Grama de Trigo (wheatgrass): O que é e como usar

Especialista da área:
atualizado em 12/01/2021

Apesar de ser pouco conhecida, a grama de trigo (wheatgrass) já é considerada um superalimento, pois é rica em vitaminas, minerais e antioxidantes, podendo trazer muitos benefícios ao seu organismo.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, muitas pessoas afirmam que a grama de trigo pode ajudar a perder peso.

Portanto conheça todas as suas propriedades, como aproveitar todos os seus benefícios e como adicionar esse alimento no seu dia a dia

O que é?

Grama de trigo moída
Grama de trigo moída

A grama de trigo nada mais é que uma nova grama da planta do trigo. Ela é cultivada em locais onde o clima é temperado, com as estações do ano bem definidas, como nos Estados Unidos e na Europa.

A grama de trigo é rica em diversos nutrientes bons para a sua saúde, como as vitaminas A, C, E, G, K e do complexo B, além de fornecer sais minerais como ferro, magnésio, selênio e cálcio. Ela também fornece 17 aminoácidos e proteínas.

Benefícios da grama de trigo

  • Melhora o sistema imunológico e ajuda a combater os radicais livres;
  • Não contém glúten;
  • Promove a sensação de saciedade e ajuda no processo de emagrecimento, por ser rica em fibras;
  • É fonte energética, ajudando a reduzir a fadiga e o cansaço;
  • Melhora a digestão, por conter fibras e vitaminas importantes para o intestino;
  • Ajuda a controlar a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue;
  • Tem efeito antisséptico, sendo boa para tratar ferimentos;
  • Pode ajudar a reduzir as dores da artrite;
  • Auxilia no tratamento de gripes e resfriados;
  • É boa para a pele, dentes e unhas
  • Oferece uma desintoxicação similar ou melhor que o suco de cenoura, ajudando, assim, a purificar o fígado.

Como se viu, a grama de trigo, por ser rica em fibras, pode facilitar o processo de emagrecimento. Entretanto é fundamental que toda a sua dieta seja saudável e equilibrada, e que se possível pratique exercícios regularmente.

Além disso, segundo um estudo publicado em 2020 no periódico Pharmaceuticals, o seu consumo pode reduzir os desconfortos causados pela quimioterapia, como febre e infecções por exemplo.

No entanto, esse alimento não reduz os tumores e mais pesquisas são necessárias para comprovar essas propriedades.

Como tomar?

A grama de trigo é difícil de ser mastigada. Então, recomenda-se esmagar e espremer as folhas e, em seguida, bater no liquidificador com água antes de consumi-las. No entanto, o seu uso mais comum é na forma de cápsulas ou comprimidos.

Acredita-se que o cozimento pode comprometer as propriedades contidas nas folhas da grama de trigo, por isso é recomendável consumir as folhas cruas.

  Continua Depois da Publicidade  

Como plantar?

sementes de grama de trigo
Sementes de grama de trigo

A grama de trigo pode apresentar ainda mais benefícios quando plantada corretamente e em uma terra que não teve contato com agrotóxicos, sendo capaz de absorver até 92 dos 115 minerais contidos nesse tipo de solo.

No entanto, é importante que você compre as sementes em lojas confiáveis e que fique atento para saber se são realmente puras.

Para plantar a sua própria grama de trigo você deve:

  • Primeiro, lave e enxague as sementes em água fria. O ideal é realizar a limpeza com o auxílio de um coador ou escorredor com pequenos furos;
  • Em seguida, coloque o coador com os grãos em uma vasilha com água, de modo que as sementes fiquem cobertas pela água. ntão, deixe de molho por 12 horas;
  • Depois, é preciso enxaguar os grãos e colocá-los novamente em um recipiente com água. Esse processo deve ser repetido por cerca de 10 dias;
  • Então, no fim desse processo, as sementes vão começar a germinar e você já terá a grama de trigo.

Efeitos colaterais

Embora seja segura para a maioria das pessoas, a grama de trigo pode causar alguns efeitos colaterais, que podem se leves ou fortes, principalmente se a planta for consumida em excesso. Os principais efeitos colaterais são:

  • Dores de cabeça;
  • Náuseas;
  • Reações alérgicas, com inchaços na região da garganta;
  • Urticárias.

Além disso, é fundamental higienizar bem as folhas, pois podem ocorrer contaminações de bactérias no solo.

Contra indicações

O consumo da grama de trigo não é indicado para as seguintes pessoas:

  • Gestantes;
  • Mulheres em fase de amamentação;
  • Crianças;
  • Idosos.

Além disso, qualquer pessoa que queira fazer uso regular desse alimento deve consultar um médico antes, para ter certeza de que ela pode consumir a grama de trigo sem correr o risco de ter algum problema.

Onde encontrar?

Você pode encontrar as sementes de grama de trigo em lojas de produtos naturais e até em supermercados. Algumas lojas de produtos para jardinagem também podem ter a sua semente.

  Continua Depois da Publicidade  

Os preços podem variar, mas há ofertas de R$ 3,90 a R$ 5,00 referentes ao saco com 500 gramas de sementes.

Você já tinha ouvido alguém falar sobre a grama de trigo? Já conhecia suas propriedades e benefícios? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (22 votos, média 4,23)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas, sabemos que a sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso, contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso, todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

10 comentários em “Grama de Trigo (wheatgrass): O que é e como usar”

  1. Olá! Podemos fazer o processo do cultivo da Grama de Trigo também sem terra,usando apenas água, certo? Neste processo de germinação, como devemos proceder depois da primeira poda, com relação ao restante da grama cultivada? Podemos armazenar? Conto com o apoio de vocês. Obrigada!

    Responder
  2. gostaria demais de fazer uso e comprar , aprender plantar ! como encontrarei em niteroi nunca vi.
    preciso de emagrecer pela saude e não sei onde achar . obrigada. maria jose

    Responder
    • Maria José R Silva, em Niterói você compra em casas de produtos naturais, MUNDO VERDE tem nos shoppings da cidade, loja de Rua na Visconde de Uruguai esquina com Coronel Gomes Machado…

      Responder
    • Eu sei onde vc consegue no Rio de janeiro. A pessoa entrega na sua casa o suco pronto para consumir diariamente. Vem 30 porções.

      Responder
  3. Por favor, gostaria de saber onde encontro o suco fresco de grama de trigo? Moro em Taboão da Serra/Sp. e não consegui encontrar o mesmo. Minha mãe tem diabetes e preciso comprar pra ela. Tenho que plantar as sementes em casa para obter as folhas de grama de trigo? obrigada! fico no aguardo.

    Responder
    • Olá, estou vendo as reportagens sobre o suco de clorofila da grama do trigo e em todas que li , diz que este suco deve ser tomado na mesma hora em que é feito , então precisa comprar os grãos e cultivar , quando o plantio alcançar o tamanho da grama deve ser cortado e o suco processado , pelo que entendi depois que a primeira polda ocorrer o plantio da mesma dará uma segunda polda, depois tem que reiniciar o processo novamente para um novo plantio e a terra deste primeiro plantio deverá ser guardada por 03 meses para ser reutilizada novamente , então terá que pegar nova terra para o segundo plantio , comprei os grãos pelo mercado livre e estou aguardando receber para iniciar o processo de tratamento dos grãos e depois do plantio

      Responder