Especialista da Área:

Trigo Germinado – O Que é, Receitas, Pão, Como Fazer e Dicas

Lembra que durante a infância você fez a germinação do feijão em um copinho com algodão? A germinação é um processo de pelo qual grãos e sementes passam para se reproduzir, além de aumentar ainda mais seus nutrientes e propriedades naturais.

Este é um processo muito comum e bastante saudável, sendo uma ótima escolha para quem quer se alimentar de comidas vivas. Os grãos germinados são versáteis e podem ser adicionados a diversas receitas, como em saladas, sopas, refogados de vegetais e até mesmo em receitas de pães e bolos.

Germinar qualquer tipo de grão ou semente vai ativar todo o potencial nutricional do alimento, e esta técnica é usada há muitos séculos para melhorar a saúde geral de quem consome estes alimentos.

Vamos falar um pouco mais abaixo sobre o trigo germinado, o que é, como fazer, receitas e dicas para o consumo deste alimento tão nutritivo.

Trigo germinado: o que é?

O trigo germinado nada mais é do que o início do nascimento de uma nova planta de trigo. Isso serve para qualquer outro grão germinado – os mais comuns são a lentilha, os brotos de feijão, a cevada e também alguns tipos de sementes.

No começo, o processo de germinação pode parecer muito difícil, mas os benefícios são tantos que você passa a se acostumar com este trabalho.

O trigo germinado é muito mais saudável do que o trigo branco que consumimos em pães, bolos e outras receitas, pois este tipo de trigo já foi refinado e perdeu praticamente todos os seus nutrientes.

A germinação aumenta o teor de vitaminas A, B, C e E, além de ativar as enzimas que melhoram a digestão e a capacidade de absorção dos nutrientes pelo nosso corpo.

Além disso, este tipo de alimentação viva é capaz de diminuir a quantidade de calorias e carboidratos do grão, ao mesmo tempo em que aumenta as suas proteínas, o que é ótimo para qualquer alimentação.

Como fazer a germinação do trigo?

Realizar o processo de germinação pode ser muito fácil. Primeiramente, você precisa encontrar o grão de trigo inteiro, pois só assim ele poderá germinar naturalmente.

Siga este passo a passo e você vai poder incluir em sua dieta este poderoso alimento que é o trigo germinado.

  1. Lave bem meia xícara de chá de grão de trigo inteiro;
  2. Coloque os grãos em um recipiente de vidro;
  3. Encha de água potável e cubra-o com um tecido fino deixando de molho por pelo menos 6 horas;
  4. Retire a água, usando uma peneira;
  5. Deixe os grãos descansarem por entre 8 a 12 horas, depois lave os grãos e coe a água novamente.
  6. Repita o último passo de duas a três vezes diariamente. A partir do segundo ou terceiro dia, os primeiros grãos germinados vão começar a surgir.

Neste ponto, você já pode usar os grãos ou guardá-los na geladeira em um recipiente fechado por até 3 dias.

Como eu posso utilizar o trigo germinado?

Os trigos germinados podem ser uma ótima adição para saladas, sopas, sucos, iogurte e até mesmo para fazer pão. Você também pode aproveitar o processo de germinação para plantar alguns grãos e se beneficiar da grama do trigo, para fazer sucos deste alimento que é tão forte e saudável.

Além disso, outra ótima opção de uso do trigo germinado é fazer um tipo muito interessante de farinha para pães e bolos. Para isso, você deve desidratar estes grãos, já que eles estarão muito úmidos, e moê-los.

Receitas com trigo germinado

1. Suco de grama de trigo germinado

Antes de mais nada, é preciso plantar o trigo germinado para ter a grama. Basta colocar uma camada de 3 centímetros de terra em um vaso médio e umedecê-la. Espalhe os grãos que começaram a germinar e cubra com um pouquinho mais de terra.

Tampe o vaso com um plástico com alguns furos para criar um tipo de estufa. Deixe um espaço de pelo menos 5 centímetros entre a terra e o plástico. Deixe o vaso em um lugar com bastante luz solar.

Molhe diariamente. No começo, é bom usar um spray para que não haja muita água nos grãos germinados.

Mais ou menos pelo quarto dia, você deve começar a perceber a grama nascendo. Neste momento, você pode retirar a capa de plástico e continuar a regar diariamente até que a grama cresça pelo menos 10 centímetros.

Ingredientes:

  • ¼ xícara de chá de grama de trigo;
  • 300 ml de água.

Modo de preparo:

Basta bater muito bem a grama no liquidificador e coar com a ajuda de uma peneira. O sabor pode ser um pouco forte, mas este suco é muito saudável.

2. Salada de pepino com trigo germinado

Ingredientes:

  • ½ xícara trigo germinado;
  • 1 pepino cortado em cubinhos;
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva;
  • ½ xícara de alface ou outra folha verde de sua preferência;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo:

Basta misturar todos os ingredientes. Você também pode acrescentar o trigo germinado em outras saladas de sua preferência.

3. Café da manhã com trigo germinado

Ingredientes:

  • 150 gramas de trigo germinado;
  • 50 gramas de uma fruta desidratada, pode ser ameixa, damasco, tâmara ou qualquer outra de sua preferência;
  • 1 colher de sopa de mel.

Modo de preparo:

Deixe a fruta desidratada em um copo de água morna por pelo menos meia hora. Bata a água, a fruta, o trigo germinado e o mel no liquidificador e uma bebida super saudável e nutritiva está pronta!

4. Pão com trigo germinado

Para fazer a massa de trigo germinado, basta bater os grãos germinados em um liquidificador. Você pode usar uma xícara de trigo germinado para fazer um pão.

Depois de bater, não espere que saia uma farinha desta mistura, pois os grãos são muito úmidos. Ao invés disso, você terá uma massa molhada e grudenta.

Se você quiser acrescentar castanhas ou frutas desidratadas em seu pão, já pode misturar agora, juntamente com sal ou açúcar.

Depois, é só molhar as mãos e retirar a massa do liquidificador. Sove por alguns minutos para retirar o ar da massa e faça um formato circular para o pão. Coloque em uma forma untada.

Deixe no forno baixo por cerca de 2 horas, até que a parte externa do pão fique firme. O miolo vai estar bastante macio, quase mole, mas essa textura vai se alterar quando o pão esfriar.

Deixe que o pão esfrie e está pronto para o consumo. O armazenamento pode ser feito em sacos plásticos, para que ele não endureça muito rápido.

Se quiser mantê-los por mais tempo, basta guardar na geladeira. Se você fizer grandes quantias, você pode congelar os pães e depois basta deixar fora do congelador durante a noite para comer no dia seguinte.

Dicas

O trigo germinado é um alimento que demora para ser digerido pelo nosso sistema, por isso o ideal é consumi-lo durante a manhã. Isso vai te dar muita saciedade, além de fornecer ótimos nutrientes.

Você já provou alguma receita como o pão de trigo germinado? Pretende cultivar em casa e produzir suas próprias, aproveitando seus benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 4,43 de 5)
Loading...

Deixe um comentário