Suco de chuchu para pressão alta funciona?

Especialista da área:
atualizado em 21/06/2022

O suco de chuchu é uma receita caseira muito utilizada para tratar a pressão alta, principalmente em cidades do interior.

Isso se deve ao fato de este vegetal, apesar de não ser muito apreciado por boa parte das pessoas, ser fonte de nutrientes diversos, como potássio, vitamina B9, vitamina C e fibras solúveis e insolúveis.

  Continua Depois da Publicidade  

Então, no decorrer deste artigo vamos conhecer um pouco melhor o chuchu e os seus benefícios para a saúde cardiovascular, além de aprender a preparar o suco deste vegetal. 

Veja também: Benefícios do chuchu – Para que serve e propriedades.

O que é hipertensão?

Pressão alta
É importante fazer check-ups periódicos para saber se tem hipertensão

A hipertensão é uma condição em que a força do sangue contra as paredes das artérias é muito grande, e pode, com o tempo, causar danos.

De forma geral, a hipertensão é definida como a pressão arterial acima de 14/9 e é considerada grave quando a pressão está acima de 18/12.

E, embora suas causas não sejam bem definidas, existem alguns fatores de risco que propiciam o seu desenvolvimento, como:

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, é importante fazer check-ups anuais de saúde, e, caso tenha histórico familiar de hipertensão ou alguma doença crônica, medir a pressão arterial pelo menos uma vez ao mês.

O suco de chuchu para pressão alta 

Sendo a hipertensão um problema que atinge cada vez mais pessoas em todo o mundo, muitos esforços são feitos para encontrar novos tratamentos para o problema, sejam eles “de farmácia” ou naturais.

E, como a condição geralmente não apresenta sintomas, se desenvolvendo lentamente ao longo do tempo, esforços no sentido da prevenção e de diagnóstico precoce também vem sendo feitos.

Nesse sentido, há algumas décadas pessoas começaram a utilizar o suco de chuchu como tratamento caseiro para reduzir a pressão, com muitos relatos de sucesso, principalmente quando seu uso é associado a mudanças no estilo de vida.

A seguir vamos entender melhor o que a ciência tem a dizer sobre isso:

1. O potássio do chuchu

O chuchu é um vegetal rico em potássio, uma vez que uma porção de 100 g do alimento é composta por 130 mg do mineral. Esse fato é de grande importância, já que diversos estudos já demonstraram que o mineral ajuda a diminuir os níveis da pressão arterial. 

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, existem algumas evidências que indicam que os suplementos de potássio pode causar uma leve baixa da pressão, e que o aumento da ingestão do mineral pode diminuir os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Por outro lado, se você sofre de hipertensão, é importante conversar com seu médico sobre o assunto antes de iniciar a suplementação de potássio, para evitar o isso de doses exageradas e garantir que este é o melhor tratamento para o seu caso.

2. Efeito diurético 

De acordo com alguns especialistas, não existem comprovações científicas de que o chuchu realmente baixa a pressão arterial. Entretanto, por conter um teor elevado de água, o alimento possui um leve efeito diurético.

Mas, essa ação diurética contribui para que sejam eliminados alguns minerais que participam da elevação da pressão arterial, ou seja, mesmo que indiretamente o vegetal pode ser útil para o manejo da pressão alta.

3. Rico em fibras 

O chuchu é um alimento rico em fibras alimentares, o que o torna um excelente amigo do coração.

Isso acontece porque o consumo do chuchu e de outros alimentos ricos neste nutriente ajuda a reduzir os níveis sanguíneos de colesterol.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas, para usufruir deste efeito, é importante adotar uma dieta balanceada e, caso seja possível, realizar atividades físicas com regularidade.

Atenção para quem sofre problema nos rins 

Segundo o Kidney Cares, indivíduos que sofrem com a doença renal crônica apresentam um alto risco de desenvolver uma condição chamada de hipercalemia, que é caracterizada pelo excesso de potássio no organismo.

Por isso, existe a recomendações de que os pacientes com insuficiência renal limitem o seu consumo de chuchu e de outros alimentos que servem como fonte de potássio, uma vez que isso pode piorar o quadro da doença e trazer outros problemas como ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC) e arritmias.

Assim, se você precisa controlar a sua pressão arterial, porém, sofre com algum tipo de problema nos rins, é importante falar com o seu médico sobre como deve ser o seu consumo de potássio, para evitar episódios de hipercalemia.

