Suco de beterraba com limão emagrece? Receitas e benefícios

Especialista da área:
atualizado em 12/11/2021

Uma boa maneira de não se frustrar na busca pela perda de peso é procurar saber se determinada receita ou produto da moda realmente funciona na prática, antes de testá-lo. Portanto, vamos a seguir conferir se o suco de beterraba com limão emagrece mesmo como muitos afirmam.

  Continua Depois da Publicidade  

É possível emagrecer com suco de beterraba com limão?

Suco de beterraba com limão

O suco de beterraba com limão é uma bebida muito nutritiva e pouco calórica. Um litro desse suco contém apenas 52 calorias.

Os compostos antioxidantes presentes na água com limão podem ajudar a controlar os níveis de glicose no sangue, além de melhorar a resistência à insulina.

Sabe-se que uma regulação adequada dos níveis de açúcar na corrente sanguínea é excelente para prevenir doenças como a diabetes do tipo 2 e a obesidade, e para evitar o acúmulo de gordura e, assim, contribuir para a perda de peso.

A beterraba possui propriedades antioxidantes que favorecem a eliminação de resíduos desnecessários ao corpo, promovendo a redução do inchaço abdominal, além de combater a retenção de líquido. Vale lembrar que esses fatores costumam estar relacionados ao aumento de peso.

Mas não é só isso. A beterraba é ainda uma ótima fonte natural de nitratos, que foram estudados por pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Washington, nos Estados Unidos.

Em um dos experimentos, pessoas com insuficiência cardíaca ingeriram suco de beterraba e apresentaram um aumento superior a 10% na potência dos músculos devido aos nitratos do vegetal, e cabe lembrar que o coração é um músculo.

  Continua Depois da Publicidade  

Pesquisas anteriores já mostraram que pessoas que beberam suco de beterraba antes de fazer exercícios apresentaram uma melhora nos níveis de resistência física possibilitando um aumento de 16% na duração do treinamento.

E o que isso tem a ver com o emagrecimento? É que quanto mais músculos uma pessoa possui, mais gorduras e calorias o seu corpo é capaz de queimar.

Obviamente, não basta tomar o suco de beterraba para criar músculos, para tanto, é necessário seguir toda uma dieta balanceada e praticar atividades físicas com foco nesse objetivo.

Veja mais sobre os benefícios desses dois alimentos:

Benefícios do suco de beterraba com limão

suco de beterraba com limão e gengibre

A lista a seguir apresenta alguns dos benefícios que a bebida pode trazer:

  • Fonte de nutrientes: juntos, o limão e a beterraba fornecem nutrientes como carboidratos, proteínas, cálcio, fósforo, manganês, magnésio, ferro, potássio, cobre, zinco e vitamina C ao organismo. As informações são da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO).
  • Pressão arterial: um estudo mostrou que o consumo de um copo de suco de beterraba diminui em média, quatro a cinco pontos da pressão sistólica (pressão máxima, quando o coração contrai, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, SBH, que credita o efeito aos nitratos encontrados na bebida).
  • Prevenção de cálculos renais: a ingestão de meio copo de suco de limão todos os dias ajuda a elevar os níveis de citrato na urina. Estudos já mostraram que isso pode ajudar na prevenção da formação de pedras de cálcio nos rins.
  • Vitamina C: o nutriente presente na bebida também ajuda na produção de colágeno, uma proteína utilizada na formação da pele, da cartilagem, dos tendões, dos ligamentos e dos vasos sanguíneos. Além disso, o colágeno contribui para a cura de feridas e para a reparação de manutenção de ossos e dentes. As informações são do Centro Médico da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos.

Como fazer – Receitas de suco de beterraba com limão

1. Receita de suco de beterraba com limão tradicional

Ingredientes:

  Continua Depois da Publicidade  

  • 1 beterraba;
  • 1 limão;
  • 1 litro de água;
  • Adoçante a gosto.

