Wheatgrass (Grama de Trigo): O Que é, Benefícios e Como Tomar

Há diversas atitudes que são adotadas para auxiliar no melhor comportamento de nosso corpo. Reduzir medidas e manter-se saudável não são tarefas fáceis, mas há inúmeras afirmativas de que a Wheatgrass (Grama de trigo) pode ser muito eficaz para a saúde e perda de peso.

As folhas não são tão atraentes para ingestão, mas os benefícios que são apontados são suficientemente convencíveis para a inclusão das folhas em nossa alimentação. A partir de agora, você poderá conhecer as propriedades que estão escondidas nessa planta pouco atraente, entenderá o que é, como desfrutar melhor de seus benefícios e como tomar junto às suas refeições, assim, após os conhecimentos, você poderá avaliar se vale a pena incorporá-la à sua dieta ou não.

O que é?

A Wheatgrass nada mais é que uma nova grama da planta do trigo. Ela é cultivada em locais onde o clima é mais “temperado”, como nos Estados Unidos e na Europa, podendo ser mantida em locais fechados e em jardins e locais mais amplos. O cultivo da planta pode ser feito facilmente com as sementes de trigo em água, em seguida, recomenda-se a colheita das folhas.

O que você não imagina é que a grama de trigo é rica em diversos nutrientes benéficos à sua saúde. A grama de trigo pode contribuir com vitamina A, C, E, G, K e vitaminas de complexo B, como a B-12, além de fornecer sais minerais como Ferro, Magnésio, Selênio e Cálcio. A Wheatgrass também pode contribuir com 17 aminoácidos e quantidade significativa de proteínas.

Seus Benefícios

A Wheatgrass (grama de trigo) pode reduzir a fadiga e o cansaço. Ela pode ser utilizada como fonte energética.

Afirma-se que o poder da grama de trigo está ligado à clorofila contida nas folhas. A clorofila pode se comportar como hemoglobina, e assim contribui para o aumento de oxigênio em todo organismo; mas na verdade, todos os alimentos verdes que você consumir podem contribuir para esse aumento.

Estudos realizados no ano de 2002 mostraram que o uso de grama de trigo pode contribuir para a redução dos impactos dos sintomas de colite ulceratica, a qual se trata de uma inflamação do cólon.

Pesquisas foram feitas com 60 mulheres com câncer de mama, os resultados foram satisfatórios e afirmavam que o consumo de grama de trigo pode reduzir a intensidade dos sintomas resultantes do processo de quimioterapia. Não há indícios de redução nas proporções dos tumores, mas as folhas podem reduzir os desconfortos sem interferir na eficiência do tratamento.

O benefício que melhor está comprovado é o suporte ao sistema digestivo, que reduz desconfortos abdominais e resulta em uma melhor digestão e absorção dos nutrientes dos alimentos.

A Wheatgrass (grama de trigo) é muito utilizada para tratamentos de pele, como queimaduras, picadas de insetos e infecções.

A clorofila contida nas folhas pode ser utilizada para purificar o fígado, auxiliar no tratamento de gripes e tosses, neutraliza as toxinas no corpo, equilibra os níveis de açúcar no sangue e ainda pode oferecer efeitos antissépticos.

A grama de trigo ainda pode oferecer uma desintoxicação similar ou melhor que o suco de cenoura. Esse benefício pode auxiliar aquelas pessoas que desejam perder peso e minimizar os desconfortos abdominais causados por má digestão.

A Wheatgrass é livre de glúten, pode reduzir a pressão arterial, reduz a constante prisão de ventre, ajuda a eliminar caspas, reduz irritação nos olhos, reduz os impactos de artrites e ainda pode auxiliar na cura ou desintoxicação das paredes do cólon.

As folhas podem restaurar os hormônios, o que pode auxiliar na fertilidade. Esse uso é muito comum em animais, assim, ainda há diversos estudos para comprovar essa eficiência.

O consumo de wheatgrass pode contribuir com ganho de força e resistência física, o que pode induzir a um rendimento melhor nos treinos, assim garantindo melhor queima de calorias.

Como tomar?

As folhas são dificilmente trituras, então as pessoas primeiramente esmagam as folhas e em seguida as espremem. O uso mais comum da grama de trigo é em versões de cápsulas ou comprimidos confeccionados com folhas secas. Há diversas pessoas que acreditam que o cozimento pode comprometer as propriedades contidas nas folhas da grama de trigo, e por isso preferem consumir as folhas cruas.

Como plantar?

A grama de trigo se destaca, pois caso você saiba como plantar da melhor forma, poderá otimizar a absorção dos minerais contidos no solo. Se a grama de trigo for plantada em solo orgânico, pode absorver até 92 dos 115 minerais contidos no solo.

É importante que você obtenha as sementes em lojas de produtos naturais e busque informações de que elas não sofreram qualquer tratamento.

Você deve medir e enxaguar as sementes, em seguida, distribua uma quantidade ideal para formar uma camada em uma bandeja. Recomenda-se lavar e enxaguar as sementes em água fria. Logo após, o ideal é realizar a limpeza com o auxílio de um coador ou escorredor com pequenos furos.