Outros cuidados 

Para quem sofre com a pressão muito baixa, já faz uso de medicamentos que diminuem a pressão ou segue algum tipo de tratamento para controlar a hipertensão, é fundamental conversar com o médico para se certificar de que pode realmente tomar o suco de chuchu para pressão alta.

É importante fazer isso para ter a segurança de que a bebida, aliada a esses fatores, não resultará em uma diminuição muito grande da pressão arterial, o também pode ser prejudicial.

Receita de suco de chuchu

Chuchu
É muito simples fazer o suco de chuchu; conheça a receita

Ingredientes:

  • 4 chuchus com casca, picados e lavados
  • ½ xícara de suco de limão
  • 2 l de água
  • Adoçante a gosto
  • Gelo a gosto.

Modo de preparo:

  1. Coloque todos os ingredientes no liquidificador, com exceção do adoçante
  2. Depois, bata, acrescente o adoçante, misture bem e sirva-se imediatamente.

Atenção: é importante tomar o suco natural de chuchu imediatamente depois do seu preparo porque a bebida pode perder logo as suas propriedades nutricionais e, portanto, os seus benefícios. O chamado processo de oxidação que acontece por meio do calor e da exposição ao oxigênio e à luz pode fazer com que certos nutrientes percam a sua eficiência.

Por isso, quando não for possível tomar o suco na hora em que ele for feito, a sugestão é armazená-lo em garrafas escuras muito bem vedadas para evitar ou atrasar o processo.

Vídeo: 7 chás para pressão alta

Conheça também os chás indicados para pressão alta e os alimentos que não fazem bem para quem sofre com a doença.

Vídeo: 10 piores alimentos para pressão alta

Tabela nutricional

Porção de 100g de chuchu sem casca in natura.

ComponenteValor por 100 g
Calorias18 kcal
Carboidratos4,17 g
Proteínas0,89 g
Lipídios0,05 g
Fibra alimentar1,4 g
Gorduras saturadas0,01 g
Gorduras polinsaturadas0,03 g
Cálcio11 mg
Ferro0,18 mg
Magnésio8,06 mg
Fósforo18,4 mg
Potássio130 mg
Zinco0,15 mg
Cobre0,03 mg
Selênio0,3 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)0,05 mg
Vitamina C11 mg
Equivalente de folato87,2 mcg
Fonte: TACO (Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos)

Você já tinha ouvido falar do uso do suco de chuchu para pressão alta? Que tal dar uma chance à bebida? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (106 votos, média 4,17)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

16 comentários em “Suco de chuchu para pressão alta funciona?”

  1. Bom dia,gostaria de saber saber quantas vezes ao dia posso tomar o suco do chuchu para ajudar a baixar a pressão arterial? Gostei muito do seu vídeo Obrigada.

    Responder
  2. Boa tarde… Tomo suco de cucurbita passada no liquidificador com o leite da semente da própria cucurbita, aproximadamente 300ml [o copo], duas a três vezes por semana, imaginando combater ácido úrico, colesterol vldl, etc etc etc, sendo um pedaço de aprox 200g e aprox três colheres de sopa de sementes. Estou no caminho certo? o que a Sra diria ou sugeriria?
    Certo da sua atenção e colaboração, desde já lhe agradeço.

    Responder
  3. Certa vez fui num posto médico para tirar a carteira de saúde, chegando na medica, Dra. Cheila de Medeiros, ela mediu a minha pressão arterial, estava 15/10. É ela não liberou a carteira de saúde. É estava precisando desta carteira para o emprego no próximo dia. Sai do posto triste, no caminho, passando em a um bar, a dona do bar, vendo a minha tristeza ela mim pergunta, moço você está com algum problema? Sim, lhe respondeu, contei minha estória falando sobre a carteira de saúde. Então moço, vou fazer um suco de chuchu prá você tomar. É volte para o posto prá pegar a sua carteira de saúde. Chegando no posto fui diretamente para a Dra. Cheila. Ela mediu a minha pressão e estava precisamente 12/8. É ela mim entregou a minha carteira de saúde.

    Responder
  4. Uma médica fisiatra, ha 30 anos passou para meu mariso, o chuchu como controle da pressao. Nao cura, mas controlei bastante.
    Recitinha
    1/2 chuchu sem casca e sem semente
    3 dedinhos de agua
    Bata no liquidificador e beba sem coar.
    Se preferir, pode coar e acrescentar gelo e 1 pouquinho de açúcar.
    Mas, dá tao ppuco que da pra beber trnq

    Responder
  5. Passei a tomar o suco de chuchu nas crises de Pânico. Onde ocorre taquicardia e elevação da pressão arterial. Tem uma eficácia imensa!

    Responder