ajuda na produção de colágeno, uma proteína utilizada na formação da pele, da cartilagem, dos tendões, dos ligamentos e dos vasos sanguíneos e é necessário para a cura de feridas e para a reparação de manutenção de ossos e dentes. As informações são do entro Médico da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos.

Como fazer – Receitas de suco de beterraba com limão 

1. Receita de suco de beterraba com limão 

Ingredientes:

  • 1 beterraba;
  • 1 limão;
  • 1 l de água;
  • Adoçante a gosto.

Modo de preparo:

Lavar bem, descascar e fatiar a beterraba; Lavar o limão e fatiar em rodelas com a casca; Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater bem. Servir-se imediatamente. 

2. Receita de suco de beterraba com limão e gengibre

Ingredientes: 

  • 1 beterraba descascada;
  • ½ limão taiti com a casca;
  • 1 pedaço de 1 cm de gengibre descascado;
  • Adoçante ou mel a gosto.

Modo de preparo:

Lavar bem a beterraba, o limão e o gengibre; Fatiar em rodelas a beterraba e o limão e levar ao liquidificador juntamente com os outros ingredientes; Bater bem e servir-se imediatamente. 

3. Receita de suco de beterraba com limão e cenoura

Ingredientes:

  • 1 beterraba crua;
  • 1 cenoura grande crua;
  • 1 limão médio descascado;
  • Água;
  • Adoçante a gosto.

Modo de preparo:

Lavar a beterraba, a cenoura e o limão; Cortar a parte de cima da beterraba e da cenoura; Fatiar a beterraba, a cenoura e o limão e levar ao liquidificador junto com os outros ingredientes; Bater bem e servir-se imediatamente.

Você conhece alguém que tome e afirme que o suco de beterraba com limão emagrece? Tem curiosidade de experimentar essas receitas para aproveitar os benefícios? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (38 votos, média: 4,18 de 5)
Loading...

1 comentário em “Suco de Beterraba com Limão Emagrece? Receitas, Benefícios e Como Fazer”

Deixe um comentário