Xarope de agave: o que é, para que serve e como usar

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atualizado em 15/12/2020

Você já sabe o que é o xarope de agave? Entenda aqui para que serve e como usar esse adoçante natural.

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O xarope de agave é um substituto ao açúcar presente em vários tipos de alimentos. Por não elevar os níveis de açúcar no sangue, esse xarope é indicado por alguns médicos para os diabéticos e para quem quer perder peso.

Aliás, veja também qual é o melhor açúcar para diabéticos e como usá-lo.

Embora possa ser melhor que o açúcar, é importante saber como usar o xarope de agave e compreender sua ação no organismo para ver se vale a pena mesmo fazer essa troca. 

Confira aqui para que serve o xarope de agave e se ele é melhor ou pior que o açúcar.

O que é o xarope de agave

agave

O xarope, néctar ou mel de agave é um tipo de seiva ou extrato obtido a partir da planta agave (Agave salmiana ou Agave tequilana). A agave ou agave azul é um cacto nativo do México que tem um sabor doce. Por isso, ele é muito usado como adoçante natural.

A composição do xarope de ágave é basicamente de frutose. Apesar de ser um açúcar, a grande vantagem para a saúde é que isso reduz o seu índice glicêmico – que é muito menor do que o do mel, por exemplo.

Só para ilustrar, o mel de agave tem um baixo índice glicêmico de aproximadamente 19, enquanto que o mel pode ter um índice glicêmico de até 58.

Informações nutricionais

A saber, em uma porção de 2 colheres de sopa (ou 20 g) de xarope de agave, existem os seguintes nutrientes:

NutrientesQuantidade em 20 g
Calorias80 kcal
Carboidratos20 g
Frutose17 g
Dextrose2,4 g
Sacarose0,3 g
Outros açúcares0,3 g
Proteína0
Fibra0
Gordura0

Além disso, o xarope de agave é fonte de traços de minerais como ferro, cálcio, potássio, zinco, magnésio e fósforo além de vitaminas como por exemplo a vitamina A, a vitamina C, a riboflavina e a niacina.

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Para que serve

No México, o açúcar do agave sofre fermentação para o preparo da tequila. Mas não é apenas para preparar a bebida alcoólica mexicana mais popular que o agave serve.

O agave é duas vezes mais doce do que o açúcar comum e por isso ele é usado como adoçante.

Além disso, ele é útil para substituir o mel em receitas veganas. Por fim, ele ajuda a diminuir a ingestão diária de calorias e assim colabora com a perda de peso.

Como usar

mel de agave

Além de ser usado como adoçante em bebidas, o xarope de agave pode ser adicionado em várias receitas – inclusive naquelas que vão ao forno.

Por ser muito solúvel, estável em várias temperaturas e por não cristalizar, o xarope de agave serve como um substituto do mel ou do açúcar refinado. Como resultado, é possível usar o xarope de agave em receitas de:

  • Sobremesas;
  • Bolos;
  • Biscoitos;
  • Assados;
  • Marinadas;
  • Molhos.

O xarope de agave também vai bem como um substituto do melaço de cana, do xarope de milho e do xarope de bordo em receitas.

Vantagens e desvantagens do xarope de agave

Quanto menos processado, melhor. No entanto, o xarope de agave passa por vários processos de refinamento – o que pode fazer com que ele perca muitos de seus nutrientes e benefícios.

Assim, o lado bom de usar o xarope de agave é que você:

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  • Diminui a quantidade de calorias ingerida;
  • Consome um açúcar com um índice glicêmico relativamente baixo;
  • Pode usá-lo no lugar do mel se você for vegano.

Por outro lado, as principais desvantagens incluem:

  • Fígado sobrecarregado devido ao processamento da frutose;
  • Risco de desenvolver cáries e outros problemas de saúde bucal;
  • Processo de refinamento elimina nutrientes do agave;
  • Risco de redução da sensibilidade à insulina;
  • Em excesso pode causar aumento de peso.

Além disso, o xarope de agave continua sendo um tipo de açúcar. A fim de evitar doenças cardiovasculares e outros problemas de saúde, o ideal seria reduzir o consumo de todo e qualquer tipo de açúcar. 

Sendo assim, o xarope de agave é uma boa opção no lugar do açúcar desde que usado com moderação.

Fontes e Referências Adicionais

Já conhecia o xarope de ágave? Pretende usá-lo para substituir o açúcar ou o mel? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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