Modo de preparo:

Lave, descasque e corte a beterraba. Em seguida, lave o limão e após, corte-o em rodelas com a casca. Então coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Sirva imediatamente para se beneficiar de todos os seus nutrientes frescos.

suco de beterraba com limão

2. Receita de suco de beterraba com limão e gengibre

Ingredientes: 

  • 1 beterraba descascada;
  • ½ limão taiti com a casca;
  • 1 pedaço (de cerca de 1 cm) de gengibre descascado;
  • Adoçante ou mel a gosto.

Modo de preparo:

Lave bem a beterraba, o limão e o gengibre. Então corte em rodelas a beterraba e o limão e leve ao liquidificador juntamente com os outros ingredientes. Por fim, bata bem e sirva imediatamente. 

3. Receita de suco de beterraba com limão e cenoura

Ingredientes:

  Continua Depois da Publicidade  

  • 1 beterraba crua;
  • 1 cenoura grande crua;
  • 1 limão médio descascado;
  • Água;
  • Adoçante a gosto.

Modo de preparo:

Lave a beterraba, a cenoura e o limão. Em seguida, corte a parte de cima da beterraba e da cenoura. Depois pique a beterraba, a cenoura e o limão e leve ao liquidificador junto com os outros ingredientes. Por fim, bata bem e sirva imediatamente.

Suco de beterraba com cenoura

Você conhece alguém que tenha emagrecido consumindo o suco de beterraba com limão? Tem curiosidade de experimentar essas receitas para aproveitar os benefícios? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (60 votos, média 4,17)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

12 comentários em “Suco de beterraba com limão emagrece? Receitas e benefícios”

  1. Eu emagreci com beterraba cenoura e limão.e nunca deixo perdi 7kilo. Depois para depois de um mês continuo e assim permaneço com peso adequado pa meu corpo

    Responder
  2. Tomo todos os dias suco de beterraba em jejum meu intestino tá preso o que tô fazendo de errado

    Responder
  3. Muito bom,já faço uso desse beneficio laranja ,Limão ,beterraba e berinjela e um excelente anti oxidante

    Responder
  4. Esses sucos ai com 1 litrão de água, não é correto, o certo é no maximo 250ml, coar e tomar, que vai receber todos os nutrientes dilma vez.

    Responder
  5. Uso essa bebida todos os dias , muito bom , as vezes alterno com outros ingredientes , couve , repolho , pepino . Mas o limão está sempre presente . Tenho tido resultados eficazes .

    Responder
  6. Sim. Eu tomo há dois anos.Acabei de fazer uma histectomia e está me ajudando muito.Como já tinha o hábito de tomar antes da cirurgia, acredito que trouxe muitos benefícios, não tinha anemia apesar do intenso sangramento por conta dos miomas. E após a cirurgia ajudou muito por conta dos gases, constipação e até mesmo minha recuperação no geral está sendo ótima, sem inchaço. Meu intestino funciona muito bem por conta desse suco. E sim, eu perdi peso com esse suco antes da cirurgia, mas tenho uma alimentação equilibrada e faço exercícios 4x por semana. Tudo é um conjunto de fatores. Só o suco não irá fazer milagres, se no final de semana vc se entupir de fast food.

    Responder
  7. Oi boa tarde a todos que estão aqui.sim eu comecei a tomar o suco com beterraba com cenoura e limão por causa de meu peso .E é maravilhoso este suco realmente é super nutritivo e faz muito bem ,já comecei a sentir grande diferença em meu corpo.recomendo a todos

    Responder
  8. Lilian depende se vários fatores, desde a forma escolhida para o emagrecimento, até o seu tipo físico. A grosso modo o seu peso limite deveria ser 61 kg mas, isso não está avaliando o percentual de gordura x desenvolvimento muscular, além de outras características peculiares a cada indivíduo, como a retenção de líquidos, densidade óssea.
    Aconselho que busque a orientação de um nutricionista e dê início a prática de atividades aeróbicas e de fortalecimento muscular.

    Responder