Suplemento de Boro

Suplemento de Boro: Benefícios, Efeitos Colaterais e Como Tomar

O Boro é um mineral que pode ser encontrado em alimentos de origem vegetal como banana, couve-manteiga, nozes, soja, feijão, lentilha e ervilha, por exemplo. Além dessas comidas, o nutriente também pode ser fornecido ao organismo por meio da utilização do suplemento de boro.

E é justamente sobre o produto que vamos falar mais abaixo, onde conheceremos seus benefícios e efeitos colaterais e aprenderemos como tomar.

Benefícios do suplemento de boro 

Vamos conhecer algumas das promessas às quais a utilização do suplemento de boro está associado:

1. Pode auxiliar o aumento de massa muscular 

O suplemento de boro é utilizado para aumentar a produção de hormônios como a testosterona, que é importante para quem deseja cultivar massa muscular no corpo pois trabalha na elevação de massa magra, no aumento de força e na hipertrofia muscular. A testosterona também está ligada à diminuição de gordura corporal por estar associada à ação de transformação da gordura acumulada no corpo em fonte de energia.

A ausência do hormônio no organismo pode trazer problemas como perda de massa muscular, diminuição da força, acúmulo de gordura, cansaço, indisposição e redução do desejo sexual.

Além disso, algumas vitaminas e minerais são absorvidas com maior eficiência quando os níveis de boro do organismo estão mais altos. Isso é importante para a construção muscular, a queima de gorduras e a prevenção de dores depois do exercício.

Por outro lado, a utilização do suplemento de boro ainda não provou ser eficaz em relação ao aumento de massa muscular ou os níveis de testosterona em fisiculturistas do sexo masculino.

2. Ajuda o tratamento da artrite 

No organismo, o boro trabalha na integração de cálcio à cartilagem das articulações, o que ajuda a prevenir a deterioração das articulações e as dores da artrite.

Além disso, um estudo mostrou que os ossos de pacientes que fazem uso do suplemento de boro são mais difíceis de sofrerem redução do que os ossos das pessoas que não utilizam o produto. Vale lembrar que um dos resultados da artrite pode ser o surgimento de lesões nos ossos.

Em áreas onde o consumo de boro é baixo, a incidência de artrite é significativamente maior do que em localidades em que a ingestão do mineral é alta.

3. Fortalecimento dos ossos 

O mineral também facilita a ida de cálcio diretamente aos ossos, o que ajuda a prevenir a formação de ossos porosos e fracos, visto que o elemento é necessário para a formação e manutenção de ossos fortes.

Uma pesquisa com animais realizada pelo Departamento de Ortopedia do Hospital da Cruz Vermelha na China indicou que o suplemento de boro pode melhorar a formação dos ossos e diminuir a reabsorção óssea, que é quando a massa óssea perde células e não as repõe.

Efeitos colaterais do suplemento de boro

Quando é obtido normalmente por meio da alimentação, não existe preocupação em relação à toxicidade do mineral. Entretanto, quando consumimos um suplemento de boro, é preciso tomar cuidado com as doses.

Isso porque a ingestão de porções altas do produto pode trazer reações como náusea, irritabilidade, tremores, convulsão, fraqueza, desconforto gástrico, vômito, diarreia, problemas de pele, palpitações no coração, ansiedade e depressão.

O boro não deve ser consumido simultaneamente ao estrogênio, sob o risco de causar o excesso do hormônio no organismo. Isso causa efeitos como diminuição da libido, impotência, disfunção erétil, calvície, ginecomastia (crescimento de mamas em homens), aumento da massa de gordura, crescimento da próstata, câncer dos testículos e câncer de próstata.

Além disso, o suplemento de boro pode diminuir os níveis de fósforo no sangue de algumas pessoas. O produto também pode reduzir a quantidade de magnésio que é eliminado por meio da urina, o que tem como consequência o aumento dos níveis de magnésio no sangue.

O excesso de magnésio no organismo pode causar sintomas como diarreia, hipotensão (diminuição da pressão arterial) e fraqueza e fadiga muscular.

Contraindicações

De acordo com o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, suplemento de boro está contraindicado a pessoas que sofrem com condições hormônio-sensíveis como câncer de mama, câncer de próstata, câncer de ovário, endometriose e miomas uterinos.

O consumo de boro em altas doses também não está recomendado para mulheres que estejam grávidas ou encontrem-se em processo de amamentação de seus bebês. As porções elevadas da substância estão associadas a malformações congênitas.

Já as pessoas que possuem doença no fígado ou doença nos rins devem utilizar o produto com bastante precaução e somente mediante a autorização do médico, tendo em vista que essas condições podem alterar a maneira pela qual o organismo se livra do excesso de minerais como o boro.

Como tomar

A dose máxima de boro tolerada por adultos, incluindo mulheres grávidas e em fase de amamentação de seus bebês, com idade superior a 19 anos é de 20 mg por dia. Para adolescentes, o que abrange meninas grávidas ou que estejam amamentando, o limite é de 17 mg diariamente.

Já para crianças entre 9 e 13 anos de idade, a porção máxima diária é de 11 mg. Por sua vez, os pequenos com idade entre quatro a seis anos não devem ultrapassar a ingestão de 6 mg de boro por dia. E as crianças com idade entre 1 e 3 anos não devem consumir mais do que 3 mg da substância diariamente.

Em relação ao suplemento de boro, a indicação é a de consumir de 1 mg a 5 mg por dia. Entretanto, a dose ideal a ser seguida para cada pessoa deve ser indicada por um médico, de modo que o uso do produto seja feito com segurança.

É importante consultar o médico e nutricionista antes de utilizar o suplemento também para se certificar de que ele trará os resultados esperados e não fará mal à saúde.

Algum médico já receitou a necessidade de você consumir suplemento de Boro frequentemente? Por conta de que benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (116 votos, média: 3,92 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

10 comentários

  1. ALGUEM JA USOU E SENTIU MELHORA NA LIBIDO? E NIVEIS HORMONAIS?? TESTOSTERONA?

  2. É necessário confirmação de quem usa o suplemento (Quelato) para saber os prós e contras do produto.

  3. Médico não entende de nutrição, a menos que seja aluno do Lair Ribeiro, assim como nutricionistas que trabalham na mesma linha.

  4. estava usando um comprimido por dia antes de dormir mais parei, devido a palpitações no coração causando desconforto e um certo medo.

  5. Eu uso boro 10mg está me ajudando muito nos treinos, passei a tomar 2 por dia sendo 20mg dosagem máxima por dia e confesso estar me ajudando muito, recomendo mas já aviso para procurar um médico para evitar danos.

  6. Tomo 6mg por dia junto com selênio. Os benefícios são sutis, mas perceptíveis no treino e na saúde.

  7. Me informa qual marca vc toma.
    Se é manipulado.

  8. Sim estou tomando para a parte óssea.
    Manipulados.
    Citrato de cálcio.
    Boro e vit k2.

  9. Sebastião marcondes de Melo Lemos

    Mandei formular boro quelato 6 mg para tomar uma vez só dia com a finalidade de perder massa gorda e adquirir massa magra e também diminuir a gordura da região do peito, diminuir a pressão arterial e melhorar a libido . Tenho 71 anos e já fui submetido à cirurgia cardíaca.(fiz três mamárias). Posso tomar ou os malefícios são piores que os benefícios . Aguardo uma resposta se for possível. Obrigado, atenciosamente. Sebastião

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*