Os brotos aparecerão logo após você deixar de molho. Você deverá acrescentar uma quantidade de água referente ao triplo de sementes. Utilize plástico filme ou uma tampa, deixe que permaneça em descanso por pelo menos 10 horas. É recomendado drenar a água e repor com a mesma quantidade, porém, ainda mais fria. Deve ser mantido em descanso por mais 10 horas.

Você deve repetir o processo mais uma vez. No fim desse processo, as sementes estarão aptas ao plantio, mas é importante que você as drene por uma ultima vez, e as mantenha em descanso até o cultivo.

Efeitos colaterais

Em principio, é dito que a ingestão da grama de trigo é segura, mas há ressalvas. As consequências devido ao uso irregular podem ser desde leves até reações mais graves. O consumo indevido pode ocasionar dores de cabeça, náuseas, reações alérgicas com inchaços na região da garganta e urticárias.

É fundamental que atente para as condições de higiene caso consuma as folhas de forma natural, pois pode haver infecções e contaminações de bactérias do solo.

Contra indicações

Não há males afirmados de acordo com o consumo de pequenas quantidades de grama de trigo, mas é importante que em alguns casos particulares seja evitada a ingestão das folhas. Gestantes, mulheres em fase de amamentação, crianças e até alguns idosos devem buscar avaliação médica para se conscientizar dos efeitos e possíveis reações sobre seus organismos, buscando evitar o consumo sempre.

Dieta

A Wheatgrass (grama de trigo) pode beneficiar o emagrecimento, mas é fundamental que você reconheça que as formas mais seguras de perder peso e emagrecer é adotando uma dieta equilibrada e rica em nutrientes que possam beneficiar a queima de calorias. Busque uma dieta adequada ao seu objetivo e se dedique para conquistar o corpo que deseja.

Exercícios físicos

A Wheatgrass (grama de trigo) contribui para uma melhor digestão, mas você pode obter benefícios para emagrecer com o auxílio de exercícios físicos. Os hábitos saudáveis não só se limitam à alimentação, então é muito significativo que você se exercite e principalmente, abandone os hábitos de sedentarismo, assim fazendo escolhas básicas que podem contribuir para o melhor equilíbrio do seu corpo.

Pratique caminhadas, corridas, você também pode trocar o comodismo dos elevadores por escadas e caminhar por pequenos trechos que normalmente são feitos em transportes públicos. Você pode apreciar uma bela paisagem e tornar seus passeios ainda mais saudáveis.

Preços

Os preços podem variar, mas há ofertas de R$ 3,90 referentes ao saco com 500 gramas de sementes.

Onde encontrar?

Você pode encontrar as sementes de grama de trigo em lojas de produtos naturais e até em supermercados. Algumas lojas que oferecem produtos para jardinagem também oferecem não só a semente de grama de trigo, mas diversas outras que podem oferecer uma qualidade de vida diferenciada e melhor para você.

Você já tinha ouvido alguém falar sobre a Wheatgrass? Já conhecia suas propriedades e benefícios? Conhece alguém que tenha tido bons resultados utilizando-a? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (20 votos, média: 4,30 de 5)
Loading...

8 comentários em “Wheatgrass (Grama de Trigo): O Que é, Benefícios e Como Tomar”

  1. Olá! Podemos fazer o processo do cultivo da Grama de Trigo também sem terra,usando apenas água, certo? Neste processo de germinação, como devemos proceder depois da primeira poda, com relação ao restante da grama cultivada? Podemos armazenar? Conto com o apoio de vocês. Obrigada!

  2. gostaria demais de fazer uso e comprar , aprender plantar ! como encontrarei em niteroi nunca vi.
    preciso de emagrecer pela saude e não sei onde achar . obrigada. maria jose

    • Maria José R Silva, em Niterói você compra em casas de produtos naturais, MUNDO VERDE tem nos shoppings da cidade, loja de Rua na Visconde de Uruguai esquina com Coronel Gomes Machado…

  3. Por favor, gostaria de saber onde encontro o suco fresco de grama de trigo? Moro em Taboão da Serra/Sp. e não consegui encontrar o mesmo. Minha mãe tem diabetes e preciso comprar pra ela. Tenho que plantar as sementes em casa para obter as folhas de grama de trigo? obrigada! fico no aguardo.

    • Olá, estou vendo as reportagens sobre o suco de clorofila da grama do trigo e em todas que li , diz que este suco deve ser tomado na mesma hora em que é feito , então precisa comprar os grãos e cultivar , quando o plantio alcançar o tamanho da grama deve ser cortado e o suco processado , pelo que entendi depois que a primeira polda ocorrer o plantio da mesma dará uma segunda polda, depois tem que reiniciar o processo novamente para um novo plantio e a terra deste primeiro plantio deverá ser guardada por 03 meses para ser reutilizada novamente , então terá que pegar nova terra para o segundo plantio , comprei os grãos pelo mercado livre e estou aguardando receber para iniciar o processo de tratamento dos grãos e depois do plantio

Deixe um comentário