Suplemento de Boro: benefícios, efeitos colaterais e como tomar

Especialista da área:
atualizado em 29/05/2021

Apesar de pouco conhecido, o suplemento de boro pode trazer inúmeros benefícios para a saúde, principalmente quando associado a outros minerais, como cálcio e magnésio.

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, a seguir iremos conhecer melhor esse suplemento e seus benefícios, além de entender melhor como ele funciona e quais são os seus efeitos colaterais e contraindicações.

O que é o boro?

O boro é um mineral essencial para a manutenção da saúde, além de contribuir para o crescimento do nosso corpo. 

Este mineral pode ser encontrado em uma ampla variedade de alimentos, como:

Mas, apesar de ser fácil de encontrar, algumas pessoas não conseguem ingerir o mineral em quantidades adequadas, o que torna necessária a suplementação.

Suplemento de Boro

Benefícios do suplemento de boro 

Vamos conhecer alguns dos benefícios que o suplemento de boro pode trazer para a saúde e a boa forma:

1. Pode auxiliar o aumento de massa muscular 

O suplemento de boro é muito utilizado para aumentar a produção de hormônios como a testosterona, que é importante para quem deseja manter ou aumentar a massa muscular.

Isso acontece porque esse hormônio estimula a produção de células musculares, além de ajudar a manter a saúde das células já existentes.

Além disso, a testosterona também está ligada à diminuição de gordura corporal, por aumentar o uso da gordura acumulada no corpo como fonte de energia.

2. Ajuda o tratamento da artrite 

O boro, além de atuar na produção de hormônios, também pode beneficiar a saúde das articulações, uma vez que o mineral participa da fixação do cálcio às cartilagens.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, o uso do suplemento pode contribuir tanto para a redução da dor causada pela artrite, como também para a melhora da saúde da articulação como um todo. 

3. Fortalecimento dos ossos 

O mineral também facilita a fixação do cálcio diretamente aos ossos, o que ajuda a manter a densidade óssea e a prevenir problemas como a osteoporose.

Mas é importante lembrar que os ossos são formados majoritariamente por cálcio, além de conter proteínas. Então, a adoção de uma dieta balanceada, rica nesses minerais é crucial para a manutenção da densidade óssea.

4. Pode melhorar as funções cerebrais

Outro benefício é que a suplementação de boro pode melhorar a memória e a coordenação motora.

Entretanto, esse efeito precisa ser mais bem estudado, para entender melhor o mecanismo de funcionamento e definir as doses e esquema de uso mais adequado.

5. Melhora a absorção de nutrientes

Por fim, algumas vitaminas e minerais são absorvidas com maior eficiência quando os níveis de boro do organismo estão mais altos. 

Então, o uso do suplemento pode ser útil para prevenir e tratar outras deficiências nutricionais.

Efeitos colaterais do suplemento de boro

Quando é obtido normalmente por meio da alimentação, não existe preocupação em relação à toxicidade do mineral. Entretanto, quando consumimos um suplemento de boro, é preciso tomar cuidado com as doses.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso porque a ingestão de porções altas da substância pode trazer reações como:

  • Náusea;
  • Irritabilidade;
  • Tremores;
  • Convulsão;
  • Fraqueza;
  • Desconforto gástrico;
  • Vômito;
  • Diarreia;
  • Problemas de pele;
  • Palpitações no coração;
  • Ansiedade;
  • Depressão.

Além disso, o boro não deve ser consumido simultaneamente aos hormônios sexuais, pelo risco de causar o excesso dos hormônios no organismo, sintomas como diminuição da libido, impotência, disfunção erétil, calvície, ginecomastia (crescimento de mamas em homens), aumento da massa de gordura, crescimento da próstata, câncer dos testículos e câncer de próstata.

Contraindicações

O suplemento de boro é contraindicado a pessoas que sofrem com problemas de saúde hormônio-sensíveis, como câncer de mama, câncer de próstata, câncer de ovário, endometriose e miomas uterinos.

O consumo de boro em altas doses também não está recomendado para mulheres que estejam grávidas ou encontrem-se em processo de amamentação de seus bebês, pois doses elevadas da substância estão associadas a malformações congênitas.

Já as pessoas que possuem doença no fígado ou doença nos rins devem utilizar o produto com bastante precaução e somente mediante a autorização do médico, tendo em vista que essas condições podem alterar a maneira pela qual o organismo se livra do excesso de minerais como o boro.

Como tomar?

O suplemento de boro, que vem na forma de boro quelato, pode ser encontrado na forma de cápsulas em farmácias de manipulação e lojas de suplementos.

Mas, devido à falta de estudos específicos, a dose ideal ainda não foi definida. Por isso, o uso deve ser indicado e orientado por um médico, que poderá avaliar as necessidades específicas de cada um.

Dicas e cuidados

Apesar de ser um suplemento considerado bastante seguro, o seu uso deve ser sempre orientado por um profissional de saúde, para evitar ao máximo a ocorrência de efeitos colaterais.

Assim, sempre que quiser iniciar o uso de um suplemento ou medicamento, o ideal é consultar o médico, que irá avaliar a suplementação indicada para você, além de determinar as doses mais adequadas.

Além disso, o uso do boro deve ser feito com cuidado, para evitar o desequilíbrio dos níveis de outros minerais, como o fósforo e o magnésio.

Por fim, outro cuidado que deve ser tomado é com a pressão arterial, pois o desequilíbrio de minerais no sangue pode causar tanto o aumento da pressão quanto arritmias.

Fontes e referências adicionais

Você já utilizou o suplemento de boro? Para que finalidade? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (139 votos, média 3,94)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

15 comentários em “Suplemento de Boro: benefícios, efeitos colaterais e como tomar”

  1. Não tomem antes de ver se vc realmente necessita, causa um enorme problema no sistema nervoso como pânico e paranoia.

    Responder
  2. Tomei e recomendo aumentou muito a minha massa muscular e me deu muita força já tinha tomado antes tomando novamente recomento

    Responder
  3. Tomei 5 mg diárias de quelato de boro à noite durante uma semana.
    A Depressão bateu muito forte e decidi parar.
    Não percebi qualquer benefício e, face aos males que causou EM MEU ORGANISMO (lembrando sempre que cada organismo responde de uma forma a um dado fármaco ou suplemento alimentar) opto por abster-me de boro neste formato. Ficarei com os vegetais que o fornecem em doses mais suaves…

    Responder
  4. Mandei formular boro quelato 6 mg para tomar uma vez só dia com a finalidade de perder massa gorda e adquirir massa magra e também diminuir a gordura da região do peito, diminuir a pressão arterial e melhorar a libido . Tenho 71 anos e já fui submetido à cirurgia cardíaca.(fiz três mamárias). Posso tomar ou os malefícios são piores que os benefícios . Aguardo uma resposta se for possível. Obrigado, atenciosamente. Sebastião

    Responder
  5. Eu uso boro 10mg está me ajudando muito nos treinos, passei a tomar 2 por dia sendo 20mg dosagem máxima por dia e confesso estar me ajudando muito, recomendo mas já aviso para procurar um médico para evitar danos.

    Responder
  6. estava usando um comprimido por dia antes de dormir mais parei, devido a palpitações no coração causando desconforto e um certo medo.

    Responder
  7. Médico não entende de nutrição, a menos que seja aluno do Lair Ribeiro, assim como nutricionistas que trabalham na mesma linha.

    Responder